ENEM as a policy of evaluation and the contradictions to the process of educational democratization

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-795X.2021.e68157

Abstract

The article discusses the Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM as part of the evaluation policy in the context of state reform, which occurred in the 1990s, and the contradictions to the process of educational democratization nowadays. Its starting point is the foundation that originated the policy of evaluation of high school in Brazil that permeates the establishment of the new hegemonic model of a neoliberal capitalist economy with repercussions for education. It addresses the character of selectivity, even though it is presented as a democratic policy. It is qualitative research, with a bibliographic and documentary source based on LDBEN 9.394/1996 (BRASIL, 1996) and Ordinances that instituted the ENEM.  The results indicate that the ENEM being a policy of evaluation instituted in the context of the capitalist State is an instrument for the reach of neoliberal interests and because it is part of the process of decentralization, de-responsibility, and privatization, promotes competition between institutions, in addition to intensifying the historical dualism existing in high school. It also points out that the reform of high school has stimulated changes that are reflected in the objective of the ENEM, inverting its role as an inducer of change in the curriculum to be elaborated, structured according to the BNCC, which subsidizes the competencies and skills to be evaluated. This tends to make even more exclusionary the opportunities to include the poorest from public school in access to higher education, essentially, in public universities.

Author Biographies

Fabiane Maia Garcia, Universidade Federal do Amazonas, UFAM

Doutora em Educação pela Universidade do Minho,  Portugal. Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Amazonas, PPGE/UFAM

Rafaela Silva Marinho Caldas, Secretaria Municipal de Educação SEMED, Manaus/AM

Mestra em Educação pela Universidade Federal do Amazonas, UFAM. Professora na Secretaria Municipal de Educação SEMED, Manaus/AM, e Pedagoga na Secretaria de Estado de Educação do Amazonas, SEDUC/AM

Gracimeire Castro Torres, Universidade Federal do Amazonas, UFAM

Mestra em Educação pela Universidade Federal do Amazonas, UFAM. Professora da Rede Estadual de Ensino do Estado do Amazonas, SEDUC/AM

References

ADRIÃO, T. A presença do setor privado na gestão da educação pública: refletindo sobre experiências brasileiras. Revista Educação e Políticas em Debate, v. 1, n. 1, p. 55-66, jan. /jul. 2012. Disponível em: http://www.seer.ufu.br/index.php/revistaeducaopoliticas/article/view/17363. Acesso em: 26 out. 2019.

ADRIÃO. T. et al. Relações público e privado na educação: embates e desdobramentos para a democratização da educação. 1ª ed. Campinas: Editor setor de educação UFPR/ Curitiba, 2012. Disponível em: http://www.gt5.ufpr.br/anais.pdf. Acesso em: 14 out. 2019.

ALMEIDA, M. de L. P. de. Prefácio. In: CANAN, S.R. Influência dos organismos internacionais: só há intervenção quando há consentimento? Campinas, São Paulo: Mercado de Letras, p. 9 – 18, 2016.

ANDRADE, E.; SOIDA, I. A qualidade do ranking das escolas de ensino médio baseado no ENEM é questionável. Estud. Econ. São Paulo, v. 45, n. 2, p. 253-286, jun., 2015. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-41612015000200253&lng=en&nrm=iso. Acesso em:6 jun. 2019.

BONAMINO, A.; SOUZA, S. Z. Três gerações de avaliação da educação básica no Brasil:

interfaces com o currículo da/na escola. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 38, n. 2, p. 373-

, abr.-jun. 2012. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ep/a/rtQkYDSjky4mXG9TCrgRSqJ/?lang=pt&format=pdf. A cesso em: 09 set. 2021.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Brasília: Senado Federal, 1988.

BRASIL. Lei 9394/96. Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 23 dez. 1996. Disponível em: https://www.planalto.gov.br. Acesso em: 12 jun. 2019.

BRASIL. Decreto Nº 2.208, de 17 de abril de 1997. Regulamenta o § 2 º do Art. 36 e os arts. 39 a 42 da Lei Nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 18 abr. 1997. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto/d2208.htm. Acesso em: 05 jun. 2020.

BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Câmara da Educação Básica. Resolução CNE/CEB Nº 3, de 26 de junho de 1998. Institui as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 5 ago. 1998a. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/rceb03_98. Acesso em: 08 jun. 2020.

BRASIL. MEC. Portaria MEC Nº 438, de 28 de maio de 1998. Institui o Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM. Diário Oficial da União. Brasília, DF, 01 de jun. de 1998b. Disponível em: https://www.legisweb.com.br/legislacao/?id=181748. Acesso em: 16, jun. 2019.

BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Câmara da Educação Básica. Resolução CNE/CEB Nº 2, de 30 de janeiro de 2012. Institui as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 31 jan. 2012. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=9917-rceb002121&Itemid=30192#:~:text=2%C2%BA%20As%20Diretrizes%20Curriculares%20Nacionais,da%20Uni%C3%A3o%2C%20dos%20Estados%2C%20do. Acesso em: 14 set. 2021.

BRASIL. Poder Legislativo. Lei Nº 13.415, de 16 de fevereiro de 2017. Altera a Lei Nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Diário Oficial da União, Poder Legislativo, Brasília, DF, 17 fev. 2017a, Seção I, p.1. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato20152018/2017/lei/l13415.htm. Acesso em: 14 set. 2021.

BRASIL. MEC. Portaria MEC Nº 468, de 03 abril de 2017. Dispõe sobre a realização do Exame Nacional do Ensino Médio, e dá outras providências. Diário Oficial da União. Brasília, DF, 04 de abril de 2017b. Disponível em: https://www.in.gov.br/materia//asset_publisher/Kujrw0TZC2Mb/content/id/20144117/do1-2017-04-04-portaria-no-468-de-3-de-abril-de-2017-20144067. Acesso em: 14 set. 2021.

BRASIL. MEC. Portaria MEC Nº 458, de 05 maio de 2020. Institui normas complementares necessárias ao cumprimento da Política Nacional de Avaliação da Educação Básica. Diário Oficial da União. Brasília, DF, 06 de maio de 2020. Disponível em: https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/portaria-n-458-de-5-de-maio-de-2020-255378342. Acesso em: 14 set. 2021.

BRASIL. MEC. Portaria MEC Nº 411, de 17 de junho de 2021. Institui Grupo de Trabalho, no âmbito do Ministério da Educação - MEC. Diário Oficial da União. Brasília, DF, 18 de junho de 2021. Disponível em: https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/portaria-n-411-de-17-de-junho-de-2021-326511393. Acesso em: 14 set. 2021.

BRASIL. Portaria Nº 109/2009. Altera a Portaria MEC n° 438/1998 que institui o Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 28 mai. 2009c. Disponível em: https://www.legisweb.com.br/legislacao/?id=214657. Acesso em: 14 set. 2021.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular: educação é a base: ensino médio, 2018a. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=79601-anexo-texto-bncc-reexportado-pdf-2&category_slug=dezembro-2017-pdf&Itemid=30192. Acesso em: 14 set. 2021.

BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Câmara da Educação Básica. Resolução CNE/CEB Nº 3, de 21 de novembro de 2018b. Atualiza as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 22 nov. 2018a. Seção I, p.21. Disponível em: https://www.in.gov.br/materia/-/asset_publisher/Kujrw0TZC2Mb/content/id/51281622. Acesso em: 14 set. 2021.

BRASIL. Ministério da Educação. Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino

Médio. Brasília. MEC/SEMTEC, 1999.

BRASIL. Portaria Ministerial Nº. 438, de 28 de maio de 1998. Institui o Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 1 jun. 1998. Disponível em: http://www.editoramagister.com/doc_348638_PORTARIA_N_438_DE_28_DE_MAIO_DE_1998.aspx. Acesso em: 16, jun. 2019.

BRASIL. Decreto Lei Nº. 6.094, de 24 de abril de 2007. Dispõe sobre a implementação do Plano de Metas Compromisso Todos pela Educação, pela União Federal, em regime de colaboração com Municípios, Distrito Federal e Estados. Diário Oficial da União. Brasília, 25 abr. 2007.

BRASIL, Portaria Ministerial Nº. 462, de 27 de maio de 2009. Altera a portaria nº 438 de 28 de maio de 1998. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 28 mai. 2009. Disponível em: https://www.legisweb.com.br/legislacao/?id=217611. Acesso em: 16, jun. 2019.

BRASIL, Emenda Constitucional Nº 59/2009, de 11 de novembro de 2009. Altera o

Ato das Disposições Constitucionais Transitórias. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 12 nov. 2009.Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/Emendas/Emc/emc59.htm. Acesso em: 17 jul. 2019.

BRASIL, Portaria Ministerial Nº. 807 de 18 de junho de 2010. Institui o Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 21 jun. 2010. Disponível em: https://www.legisweb.com.br/legislacao/?id=227492. Acesso em: 16, jun. 2019.

BARRIGA, A.D. Una polémica em relación al examen. Revista Ibero-americana de educación, n.5, p. mai – agos. 1994. Disponível em: https://rieoei.org/historico/oeivirt/rie05a05.htm. Acesso em: 18 jun.2019.

CALDAS, R. S. C. A inserção do empreendedorismo nas escolas do Proeti/Manaus: Um estudo na política pública. 214 f. Dissertação (Mestrado em Educação). Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2020.

CANAN, S.R. Influência dos organismos internacionais: só há intervenção quando há consentimento? Campinas, São Paulo: Mercado de Letras, 2016.

DECLARAÇÃO MUNDIAL SOBRE EDUCAÇÃO PARA TODOS: SATISFAÇÃO DAS NECESSIDADES BÁSICAS DE APRENDIZAGEM JOMTIEN, 1990. Unesco, 1998. Disponível em: https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000086291_por. Acesso em: 20 ago. 2019.

EDUCAÇÃO PARA TODOS: O COMPROMISSO DE DAKAR. Unesco, Brasília, Consed. 2001. Disponível em: https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000127509. Acesso em: 20 ago. 2019.

EDUCAÇÃO 2030 DECLARAÇÃO DE INCHEON. Unesco, Brasília, 2016. Disponível em: https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000086291_por. Acesso em: 20 ago 2019.

ESTEBAN, M. T. Avaliação e fracasso escolar: questões para debate sobre a democratização da escola. Rev. Lusófona de Educação, Lisboa, n. 13, p. 123-134, 2009. Disponível em: http://www.scielo.mec.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-72502009000100008&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 20 jun. 2019.

FERREIRA, E. B. A contrarreforma do ensino médio no contexto da nova ordem e progresso. Educ. Soc., Campinas, v. 38, n. 139, p. 293-308, jun. 2017. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S010173302017000200293&script=sci_abstract&tlng=pt. Acesso em: 20 jan. 2019.

FRIGOTTO, G. Educação e a construção democrática no Brasil: da ditadura civil-militar à ditadura do capital. In: FÁVERO, O.; SEMERARO, G. (Org.). Democracia e construção do público no pensamento educacional brasileiro. Petrópolis, RJ: Vozes, p.53 – 67, 2002.

HERNANDES, P. R. A Lei no 13.415 e as alterações na carga horária e no currículo do Ensino Médio. Ensaio: aval. pol. públ. Educ., Rio de Janeiro, v.28, n.108, p. 579-598, jul./set. 2020. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S010440362020000300579&tlng=pt. Acesso em: 21 ago. 2020.

INEP. Enem 20 anos: um exame do tamanho do Brasil, 2018. 1 vídeo (27:48 min.). Produzido pela TV escola. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=GDlGjjEABLg&list=PLjz5Kd6rxbE4BnouwgST5sqyTHBI3ypJI&index=1. Acesso em: 12 jun. 2019.

KOEPSEL, E. C; GARCIA, S. R; CZERNISZ, E. C. A tríade da Reforma do Ensino Médio brasileiro: LEI Nº 13.415/2017, BNCC E DCNEM. Educação em Revista [online]. 2020, v. 36 [Acessado 14 setembro 2021], e222442. Disponível em: https://www.scielo.br/j/edur/a/WzZ7F8ztWTshJbyS9gFdddn/abstract/?lang=pt. Acesso em: 14 set. 2021.

KRAWCZYK, N. Brasil – Estados Unidos. A trama de relações ocultas na destruição da escola pública. In: KRAWCZYK, N. (Org.). Escola pública: tempos difíceis, mas não impossíveis. Campinas, SP: FE/UNICAMP; Uberlândia, MG: Navegando, p. 59 – 72, 2018.

KRAWCZYK, N. Reflexão sobre alguns desafios do ensino médio no Brasil hoje. Cadernos de Pesquisa, v.41 n.144 set-dez. 2011. Disponível em http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S010015742011000300006&lng=en&nrm=iso.Acesso em: 05 mai. 2019.

KRAWCZYK, N; FERRETTI, C. J. Flexibilizar para quê? Meias verdades da “reforma”. Revista Retratos da Escola, Brasília, v. 11, n. 20, p. 33-44, jan./jun. 2017. Disponível em: http://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/757. Acesso em: 02 jun. 2020.

LEAL, A. F; SANTOS, C. P; MOTTA, A. L. A reformulação das portarias do ENEM: uma análise discursiva das diferentes versões. SOLETRAS REVISTA. São Gonçalo – RJ, n. 30, jul.-dez 2015.

LEÃO, G. O que os jovens podem esperar da reforma do ensino médio brasileiro? Educação em Revista, Belo Horizonte, n. 34, e177494, 2018. Disponível em: https://www.scielo.br/j/edur/a/5ZBJkFDW3d6pL9KVFcFCQHx/?lang=pt. Acesso em: 05 jun. 2019.

LINO, L. A. As ameaças da reforma Desqualificação e exclusão. Revista Retratos da Escola, Brasília, v. 11, n. 20, p. 75-90, jan./jun. 2017. Disponível em: http://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/756. Acesso em: 02 jun. 2020.

LOPES, C. B; BORTOLOTO, C. C; ALMEIDA, S. V. O Ensino Médio: trajetória histórica e a dualidade educacional presente nas diferentes reformas. Perspectiva, Florianópolis, v. 34, n. 2, p. 555-581, out. 2016. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/perspectiva/article/view/2175-795X.2016v34n2p555.

Acesso em: 06 jun. 2019.

MOTTA, V. C.; FRIGOTTO, G. Por que a urgência da reforma do ensino médio? Medida provisória Nº 746/2016 (Lei Nº 13.415/2017). Educ. Soc., Campinas, v. 38, n. 139, p. 355-372, jun. 2017. Disponível em: https://www.scielo.br/j/es/a/8hBKtMRjC9mBJYjPwbNDktk/abstract/?lang=pt. Acesso em: 14 set. 2021.

NASCIMENTO, J. S. et al. Reelaborações sucessivas do ENEM: função intrínseca, objetivos transitórios. In: VII Congresso Nacional de Educação, 2020, Maceió – AL. Anais do VII CONEDU, Maceió- AL: Editora Realize, 2020. Disponível em: https://editorarealize.com.br/editora/anais/conedu/2020/TRABALHO_EV140_MD1_SA21_ID6085_29092020202658.pdf. Acesso em: 14 set. 2021.

OLIVEIRA, D. A. A gestão por resultados no estado de Pernambuco e seus efeitos sobre os docentes. In: NUNES, C. P. (Org). Políticas educacionais e programas de governo aproximações e contradições. Vitória da Conquista: Edições UESB, p. 63 – 86, 2017.

PEREIRA, R. da S. Avaliação de Sistemas e política de competências e habilidades da OCDE. Práxis Educativa, v. 13, n. 1, p. 107-127, jan./ abr. 2018. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ep/a/rtQkYDSjky4mXG9TCrgRSqJ/?lang=pt&format=pdf. Acesso em: 09 set. 2021.

PERONI, V. Política educacional e papel do Estado no Brasil dos anos 1990. São Paulo: Xamã, 2003.

PINTO, S. N. de. Novo ENEM e currículo do Ensino Médio: Esvaziamento da formação das classes populares. 168 f. Dissertação (Mestrado em Educação). Programa de Pós-Graduação em Educação, Conhecimento e Inclusão Social, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2018.

ROCHA, A. C. Accountability na administração pública: a atuação dos tribunais de contas. XXXIII EnANPAD2009, São Paulo, p. 1-16, 2009. Disponível em: http://www.anpad.org.br/admin/pdf/APS716.pdf. Acesso em: 19 out. 2019.

SAVIANI, D. Política educacional no Brasil após a Ditadura Militar. Revista HISTEDBR On-Line, Campinas, v.18, n.2, p. 291-304, 2018.

SILVA, C. S. Estudo qualitativo sobre as mudanças que o ENEM exame nacional do ensino médio provocou nos trabalhos pedagógicos e metodológicos dos professores do ensino médio. ESPAÇO DO CURRÍCULO, v.4, n.2, pp.186-196, set. 2011 a mar. 2012.

SILVA, G. T. et al. Histórico das políticas educacionais do ensino médio: um estudo das leis de diretrizes e bases da educação. Aturá Revista Pan-Amazônica de Comunicação, Palmas, v. 2, n. 1, p. 220-249, jan-abr. 2018.

SILVA, R. C; MELO, S. D..ENEM: propulsão ao mercado educacional brasileiro no século XXI. Educ. Real., Porto Alegre, v. 43, n. 4, p. 1385-1404, out. 2018. Disponível em http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2175-62362018000401385&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 02 jun, 2019.

SILVA, M. R. A BNCC da Reforma do Ensino Médio: O resgate de um empoeirado discurso. Educação em Revista [online], v. 34, 2018. Disponível em: https://www.scielo.br/j/edur/a/V3cqZ8tBtT3Jvts7JdhxxZk/abstract/?lang=pt. Acesso em: 14 set. 2021.

SILVEIRA, F. L; BARBOSA, M. C.; SILVA, R. Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM): Uma análise crítica. Rev. Bras. Ensino Fís. São Paulo, v. 37, n. 1, 1101, mar. 2015. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1806-11172015000101101&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 8 jun 2019.

SOUSA, S. M. Possíveis impactos das políticas de avaliação no currículo escolar. Cad. Pesqui., São Paulo, n. 119, p. 175-190, 2003. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15742003000200009&lng=en&nrm=iso.Acesso em: 18 maio 2019.

STREECK, W. Tempo comprado: a crise adiada do capitalismo democrático. Fora de coleção. Lisboa, Portugal: Actual Editora, 2013.

ZIBAS, D. M. L. “Refundar o Ensino Médio? Alguns antecedentes e atuais desdobramentos das políticas dos anos de 1990”. Educ. Soc.[online], Campinas, v. 26, n. 92, p. 1067-1086, Especial - Out. 2005. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S010173302005000300016&script=sci_abstract&tlng=pt. Acesso em: 01 jun. 2020.

Published

2021-12-02

How to Cite

Garcia, F. M., Caldas, R. S. M., & Torres, G. C. (2021). ENEM as a policy of evaluation and the contradictions to the process of educational democratization . Perspectiva, 39(3), 1–21. https://doi.org/10.5007/2175-795X.2021.e68157