Por outras epistemologias possíveis: conhecimento e sociedade
DOI :
https://doi.org/10.5007/2175-795X.2021.e70453Résumé
O objetivo é o de construir um diálogo sobre o papel do conhecimento na sociedade a partir de algumas perspectivas teóricas. Para sua elaboração partiu-se dos seguintes problemas: como os conhecimentos plurais podem ser constituídos e evidenciados na Universidade? Qual a função do conhecimento em outras Epistemologias? A metodologia proposta é a dialógica, por meio da qual buscou-se discutir com os autores a temática do texto. As categorias de análise utilizadas para a elaboração do estudo foram “conhecimento” e “Universidade”. Os resultados obtidos neste estudo nos permitem compreender a Universidade como lócus de produção e disseminação de saberes emancipatórios e além disso, apontar para a necessidade de que o conhecimento configure-se como “pluriuniversitário”. É necessário confrontar a monocultura da ciência moderna com uma ecologia de saberes, na medida em que possa ser fundada no reconhecimento da pluralidade de conhecimentos heterogêneos.
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