Educação e fé: as ideias de Lutero, imigração alemã para o Brasil e as escolas comunitárias (séculos XIX-XX)

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DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-795X.2019.e53832

Resumo

A pesquisa objetiva analisar, com base nas relações entre imigração alemã, luteranismo e o processo de criação de escolas, a incorporação histórica de ideias sobre educação de Lutero e sua influência no sul do Brasil, num período entre a segunda década do século XIX e as primeiras décadas do século XX. A metodologia é caracterizada por pesquisa documental com a utilização de fontes referentes à criação de escolas, discutida com base em referencial bibliográfico que inclui textos de Lutero e estudos que tratam de vínculos entre religião e escolarização. Os resultados destacam a importância atribuída à escola por Lutero, compreendendo-o como um reformador religioso da Educação. Mostram que a criação de escolas por grupos de imigrantes alemães luteranos no Sul brasileiro é justificada pelo seu fundamento em concepções luteranas. As escolas foram criadas para que crianças e jovens tivessem acesso aos princípios religiosos e superassem as dificuldades para viver num meio cultural diferente daquele das regiões de origem. Estes motivos foram reforçados pela ausência de escolas primárias mantidas pelo governo, seja no período do Império como nas primeiras décadas da República. Conclui-se que as escolas comunitárias fundadas nas colônias significaram respostas ao apelo divino de agir na educação humana em consonância com a fé, sendo compreendidas como resultado da inspiração luterana.

Biografia do Autor

Ademir Valdir dos Santos, Universidade Federal de Santa Catarina

Docente e pesquisador do Departamento de Estudos Especializados em Educação - Programa de Pós-Graduação em Educação da UFSC.

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Publicado

2019-12-19

Como Citar

Santos, A. V. dos. (2019). Educação e fé: as ideias de Lutero, imigração alemã para o Brasil e as escolas comunitárias (séculos XIX-XX). Perspectiva, 37(4), 1040–1058. https://doi.org/10.5007/2175-795X.2019.e53832