For other possible epistemologies: knowledge and society

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-795X.2021.e70453

Abstract

The aim of this work consists of building a dialog about the knowledge role in society; it comes from some theoretical perspectives. For its elaboration, this is based on any problems: how can multi knowledge be instituted and evidence at University? Which function the knowledge does perform in other epistemologies? The dialogical methodology has been suggested, even that we seek to discuss the theme according to the authors. “Knowledge” and “University” were the categories analyzed to elaborate this study. The results obtained in this search lead us to understand the University as the locus of production and spreading the emancipated knowledge and, besides that, it aims to the importance that the knowledge became “multi-university knowledge”. It is necessary to confront the primacy of modern science as an ecology of knowledge, as it can be substantiated in plurality recognition of heterogeneous knowledge.

Author Biographies

Ana Luiza Salgado Cunha, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Professora na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, campus Vitória da Conquista - 2019 - Atualmente. Doutora em Educação pela Universidade Federal de São Carlos, na linha de Práticas Sociais e Processos Educativos. Cursou doutoramento sanduíche na Universidade de Coimbra, Portugal, (2017), no Centro de Estudos Sociais, orientada pela Professora Teresa Cunha, pesquisando temáticas com enfoque em Universidade e Educação Popular. Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Viçosa(2013). Pedagoga (2011) pela Universidade Federal de Viçosa. Foi professora professora substituta (2016) do Departamento de Educação da Universidade Federal de São Carlos, atuando na área de gestão educacional , sociologia da educação e educação e sociedade. . Foi professora substituta (2013) e coordenadora do curso de Licenciatura para Graduados no Instituto Federal de Educação do Sul de Minas Gerais, câmpus de Muzambinho. Foi professora na Faculdade de Viçosa (2014), Minas Gerais, onde ministrou as disciplinas Currículo na Educação Básica, Avaliação Educacional e Múltiplas Linguagens na Educação infantil. Foi orientadora dos Estágios Supervisionados do curso de Pedagogia nas modalidades Educação de Jovens e Adultos, Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental. Atuando também no Programa de Apoio Educacional, realizando apoio pedagógico à docentes e discentes da instituição.

Raquel Arrieiro Vieira, Universidade Federal de São Carlos

Atualmente é doutoranda em Educação pela Universidade Federal de São Carlos, onde atua na linha de pesquisa Formação de Professores e outros agentes educacionais, e integrante do grupo de pesquisa Estudos sobre a Docência: teorias e práticas (UFSCar). Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Viçosa (2011), e mestrado em Educação pela Universidade Federal de Viçosa (2014) em que investigou as implicações de uma política de avaliação externa (Prova Brasil) no trabalho docente, e, como esse processo de avaliação em larga escala influencia na realidade de escolas públicas do interior de uma cidade mineira.

Solange Cardoso, Universidade de Brasília

Atualmente é doutoranda no Programa de Pós-graduação em Educação da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília(PPGE/FE/UNB), membro do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Formação e Atuação de Professores/Pedagogos (GEPFAPe). Mestre em Educação pela Universidade Federal de Ouro Preto(2013). Cursou a graduação em Pedagogia(2005) e a pós-graduação Lato Sensu em Educação(2009) ambos pela Universidade Federal de Viçosa. Atuou como professora substituta do Departamento de Educação/UFV, na área de Didática e Metodologia do Ensino, onde orientou e participou de bancas avaliadoras de trabalhos de conclusão de curso. Tem experiência na docência do Ensino Superior, com ênfase em Didática e Metodologia de Ensino. Já atuou como docente e orientadora de trabalhos de conclusão de curso na pós-graduação, professora do curso Normal Médio ? Educação Infantil, professora da Educação Infantil, coordenadora pedagógica e chefe do Departamento de Educação Secretaria Municipal de Educação na cidade de Viçosa-MG. As pesquisas e interesses estão relacionadas a temática que envolve a formação e profissão docente.

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Published

2021-02-23

How to Cite

Cunha, A. L. S., Vieira, R. A., & Cardoso, S. (2021). For other possible epistemologies: knowledge and society. Perspectiva, 39(4), 1–15. https://doi.org/10.5007/2175-795X.2021.e70453