Para otras posibles epistemologías: conocimiento y sociedad

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-795X.2021.e70453

Resumen

El objetivo de este trabajo es construir un diálogo sobre el papel del conocimiento en la sociedad desde algunas perspectivas teóricas. Para su elaboración se inicia de los siguientes problemas: ¿Cómo se puede constituir y evidenciar el conocimiento plural en la Universidad? ¿Cuál es la función del conocimiento en otras epistemologías? La metodología propuesta es la dialógica, a través de la cual buscamos discutir con los autores el tema del texto. Las categorías de análisis utilizadas para la elaboración del estudio fueron "conocimiento" y "Universidad". Los resultados obtenidos en este estudio nos permiten entender la Universidad como un lugar para la producción y difusión del conocimiento emancipador y, además, señalar la necesidad de que el conocimiento se configure dentro del contexto de la universidad como algo diversificado. Es necesario confrontar el monocultivo de la ciencia moderna con una diversidad de saberes en la medida en que pueda ser fundado en el reconocimiento de la pluralidad de conocimientos.

Biografía del autor/a

Ana Luiza Salgado Cunha, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Professora na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, campus Vitória da Conquista - 2019 - Atualmente. Doutora em Educação pela Universidade Federal de São Carlos, na linha de Práticas Sociais e Processos Educativos. Cursou doutoramento sanduíche na Universidade de Coimbra, Portugal, (2017), no Centro de Estudos Sociais, orientada pela Professora Teresa Cunha, pesquisando temáticas com enfoque em Universidade e Educação Popular. Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Viçosa(2013). Pedagoga (2011) pela Universidade Federal de Viçosa. Foi professora professora substituta (2016) do Departamento de Educação da Universidade Federal de São Carlos, atuando na área de gestão educacional , sociologia da educação e educação e sociedade. . Foi professora substituta (2013) e coordenadora do curso de Licenciatura para Graduados no Instituto Federal de Educação do Sul de Minas Gerais, câmpus de Muzambinho. Foi professora na Faculdade de Viçosa (2014), Minas Gerais, onde ministrou as disciplinas Currículo na Educação Básica, Avaliação Educacional e Múltiplas Linguagens na Educação infantil. Foi orientadora dos Estágios Supervisionados do curso de Pedagogia nas modalidades Educação de Jovens e Adultos, Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental. Atuando também no Programa de Apoio Educacional, realizando apoio pedagógico à docentes e discentes da instituição.

Raquel Arrieiro Vieira, Universidade Federal de São Carlos

Atualmente é doutoranda em Educação pela Universidade Federal de São Carlos, onde atua na linha de pesquisa Formação de Professores e outros agentes educacionais, e integrante do grupo de pesquisa Estudos sobre a Docência: teorias e práticas (UFSCar). Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Viçosa (2011), e mestrado em Educação pela Universidade Federal de Viçosa (2014) em que investigou as implicações de uma política de avaliação externa (Prova Brasil) no trabalho docente, e, como esse processo de avaliação em larga escala influencia na realidade de escolas públicas do interior de uma cidade mineira.

Solange Cardoso, Universidade de Brasília

Atualmente é doutoranda no Programa de Pós-graduação em Educação da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília(PPGE/FE/UNB), membro do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Formação e Atuação de Professores/Pedagogos (GEPFAPe). Mestre em Educação pela Universidade Federal de Ouro Preto(2013). Cursou a graduação em Pedagogia(2005) e a pós-graduação Lato Sensu em Educação(2009) ambos pela Universidade Federal de Viçosa. Atuou como professora substituta do Departamento de Educação/UFV, na área de Didática e Metodologia do Ensino, onde orientou e participou de bancas avaliadoras de trabalhos de conclusão de curso. Tem experiência na docência do Ensino Superior, com ênfase em Didática e Metodologia de Ensino. Já atuou como docente e orientadora de trabalhos de conclusão de curso na pós-graduação, professora do curso Normal Médio ? Educação Infantil, professora da Educação Infantil, coordenadora pedagógica e chefe do Departamento de Educação Secretaria Municipal de Educação na cidade de Viçosa-MG. As pesquisas e interesses estão relacionadas a temática que envolve a formação e profissão docente.

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Publicado

2021-02-23

Cómo citar

Cunha, A. L. S., Vieira, R. A., & Cardoso, S. (2021). Para otras posibles epistemologías: conocimiento y sociedad. Perspectiva, 39(4), 1–15. https://doi.org/10.5007/2175-795X.2021.e70453