O ensino de Ciências nas escolas brasileiras
DOI:
https://doi.org/10.5007/%25xAbstract
Os currículos de ciência, surgidos nas escolas secundárias na década imediatamente posterior ao Sputnik ( 1957), enfatizaram, de maneira geral, a natureza da Ciência e se propuseram a desenvolver nos alunos a habilidade da inquirição como um meio para desenvolver uma cidadania funcional. Entretanto, após vinte e cinco anos de aplicação destes curriculos, a educação científica está em crise nos países mais desenvolvidos. O Brasil, como um país em desenvolvimento, necessita construir uma cultura tecnológica para poder desenvolver harmoniosamente todos os níveis de sua sociedade. Propomos, como um dos primeiros passos desta transformação sócio-cultural, um ensino científico baseado no processo metodológico, relacionando não só o conhecimento e as aplicações tecnológicas, mas também os fenômenos sócio-culturais. Nosso contato diário e constante é com a tecnologia e não com a Ciência, como afirmou Goodlad (1973). E, poder-se-ia acrescentar que as percepções destes contatos, os pensamentos e as açõessão coordenados e orientados pelos valores sócio-culturais privilegiados pela sociedade na qual a pessoa está inserida. É, portanto, pedagogicamente aconselhável fundamentar o ensino científico nas aplicações tecnológicas próprias da cultura da sociedade onde o aluno vive, para que possa compreender e atuar eficazmente no seu meio ambiente.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
This journal provides open access to all of it content on the principle that making research freely available to the public supports a greater global exchange of knowledge. Such access is associated with increased readership and increased citation of an author's work. For more information on this approach, see the Public Knowledge Project, which has designed this system to improve the scholarly and public quality of research, and which freely distributes the journal system as well as other software to support the open access publishing of scholarly resources. The names and email addresses entered in this journal site will be used exclusively for the stated purposes of this journal and will not be made available for any other purpose or to any other party.
The Perspectiva allow the author(s) yo hold the copyright without restrictions as well as publishing rights. If the paper will be republished later in another format, the author(s) should inform that it has originally been published as article in Perspectiva Journal and quote the complete references.