Casos controversos sob o enfoque de um paradigma indiciário: o ensino de ciências no horizonte formativo da cidadania ambiental

Autores

  • Carmen Roselaine de Oliveira Farias Universidade Federal Rural de Pernambuco - UFRPE
  • Elisabeth Barolli Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-795X.2013v31n3p1131

Resumo

Neste ensaio teórico as autoras apresentam uma crítica aos modelos epistemológicos e pedagógicos dominantes no ensino de ciências e apresentam uma perspectiva sobre o uso de casos controversos que leva em conta expectativas de formação para a cidadania socioambiental. O argumento central é que casos podem contribuir para a compreensão de questões ambientais na escola a partir de uma postura investigativa que tem suas raízes em um modelo epistemológico das ciências humanas, que pode ser designado por “paradigma indiciário”. Para isso, busca-se problematizar nossas formas de produzir conhecimentos escolares nas áreas das ciências e oferecer uma fundamentação teórica e metodológica para o uso de casos controversos na educação escolar, destacando suas contribuições para a educação ambiental. O artigo conclui sustentando que, para além de conhecer argumentos técnicos e científicos sobre controvérsias ambientais, uma metodologia de ensino fundamentada em casos controversos contribuiria para desvelar aquilo que não está absolutamente explícito nesses argumentos: o caráter social e político da ciência e da tecnologia e a nossa implicação na história e no ambiente como sujeitos morais.

Biografia do Autor

Carmen Roselaine de Oliveira Farias, Universidade Federal Rural de Pernambuco - UFRPE

Doutora em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Professora da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE/ Recife), Departamento de Biologia.

Elisabeth Barolli, Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)

Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo (USP). Professora da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP/ Campinas), Faculdade de Educação.

 

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Publicado

2013-09-03

Como Citar

Farias, C. R. de O., & Barolli, E. (2013). Casos controversos sob o enfoque de um paradigma indiciário: o ensino de ciências no horizonte formativo da cidadania ambiental. Perspectiva, 31(3), 1131–1156. https://doi.org/10.5007/2175-795X.2013v31n3p1131