Interfaces entre educação e comunicação: pontos de intersecção

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-795X.2021.e71053

Resumo

Neste estudo aborda-se as interfaces entre educação e comunicação, tomando os dois campos como espaços em construção, de caráter interdisciplinar, lócus potenciais de produção de sentidos e entrecruzamento de saberes. Situada na sociedade multicultural, potencializada pelo aparato tecnológico, a interface educação-comunicação faz emergir diferentes modos de ver, sentir, ouvir, participar, fomentando tramas comunicativas que alargam os espaços e os tempos do aprender. O estudo, de natureza bibliográfica, está ancorado em autores como Bakhtin (2009; 2011), Paulo Freire (1977) e Martín-Barbero (2014), dentre outros. Em seu desenvolvimento, congrega o propósito de problematizar possíveis cenários em que a interface educação-comunicação se concretiza, a saber: Literacia para as mídias, Educomunicação, Mídias na Educação e Rádio na Escola. Os resultados apontam a centralidade das mídias na vida das pessoas, juntamente com a escola e outros agentes de socialização, no processo de constituição da consciência. Conclui-se que nos modos de produção e apropriação das mensagens midiáticas também ocorrem processos educativos, ainda que de natureza distinta dos modos escolares. Trata-se de reconhecer as mídias e a escola como espaços de mediação entre consumidores de informações e produtores de conhecimentos, onde sujeitos produzem sentidos, dão inteligibilidade a si mesmos e ao universo cultural em que estão imersos.

Biografia do Autor

Ricardo Cocco, Universidade Federal de Santa Maria Campus Frederico Westphalen

Doutor em Educação pela Universidade de Passo Fundo - RS com Doutorado Sanduíche na Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Instituto Politécnico de Portalegre - Portugal (2019). Mestre em Filosofia pela UNISINOS (2007). Licenciado em Filosofia pela FAFIMC-RS (1999). Tecnico em Assuntos Educacionais na Universidade de Santa Maria Campus Frederico Westphalen.

Flávia Eloisa Caimi, Universidade de Passo Fundo

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande (2006). Mestre em Educação pela Universidade de Passo Fundo (1999). Graduada em História pela Universidade de Passo Fundo (1986). Professora Titular Do PPGEdu da Universidade de Passo Fundo.

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Publicado

2021-03-17

Como Citar

Cocco, R., & Caimi, F. E. (2021). Interfaces entre educação e comunicação: pontos de intersecção. Perspectiva, 39(1), 1–23. https://doi.org/10.5007/2175-795X.2021.e71053