Casos controversos sob o enfoque de um paradigma indiciário: o ensino de ciências no horizonte formativo da cidadania ambiental
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-795X.2013v31n3p1131Abstract
Neste ensaio teórico as autoras apresentam uma crítica aos modelos epistemológicos e pedagógicos dominantes no ensino de ciências e apresentam uma perspectiva sobre o uso de casos controversos que leva em conta expectativas de formação para a cidadania socioambiental. O argumento central é que casos podem contribuir para a compreensão de questões ambientais na escola a partir de uma postura investigativa que tem suas raízes em um modelo epistemológico das ciências humanas, que pode ser designado por “paradigma indiciário”. Para isso, busca-se problematizar nossas formas de produzir conhecimentos escolares nas áreas das ciências e oferecer uma fundamentação teórica e metodológica para o uso de casos controversos na educação escolar, destacando suas contribuições para a educação ambiental. O artigo conclui sustentando que, para além de conhecer argumentos técnicos e científicos sobre controvérsias ambientais, uma metodologia de ensino fundamentada em casos controversos contribuiria para desvelar aquilo que não está absolutamente explícito nesses argumentos: o caráter social e político da ciência e da tecnologia e a nossa implicação na história e no ambiente como sujeitos morais.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
This journal provides open access to all of it content on the principle that making research freely available to the public supports a greater global exchange of knowledge. Such access is associated with increased readership and increased citation of an author's work. For more information on this approach, see the Public Knowledge Project, which has designed this system to improve the scholarly and public quality of research, and which freely distributes the journal system as well as other software to support the open access publishing of scholarly resources. The names and email addresses entered in this journal site will be used exclusively for the stated purposes of this journal and will not be made available for any other purpose or to any other party.
The Perspectiva allow the author(s) yo hold the copyright without restrictions as well as publishing rights. If the paper will be republished later in another format, the author(s) should inform that it has originally been published as article in Perspectiva Journal and quote the complete references.