Interfaces entre educação e comunicação: pontos de intersecção
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-795X.2021.e71053Resumo
Neste estudo aborda-se as interfaces entre educação e comunicação, tomando os dois campos como espaços em construção, de caráter interdisciplinar, lócus potenciais de produção de sentidos e entrecruzamento de saberes. Situada na sociedade multicultural, potencializada pelo aparato tecnológico, a interface educação-comunicação faz emergir diferentes modos de ver, sentir, ouvir, participar, fomentando tramas comunicativas que alargam os espaços e os tempos do aprender. O estudo, de natureza bibliográfica, está ancorado em autores como Bakhtin (2009; 2011), Paulo Freire (1977) e Martín-Barbero (2014), dentre outros. Em seu desenvolvimento, congrega o propósito de problematizar possíveis cenários em que a interface educação-comunicação se concretiza, a saber: Literacia para as mídias, Educomunicação, Mídias na Educação e Rádio na Escola. Os resultados apontam a centralidade das mídias na vida das pessoas, juntamente com a escola e outros agentes de socialização, no processo de constituição da consciência. Conclui-se que nos modos de produção e apropriação das mensagens midiáticas também ocorrem processos educativos, ainda que de natureza distinta dos modos escolares. Trata-se de reconhecer as mídias e a escola como espaços de mediação entre consumidores de informações e produtores de conhecimentos, onde sujeitos produzem sentidos, dão inteligibilidade a si mesmos e ao universo cultural em que estão imersos.
Referências
BACCEGA, Maria Aparecida. Comunicação & Educação: do mundo editado à construção do mundo. Comunicação & Informação, [S.l.], v. 2, n. 2, p. 176- 187, 1999. Disponível em: http://www.revistas.ufg.br/index.php/ci/article/view/22853. Acesso em: 18/05/2014.
BAKHTIN, Mikhail Mikhailovitch. Marxismo e filosofia da linguagem: problemas fundamentais do método sociológico da Linguagem; Trad. Michel Lahud e Yara Frateschi Vieira. 13 ed. São Paulo: Hucitec, 2009.
BAKHTIN, Mikhail. Estética da criação verbal. 6. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2011.
BÉVORT, Eveline; BELLONI, Maria Luiza. Mídia-Educação: conceitos, história e perspectivas. In.: Educação e sociedade, Campinas, vol. 30, n. 109, p. 1081-1102, set./dez. 2009. Disponível em: http://www.cedes.unicamp.br. Acesso em: 25 jul. 2017.
BOURDIEU, Pierre; CHAMBOREDON, Jean-Claude; PASSERON, Jean-Claude. A profissão de sociólogo. Petrópolis: Vozes, 1999.
BRANDÃO, Zaia. Pesquisa em Educação: conversas com pós-graduandos. São Paulo: Loyola, 2002.
CAIMI, Flávia Eloisa. A crise da escola e o 'mal-estar' docente. In.: História: debates e tendências, Passo Fundo, RS, v.4, n.1 , Jul. 2003.
CHARLOT, Bernard. A pesquisa educacional entre conhecimento, políticas e práticas: especificidades e desafios de uma área do saber. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v. 11, n. 31, p.7-18, 2006. Trimestral.
CONSANI, Marciel. Como usar o rádio na sala de aula. São Paulo: Contexto, 2015.
FREIRE, Paulo. Extensão ou comunicação? 13. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1977.
GERALDI, João Wanderley. Ancoragens: estudos bakhtinianos. 2. ed. São Carlos: Pedro & João Editores, 2015.
GHEDIN, Evandro; FRANCO, Maria Amélia Santoro. Questões de método na construção da pesquisa em educação. São Paulo: Cortez, 2011.
LOPES, Paula Cristina. Educação para os media nas sociedades multimidiáticas. CIES e-Working Paper, nº 108/2011. Publicação do CIES do Instituto Universitário de Lisboa. Disponível em: http://cies.iscte-iul.pt/destaques/documents/CIES-WP108_Lopes.pdf.
MARTÍN-BARBERO, Jesús. Desafios culturais: da comunicação à educação. In.: Revista Comunicação & Educação, 18 (2000), 51-61. Disponível em: http://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/36920/39642. Acesso em: 25 ago. 2017.
MARTÍN-BARBERO, Jesús. A Comunicação na Educação. São Paulo: Contexto, 2014.
MINAYO, Maria Cecília de Souza. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. 14. ed. São Paulo: Hucitec, 2014.
MORAES, Denise Rosana da Silva. O programa mídias na educação e na formação de professores/as: limites e possibilidades. 2013. 222 f. Tese (Doutorado) - Curso de Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Estadual de Maringá, Maringá, 2013. Disponível em: http://www.ppe.uem.br/SITE PPE 2010/teses/2013 - Denise.pdf. Acesso em: 03 out. 2017.
NASCIMENTO, Antônio Dias. Educação e Comunicação: diálogos contemporâneos e novos espaços de reflexão. In.: NASCIMENTO, A. D.; HETKOWSKI, T. M.(Eds.), Educação e contemporaneidade: pesquisas científicas e tecnológicas. Salvador: EDUFBA, 2009.
NEWCOMB, Horace. Sobre aspectos dialógicos da comunicação de massa. In.: RIBEIRO, Ana Paula Goulart e SACRAMENTO, Igor (Org.). Mikhail Bakhtin: linguagem, cultura e mídia. São Carlos: Pedro & João Editores, 2010.
OLIVEIRA, Fábio Sagula de. A (oni)presença das mídias em nosso cotidiano. In.: SOUZA, Fábio Marques de e GAMA, Angela Patricia Felipe (Orgs.). Mídia, linguagem e ensino – Diálogos interdisciplinares. São Carlos: Pedro & João Editores, 2012.
PEREIRA FILHO, Sebastião Faustino. Por uma pedagogia do oprimido midiático: Meios de Comunicação e suas Intervenções na Escola. 2010. 158 f. Tese (Doutorado) - Curso de Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2010. Disponível em: http://repositorio.ufrn.br:8080/jspui/handle/123456789/18320. Acesso em: 10 dez. 2017.
PERUZZO, Cicilia Maria Krohling. Comunicação comunitária e Educação para a cidadania. Comunicação & Informação, [S.l.], v. 2, n. 2, p. 205-228, 1999. Disponível em: http://www.revistas.ufg.br/index.php/ci/article/view/22855/13596. Acesso em: 18/05/2014.
SETTON, Maria da Graça. Mídia e educação. São Paulo: Contexto, 2015.
SOARES, Ismar de Oliveira. Caminos de la educomunicación: utopías, confrontaciones, reconocimientos. In.: Nómadas. NO. 30. Abril 2009. Universidad Central, Colombia. Disponível em http://nomadas.ucentral.edu.co/nomadas/pdf/nomadas_30/30_14D_Caminosdelaeducomunicacion.pdf. Acesso em: 15 set. 2017.
SOARES, Ismar de Oliveira. Mas, afinal, o que é educomunicação? Núcleo de Comunicação e Educação da ECA-USP. São Paulo: NCE, [s./d.]. Disponível em: www.usp.br/nce/aeducomunciacao/saibamais/textos/.
TRILLA, Jaume; GHANEM, Elie. Educação formal e informal: pontos e contrapontos. São Paulo: Summus, 2008.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Ricardo Cocco, Flávia Eloisa Caimi
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Esta revista proporciona acesso público a todo seu conteúdo, seguindo o princípio de que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intercâmbio global de conhecimento. Tal acesso está associado a um crescimento da leitura e citação do trabalho de um autor. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o Open Journal Sistem (OJS) assim como outros software de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas. Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
A Perspectiva permite que os autores retenham os direitos autorais sem restrições bem como os direitos de publicação. Caso o texto venha a ser publicado posteriormente em outro veículo, solicita-se aos autores informar que o mesmo foi originalmente publicado como artigo na revista Perspectiva, bem como citar as referências bibliográficas completas dessa publicação.