O MEC-INEP contra a Reforma Capanema: renovação do ensino secundário na década de 1950
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-795X.2014v32n2p407Abstract
Este artigo tem o intuito de compreender o modelo pedagógico renovador do ensino secundário brasileiro que foi colocado em circulação em textos publicados, na segunda metade da década de 1950, no periódico “Educação e Ciências Sociais – Boletim do Centro Brasileiro de Pesquisas Educacionais”. Considera-se que um modelo pedagógico é produzido, colocado em circulação de diversificados modos e apropriado de forma específica e inventiva. Na difusão escrita, os periódicos educativos têm um papel importante na medida em que estão vinculados a posições no campo educacional. Por um lado, este artigo procura compreender a proposta renovadora de Jayme Abreu, como técnico do INEP, sobre o ensino secundário; de outra parte, explora as prescrições da Diretoria do Ensino Secundário do Ministério da Educação e Cultura para as classes secundárias experimentais. Numa época marcada por acirrados debates educacionais, intenta-se dar visibilidade ao modelo pedagógico renovador do ensino secundário brasileiro, que se opunha à Reforma Capanema.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
This journal provides open access to all of it content on the principle that making research freely available to the public supports a greater global exchange of knowledge. Such access is associated with increased readership and increased citation of an author's work. For more information on this approach, see the Public Knowledge Project, which has designed this system to improve the scholarly and public quality of research, and which freely distributes the journal system as well as other software to support the open access publishing of scholarly resources. The names and email addresses entered in this journal site will be used exclusively for the stated purposes of this journal and will not be made available for any other purpose or to any other party.
The Perspectiva allow the author(s) yo hold the copyright without restrictions as well as publishing rights. If the paper will be republished later in another format, the author(s) should inform that it has originally been published as article in Perspectiva Journal and quote the complete references.