Interfaces entre educação e comunicação: pontos de intersecção
DOI :
https://doi.org/10.5007/2175-795X.2021.e71053Résumé
Neste estudo aborda-se as interfaces entre educação e comunicação, tomando os dois campos como espaços em construção, de caráter interdisciplinar, lócus potenciais de produção de sentidos e entrecruzamento de saberes. Situada na sociedade multicultural, potencializada pelo aparato tecnológico, a interface educação-comunicação faz emergir diferentes modos de ver, sentir, ouvir, participar, fomentando tramas comunicativas que alargam os espaços e os tempos do aprender. O estudo, de natureza bibliográfica, está ancorado em autores como Bakhtin (2009; 2011), Paulo Freire (1977) e Martín-Barbero (2014), dentre outros. Em seu desenvolvimento, congrega o propósito de problematizar possíveis cenários em que a interface educação-comunicação se concretiza, a saber: Literacia para as mídias, Educomunicação, Mídias na Educação e Rádio na Escola. Os resultados apontam a centralidade das mídias na vida das pessoas, juntamente com a escola e outros agentes de socialização, no processo de constituição da consciência. Conclui-se que nos modos de produção e apropriação das mensagens midiáticas também ocorrem processos educativos, ainda que de natureza distinta dos modos escolares. Trata-se de reconhecer as mídias e a escola como espaços de mediação entre consumidores de informações e produtores de conhecimentos, onde sujeitos produzem sentidos, dão inteligibilidade a si mesmos e ao universo cultural em que estão imersos.
Références
BACCEGA, Maria Aparecida. Comunicação & Educação: do mundo editado à construção do mundo. Comunicação & Informação, [S.l.], v. 2, n. 2, p. 176- 187, 1999. Disponível em: http://www.revistas.ufg.br/index.php/ci/article/view/22853. Acesso em: 18/05/2014.
BAKHTIN, Mikhail Mikhailovitch. Marxismo e filosofia da linguagem: problemas fundamentais do método sociológico da Linguagem; Trad. Michel Lahud e Yara Frateschi Vieira. 13 ed. São Paulo: Hucitec, 2009.
BAKHTIN, Mikhail. Estética da criação verbal. 6. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2011.
BÉVORT, Eveline; BELLONI, Maria Luiza. Mídia-Educação: conceitos, história e perspectivas. In.: Educação e sociedade, Campinas, vol. 30, n. 109, p. 1081-1102, set./dez. 2009. Disponível em: http://www.cedes.unicamp.br. Acesso em: 25 jul. 2017.
BOURDIEU, Pierre; CHAMBOREDON, Jean-Claude; PASSERON, Jean-Claude. A profissão de sociólogo. Petrópolis: Vozes, 1999.
BRANDÃO, Zaia. Pesquisa em Educação: conversas com pós-graduandos. São Paulo: Loyola, 2002.
CAIMI, Flávia Eloisa. A crise da escola e o 'mal-estar' docente. In.: História: debates e tendências, Passo Fundo, RS, v.4, n.1 , Jul. 2003.
CHARLOT, Bernard. A pesquisa educacional entre conhecimento, políticas e práticas: especificidades e desafios de uma área do saber. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v. 11, n. 31, p.7-18, 2006. Trimestral.
CONSANI, Marciel. Como usar o rádio na sala de aula. São Paulo: Contexto, 2015.
FREIRE, Paulo. Extensão ou comunicação? 13. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1977.
GERALDI, João Wanderley. Ancoragens: estudos bakhtinianos. 2. ed. São Carlos: Pedro & João Editores, 2015.
GHEDIN, Evandro; FRANCO, Maria Amélia Santoro. Questões de método na construção da pesquisa em educação. São Paulo: Cortez, 2011.
LOPES, Paula Cristina. Educação para os media nas sociedades multimidiáticas. CIES e-Working Paper, nº 108/2011. Publicação do CIES do Instituto Universitário de Lisboa. Disponível em: http://cies.iscte-iul.pt/destaques/documents/CIES-WP108_Lopes.pdf.
MARTÍN-BARBERO, Jesús. Desafios culturais: da comunicação à educação. In.: Revista Comunicação & Educação, 18 (2000), 51-61. Disponível em: http://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/36920/39642. Acesso em: 25 ago. 2017.
MARTÍN-BARBERO, Jesús. A Comunicação na Educação. São Paulo: Contexto, 2014.
MINAYO, Maria Cecília de Souza. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. 14. ed. São Paulo: Hucitec, 2014.
MORAES, Denise Rosana da Silva. O programa mídias na educação e na formação de professores/as: limites e possibilidades. 2013. 222 f. Tese (Doutorado) - Curso de Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Estadual de Maringá, Maringá, 2013. Disponível em: http://www.ppe.uem.br/SITE PPE 2010/teses/2013 - Denise.pdf. Acesso em: 03 out. 2017.
NASCIMENTO, Antônio Dias. Educação e Comunicação: diálogos contemporâneos e novos espaços de reflexão. In.: NASCIMENTO, A. D.; HETKOWSKI, T. M.(Eds.), Educação e contemporaneidade: pesquisas científicas e tecnológicas. Salvador: EDUFBA, 2009.
NEWCOMB, Horace. Sobre aspectos dialógicos da comunicação de massa. In.: RIBEIRO, Ana Paula Goulart e SACRAMENTO, Igor (Org.). Mikhail Bakhtin: linguagem, cultura e mídia. São Carlos: Pedro & João Editores, 2010.
OLIVEIRA, Fábio Sagula de. A (oni)presença das mídias em nosso cotidiano. In.: SOUZA, Fábio Marques de e GAMA, Angela Patricia Felipe (Orgs.). Mídia, linguagem e ensino – Diálogos interdisciplinares. São Carlos: Pedro & João Editores, 2012.
PEREIRA FILHO, Sebastião Faustino. Por uma pedagogia do oprimido midiático: Meios de Comunicação e suas Intervenções na Escola. 2010. 158 f. Tese (Doutorado) - Curso de Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2010. Disponível em: http://repositorio.ufrn.br:8080/jspui/handle/123456789/18320. Acesso em: 10 dez. 2017.
PERUZZO, Cicilia Maria Krohling. Comunicação comunitária e Educação para a cidadania. Comunicação & Informação, [S.l.], v. 2, n. 2, p. 205-228, 1999. Disponível em: http://www.revistas.ufg.br/index.php/ci/article/view/22855/13596. Acesso em: 18/05/2014.
SETTON, Maria da Graça. Mídia e educação. São Paulo: Contexto, 2015.
SOARES, Ismar de Oliveira. Caminos de la educomunicación: utopías, confrontaciones, reconocimientos. In.: Nómadas. NO. 30. Abril 2009. Universidad Central, Colombia. Disponível em http://nomadas.ucentral.edu.co/nomadas/pdf/nomadas_30/30_14D_Caminosdelaeducomunicacion.pdf. Acesso em: 15 set. 2017.
SOARES, Ismar de Oliveira. Mas, afinal, o que é educomunicação? Núcleo de Comunicação e Educação da ECA-USP. São Paulo: NCE, [s./d.]. Disponível em: www.usp.br/nce/aeducomunciacao/saibamais/textos/.
TRILLA, Jaume; GHANEM, Elie. Educação formal e informal: pontos e contrapontos. São Paulo: Summus, 2008.
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Ricardo Cocco, Flávia Eloisa Caimi 2021
Ce travail est disponible sous la licence Creative Commons Attribution 4.0 International .
Esta revista proporciona acesso público a todo seu conteúdo, seguindo o princípio de que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intercâmbio global de conhecimento. Tal acesso está associado a um crescimento da leitura e citação do trabalho de um autor. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o Open Journal Sistem (OJS) assim como outros software de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas. Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
A Perspectiva permite que os autores retenham os direitos autorais sem restrições bem como os direitos de publicação. Caso o texto venha a ser publicado posteriormente em outro veículo, solicita-se aos autores informar que o mesmo foi originalmente publicado como artigo na revista Perspectiva, bem como citar as referências bibliográficas completas dessa publicação.