Por uma perspectiva crítica e interseccional na escuta dos sofrimentos em tempos neoliberais: experiências discentes no ensino superior francês

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-795X.2025.e100464

Palabras clave:

Neoliberalismo, Ensino superior francês, Medicalização, Interseccionalidade

Resumen

Este artigo apresenta as análises da primeira etapa de uma pesquisa realizada na França entre 2023 e 2024. Aborda as experiências de estudantes universitários/as em relação aos desafios da vida acadêmica em tempos neoliberais. Os dados analisados provêm de um questionário socioantropológico on-line, com questões de múltipla escolha (sobre origem, gênero, idade, moradia, condição material, lazer, consumo de substâncias psicoativas, situações de discriminação etc.) e uma questão final, aberta. Ele foi divulgado em variadas instituições francesas e respondido por 211 estudantes, de diferentes cursos e etapas da formação. A maioria das/os respondentes foi de mulheres de cursos de humanas. O cruzamento de indicadores nas análises revelou que estudantes que sentem mais o impacto de sofrimentos associados a situações de discriminação, são também as/os que estão em situação econômica mais precária; entre as pessoas racializadas, a discriminação é maior quando elas têm deficiências. Na questão aberta, organizamos a discussão em três temas: 1) sofrimentos associados a experiências de discriminação ou exclusão; 2) impactos da estrutura e funcionamento institucional e 3) endereçamentos à equipe de pesquisa. Com o apoio de autores da filosofia e ciências humanas, articulamos trechos de depoimentos de participantes à questão da medicalização dos sofrimentos, do neoliberalismo na educação e de seus impactos nos processos de subjetivação. Verificou-se a pertinência da perspectiva interseccional na análise crítica dos dados, o que sugere ser ela decisiva para o aperfeiçoamento de políticas públicas e de ações institucionais numa direção mais inclusiva.

Biografía del autor/a

Thaís Seltzer Goldstein, Universidade Federal da Bahia

Doutora em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano (IPUSP); Mestre em Antropologia da Saúde (FFCH - UFBA); Especialista em Saúde mental Multirpofissional (CAPS-PIDA USP); Graduada em Psicologia (IPUSP).

Psicoterapeuta, Supervisora e Professora em cursos de graduação em Psicologia.

 

Jean Leterrier, ICN Business School

Possui mestrado em Management pela Institut Commercial de Nancy (1996). Tem experiência na análise de dados, produção de indicadores e domínio de programas de visualização de dados.

Estève Rochas, Université Sorbonne Paris Nord

Licenciado en Psicología por la Université Toulouse Jean-Jaurès (2017) y Máster en Psicopatología Clínica Psicoanalítica por la Université Sorbonne Paris-Nord (2023). Tiene experiencia en el campo de la Psicología Clínica Intercultural y Transcultural, con énfasis en el Psicoanálisis.

Citas

AHMED, Serge. Tous dépendants au sucre ? La Recherche, Paris, n. 443, jul./ago. 2010, p. 70-73. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/281187098. Acesso em: 22 fev. 2024.

ALMEIDA, Sílvio Luiz de. Racismo estrutural. São Paulo: Sueli Carneiro; Editora Pólen, 2019.

ANDIFES. Pesquisa nacional de perfil socioeconômico dos(as) graduandos(as) das IFES 2018. Brasília: Andifes, 2019. Disponível em: https://www.andifes.org.br/wp-content/uploads/2019/05/V-Pesquisa-Nacional-de-Perfil-Socioeconomico-e-Cultural-dos-as-Graduandos-as-das-IFES-2018.pdf. Acesso em: 4 mar. 2024.

ASSURANCE MALADIE. L'alcool: définition et repères de consommation. Paris, 2024. Disponível em: https://www.ameli.fr/assure/sante/themes/alcool-sante/definition-reperes-consommation. Acesso em: 4 mar. 2024.

BEAUCHEMIN, Cris; ICHOU, Mathieu; SIMON, Patrick. Trajectoires et Origines 2019-2020 (TeO2): présentation d’une enquête sur la diversité des populations en France. Population, v. 78, n. 1, 2023, p. 11-28. DOI: 10.3917/popu.2301.0011. Disponível em: https://www.cairn.info/revue-population-2023-1-page-11.htm. Acesso em: 29 abr. 2024.

BRASIL. Lei nº 12.711, de 29 de agosto de 2012. Dispõe sobre o ingresso nas universidades federais e nas instituições federais de ensino técnico de nível médio e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, 30 ago. 2012. Seção 1, p. 1. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2012/lei/l12711.htm. Acesso em: 29 abr. 2024.

BRASIL. Decreto nº 7.234, de 19 de julho de 2010. Dispõe sobre o Programa Nacional de Assistência Estudantil - PNAES. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2010/decreto/d7234.htm

BENTES, Gabriel. População carcerária do Brasil cresce novamente e ultrapassa 852 mil presos; quase 70% são negros. O Liberal, Belém, 23 ago. 2024. Disponível em: https://www.oliberal.com/brasil/populacao-carceraria-do-brasil-cresce-novamente-e-ultrapassa-852-mil-presos-quase-70-sao-negros-1.853694. Acesso em: 17 abr. 2025.

BOURDIEU, Pierre; PASSERON, Jean-Claude. La reproduction: éléments pour une théorie du système d’enseignement. Paris: Éditions de Minuit, 1970.

CAMPUS FRANCE. Étudiants: fonctionnement de l’enseignement supérieur en France. Paris, 2024. Disponível em: https://www.campusfrance.org/fr/enseignement-superieur-francais. Acesso em: 7 mar. 2024.

CRENSHAW, Kimberle. Demarginalizing the intersection of race and sex: a Black feminist critique of antidiscrimination doctrine, feminist theory and antiracist politics. University of Chicago Legal Forum, v. 1989, n. 1, art. 8. Disponível em: http://chicagounbound.uchicago.edu/uclf/vol1989/iss1/8. Acesso em: 25 abr. 2024.

CONSELHO REGIONAL DE PSICOLOGIA DE SÃO PAULO (CRP-SP). Manifesto do Fórum sobre Medicalização da Educação e da Sociedade. Disponível em: http://www.crpsp.org.br/medicalizacao/manifesto_forum.aspx. Acesso em: 17 abr. 2025.

DARDOT, Pierre; LAVAL, Christian. A nova razão do mundo: ensaio sobre a sociedade neoliberal. São Paulo: Boitempo, 2016.

DRÉAN, Minh. Précarité: une nouvelle étude pointe les conditions de vie dégradées de nombreux étudiants. Le Monde, 10 jan. 2024. Disponível em: https://www.lemonde.fr/societe/article/2024/01/10/precarite-une-nouvelle-etude-pointe-les-conditions-de-vie-degradees-de-nombreux-etudiants_6210076_3224.html. Acesso em: 12 jan. 2024.

DRÉAN, Minh; LE NEVÉ, Soazig. À l’université, la nouvelle plate-forme Mon Master critiquée par les enseignants-chercheurs. Le Monde, 12 jun. 2023. Disponível em: https://www.lemonde.fr/societe/article/2023/06/21/a-l-universite-la-nouvelle-plate-forme-mon-master-critiquee-par-les-enseignants-chercheurs_6178519_3224.html. Acesso em: 10 fev. 2024.

FAURE, Valentin. Il n’y a pas d’obsession pour le genre dans les sciences sociales en France: une étude le démontre. Le Monde, 8 abr. 2025. Disponível em: https://www.lemonde.fr/idees/article/2025/04/08/il-n-y-a-pas-d-obsession-pour-le-genre-dans-les-sciences-sociales-en-france-une-etude-le-demontre_6592433_3232.html. Acesso em: 17 abr. 2025.

FILIPPINI, João. Estratégias de redução de danos em estudantes universitários que fazem uso de drogas. 2020. Dissertação (Mestrado em Psicologia) – Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo, Ribeirão Preto, 2020. Disponível em: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/59/59141/tde-01092021-071909/publico/dissertacaofinaljoaofilippinifinal_RESUMIDA.pdf Acesso em: 11 abr. 2025.

FÓRUM SOBRE MEDICALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO E DA SOCIEDADE. Manifesto desmedicalizante e interseccional: 'existirmos, a que será que se destina?'. Movimento: Revista de Educação, v. 7, n. 15, 2021. Disponível em: https://periodicos.uff.br/revistamovimento/article/view/43018. Acesso em: 13 maio 2024.

FOUCAULT, Michel. O estilo da história. In: MOTA, M. B. da (Org.). Arte, epistemologia, filosofia e história da medicina. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2011a. (Ditos e Escritos VII).

FOUCAULT, Michel. Crise da medicina ou crise da antimedicina. In: MOTA, M. B. da (Org.). Arte, epistemologia, filosofia e história da medicina. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2011b. (Ditos e Escritos VII).

GOLDSTEIN, Thaís Seltzer; DEMOULIÈRE, Irene Guillien; DOS SANTOS, Maíra Ferreira; MOSQUEIRA, Sáshenka Meza. Cotidiano universitário e sofrimento: iniciativas desmedicalizantes na produção coletiva de cuidados. Revista Psicologia e Transdisciplinaridade, Paranaíba-MS, v. 1, n. 1, p. 59-81, jan./jun. 2021. Disponível em: https://periodicos.aprb.org/index.php/rpt/article/view/9. Acesso em: 3 maio 2024.

HOOKS, bell. Ensinando a transgredir: a educação como prática da liberdade. Tradução de Marcelo Brandão Cipolla. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2013.

KILOMBA, Grada. Memórias da plantação: episódios de racismo cotidiano. Rio de Janeiro: Cobogó, 2019.

LEÃO, Thiago Marques; IANNI, Aurea Maria Zollner; GOTO, Carine Saiuri. Individualização e sofrimento psíquico na universidade: entre a clínica e a empresa de si. Revista Humanidades e Inovação, v. 6, n. 9, p. 131-143, 2019. Disponível em: https://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/article/view/1250. Acesso em: 17 maio 2024.

LEÃO, Thiago Marques; IANNI, Aurea Maria Zollner; GOTO, Carine Saiuri. Sofrimento psíquico e a universidade em tempos de crise estrutural. Em Pauta: Revista da Faculdade de Serviço Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, v. 17, n. 44, p. 50-64, jul./dez. 2019. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/revistaempauta/article/view/45212. Acesso em: 20 ago. 2022.

LÉPINARD, Éléonore; MAZOUZ, Sarah. Pour l’intersectionnalité. Paris: Anamosa, 2021.

LIONÇO, Tatiana. A medicalização da vida: ética e política na biopolítica contemporânea. Revista EPOS, Rio de Janeiro, v. 7, n. 2, jul./dez. 2016, p. 147-156. Disponível em: https://pepsic.bvsalud.org/pdf/epos/v7n2/10.pdf. Acesso em: 17 abr. 2025.

LOECHNER, Hippolyte. Qu’est-ce que le système LMD (licence-master-doctorat). L’Étudiant, Paris, 2021. Disponível em: https://www.letudiant.fr/etudes/fac/qu-est-ce-que-le-systeme-lmd-licence-master-doctorat.html. Acesso em: 11 abr. 2025.

MAIA, Heribaldo. Neoliberalismo e sofrimento psíquico: o mal-estar nas universidades. Recife: Ed. Ruptura, 2022.

PIVA, Felipe Paes. O adoecimento psíquico na graduação e os marcadores sociais da diferença na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH-USP). Etnográfica, v. 27, n. 2, p. 529-551, jun. 2023. Disponível em: https://scielo.pt/pdf/etn/v27n2/0873-6561-etn-27-02-529.pdf. Acesso em: 17 maio 2024.

REYBAULD, Alice. Recours massif aux enseignants précaires: 'La réalité c'est que l'université n'a plus les moyens de fonctionner'. Le Monde, 23 out. 2024. Disponível em: https://www.lemonde.fr/campus/article/2024/10/22/recours-massif-aux-enseignants-precaires-la-realite-c-est-que-l-universite-n-a-plus-les-moyens-de-fonctionner_6357910_4401467.html. Acesso em: 29 out. 2024.

SAFATLE, Vladimir. A economia é a contiuação da psicologia: sofrimento psíquico e o neoliberalismo como economia moral. Em DUNKER, Christian; JÚNIOR, Nelson da Silva; SAFATLE, Vladimir Pinheiro (organizadores) Neoliberalismo como gestão do sofrimento psíquico. São Paulo: Editora Autêntica, 2021.

SAFATLE, Vladimir. A psicanálise e a consciência. 2024. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=l7TXcmBqr04&t=76s. Acesso em: 16 abr. 2024.

SANTÉ PUBLIQUE FRANCE. En 2022, la France compte toujours près de 12 millions de fumeurs quotidiens. Paris, 2023. Disponível em: https://www.santepubliquefrance.fr/presse/2023/en-2022-la-france-compte-toujours-pres-de-12-millions-de-fumeurs-quotidiens. Acesso em: 22 fev. 2024.

SERVICE PUBLIC FRANCE. Famille - Scolarité: bourses et aides pour étudiant. Paris, 2024. Disponível em: https://www.service-public.fr/particuliers/vosdroits/F12214. Acesso em: 20 abr. 2024.

TENENTE, Luiza. Lei de cotas em concursos: entenda por que universidades sorteiam vagas para contratar professores negros. G1, 2022. Disponível em: https://g1.globo.com/educacao/noticia/2022/08/29/lei-de-cotas-em-concursos-entenda-por-que-universidades-sorteiam-vagas-para-contratar-professores-negros.ghtml. Acesso em: 11 abr. 2025.

VINCENT, Catherine. Querelle républicaine autour des statistiques ethniques. Le Monde, 11 set. 2020. Disponível em: https://www.lemonde.fr/idees/article/2020/09/11/querelle-republicaine-autour-des-statistiques-ethniques_6051761_3232.html. Acesso em: 17 maio 2024.

Publicado

2025-09-09

Cómo citar

Goldstein, T. S., Leterrier, J., & Rochas, E. (2025). Por uma perspectiva crítica e interseccional na escuta dos sofrimentos em tempos neoliberais: experiências discentes no ensino superior francês. Perspectiva, 43(1), 1–23. https://doi.org/10.5007/2175-795X.2025.e100464

Número

Sección

Monográfico Medicalización de la educación ayer y hoy: entre la continuidad y las rupturas