De espaço de mediação a oficinas experiências: uma formação possível com professores que ensinam matemática

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-795X.2018v36n2p468

Resumo

Sob o título “Matemática e arte para sala de aula” foi criada e desenvolvida uma formação para professores que ensinam matemática. A formação, que aconteceu sob a forma de oficinas, tinha como objetivo relacionar matemática e arte por meio de imagens,possibilitando ao grupo de professores a oportunidade de ensinar matemática de um modo “diferente” através da arte. Com a reunião do material empírico para pesquisa, deu-se conta de que o modo como a formação havia sido planejada e realizada funcionou como dispositivo mantenedor e orientador de práticas, o qual produz e regula os sujeitos que dele participam. Contudo, as experiências produziram fissuras e provocações que se abriram como possibilidade de inventar outros questionamentos: o que pode uma formação de professores de matemática? Assim, este artigo tem o objetivo de refletir sobre estas questões.

Biografia do Autor

Débora Regina Wagner, Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC

Doutora em Educação Científica e Tecnológica (PPGECT/UFSC). Professora no Departamento de Metodologia de Ensino do Centro de Ciências da Educação da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Florianópolis, Santa Catarina, Brasil.

Cláudia Regina Flores, Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Professora no Departamento de Metodologia de Ensino do Centro de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Florianópolis, Santa Catarina, Brasil. Bolsista produtividade CNPq.

Downloads

Publicado

2018-07-30

Como Citar

Wagner, D. R., & Flores, C. R. (2018). De espaço de mediação a oficinas experiências: uma formação possível com professores que ensinam matemática. Perspectiva, 36(2), 468–489. https://doi.org/10.5007/2175-795X.2018v36n2p468

Edição

Seção

Dossiê Pesquisas em Formação de Professores que Ensinam Matemática