Por uma perspectiva crítica e interseccional na escuta dos sofrimentos em tempos neoliberais: experiências discentes no ensino superior francês
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-795X.2025.e100464Parole chiave:
Neoliberalismo, Ensino superior francês, Medicalização, InterseccionalidadeAbstract
Este artigo apresenta as análises da primeira etapa de uma pesquisa realizada na França entre 2023 e 2024. Aborda as experiências de estudantes universitários/as em relação aos desafios da vida acadêmica em tempos neoliberais. Os dados analisados provêm de um questionário socioantropológico on-line, com questões de múltipla escolha (sobre origem, gênero, idade, moradia, condição material, lazer, consumo de substâncias psicoativas, situações de discriminação etc.) e uma questão final, aberta. Ele foi divulgado em variadas instituições francesas e respondido por 211 estudantes, de diferentes cursos e etapas da formação. A maioria das/os respondentes foi de mulheres de cursos de humanas. O cruzamento de indicadores nas análises revelou que estudantes que sentem mais o impacto de sofrimentos associados a situações de discriminação, são também as/os que estão em situação econômica mais precária; entre as pessoas racializadas, a discriminação é maior quando elas têm deficiências. Na questão aberta, organizamos a discussão em três temas: 1) sofrimentos associados a experiências de discriminação ou exclusão; 2) impactos da estrutura e funcionamento institucional e 3) endereçamentos à equipe de pesquisa. Com o apoio de autores da filosofia e ciências humanas, articulamos trechos de depoimentos de participantes à questão da medicalização dos sofrimentos, do neoliberalismo na educação e de seus impactos nos processos de subjetivação. Verificou-se a pertinência da perspectiva interseccional na análise crítica dos dados, o que sugere ser ela decisiva para o aperfeiçoamento de políticas públicas e de ações institucionais numa direção mais inclusiva.
Riferimenti bibliografici
AHMED, Serge. Tous dépendants au sucre ? La Recherche, Paris, n. 443, jul./ago. 2010, p. 70-73. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/281187098. Acesso em: 22 fev. 2024.
ALMEIDA, Sílvio Luiz de. Racismo estrutural. São Paulo: Sueli Carneiro; Editora Pólen, 2019.
ANDIFES. Pesquisa nacional de perfil socioeconômico dos(as) graduandos(as) das IFES 2018. Brasília: Andifes, 2019. Disponível em: https://www.andifes.org.br/wp-content/uploads/2019/05/V-Pesquisa-Nacional-de-Perfil-Socioeconomico-e-Cultural-dos-as-Graduandos-as-das-IFES-2018.pdf. Acesso em: 4 mar. 2024.
ASSURANCE MALADIE. L'alcool: définition et repères de consommation. Paris, 2024. Disponível em: https://www.ameli.fr/assure/sante/themes/alcool-sante/definition-reperes-consommation. Acesso em: 4 mar. 2024.
BEAUCHEMIN, Cris; ICHOU, Mathieu; SIMON, Patrick. Trajectoires et Origines 2019-2020 (TeO2): présentation d’une enquête sur la diversité des populations en France. Population, v. 78, n. 1, 2023, p. 11-28. DOI: 10.3917/popu.2301.0011. Disponível em: https://www.cairn.info/revue-population-2023-1-page-11.htm. Acesso em: 29 abr. 2024.
BRASIL. Lei nº 12.711, de 29 de agosto de 2012. Dispõe sobre o ingresso nas universidades federais e nas instituições federais de ensino técnico de nível médio e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, 30 ago. 2012. Seção 1, p. 1. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2012/lei/l12711.htm. Acesso em: 29 abr. 2024.
BRASIL. Decreto nº 7.234, de 19 de julho de 2010. Dispõe sobre o Programa Nacional de Assistência Estudantil - PNAES. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2010/decreto/d7234.htm
BENTES, Gabriel. População carcerária do Brasil cresce novamente e ultrapassa 852 mil presos; quase 70% são negros. O Liberal, Belém, 23 ago. 2024. Disponível em: https://www.oliberal.com/brasil/populacao-carceraria-do-brasil-cresce-novamente-e-ultrapassa-852-mil-presos-quase-70-sao-negros-1.853694. Acesso em: 17 abr. 2025.
BOURDIEU, Pierre; PASSERON, Jean-Claude. La reproduction: éléments pour une théorie du système d’enseignement. Paris: Éditions de Minuit, 1970.
CAMPUS FRANCE. Étudiants: fonctionnement de l’enseignement supérieur en France. Paris, 2024. Disponível em: https://www.campusfrance.org/fr/enseignement-superieur-francais. Acesso em: 7 mar. 2024.
CRENSHAW, Kimberle. Demarginalizing the intersection of race and sex: a Black feminist critique of antidiscrimination doctrine, feminist theory and antiracist politics. University of Chicago Legal Forum, v. 1989, n. 1, art. 8. Disponível em: http://chicagounbound.uchicago.edu/uclf/vol1989/iss1/8. Acesso em: 25 abr. 2024.
CONSELHO REGIONAL DE PSICOLOGIA DE SÃO PAULO (CRP-SP). Manifesto do Fórum sobre Medicalização da Educação e da Sociedade. Disponível em: http://www.crpsp.org.br/medicalizacao/manifesto_forum.aspx. Acesso em: 17 abr. 2025.
DARDOT, Pierre; LAVAL, Christian. A nova razão do mundo: ensaio sobre a sociedade neoliberal. São Paulo: Boitempo, 2016.
DRÉAN, Minh. Précarité: une nouvelle étude pointe les conditions de vie dégradées de nombreux étudiants. Le Monde, 10 jan. 2024. Disponível em: https://www.lemonde.fr/societe/article/2024/01/10/precarite-une-nouvelle-etude-pointe-les-conditions-de-vie-degradees-de-nombreux-etudiants_6210076_3224.html. Acesso em: 12 jan. 2024.
DRÉAN, Minh; LE NEVÉ, Soazig. À l’université, la nouvelle plate-forme Mon Master critiquée par les enseignants-chercheurs. Le Monde, 12 jun. 2023. Disponível em: https://www.lemonde.fr/societe/article/2023/06/21/a-l-universite-la-nouvelle-plate-forme-mon-master-critiquee-par-les-enseignants-chercheurs_6178519_3224.html. Acesso em: 10 fev. 2024.
FAURE, Valentin. Il n’y a pas d’obsession pour le genre dans les sciences sociales en France: une étude le démontre. Le Monde, 8 abr. 2025. Disponível em: https://www.lemonde.fr/idees/article/2025/04/08/il-n-y-a-pas-d-obsession-pour-le-genre-dans-les-sciences-sociales-en-france-une-etude-le-demontre_6592433_3232.html. Acesso em: 17 abr. 2025.
FILIPPINI, João. Estratégias de redução de danos em estudantes universitários que fazem uso de drogas. 2020. Dissertação (Mestrado em Psicologia) – Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo, Ribeirão Preto, 2020. Disponível em: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/59/59141/tde-01092021-071909/publico/dissertacaofinaljoaofilippinifinal_RESUMIDA.pdf Acesso em: 11 abr. 2025.
FÓRUM SOBRE MEDICALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO E DA SOCIEDADE. Manifesto desmedicalizante e interseccional: 'existirmos, a que será que se destina?'. Movimento: Revista de Educação, v. 7, n. 15, 2021. Disponível em: https://periodicos.uff.br/revistamovimento/article/view/43018. Acesso em: 13 maio 2024.
FOUCAULT, Michel. O estilo da história. In: MOTA, M. B. da (Org.). Arte, epistemologia, filosofia e história da medicina. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2011a. (Ditos e Escritos VII).
FOUCAULT, Michel. Crise da medicina ou crise da antimedicina. In: MOTA, M. B. da (Org.). Arte, epistemologia, filosofia e história da medicina. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2011b. (Ditos e Escritos VII).
GOLDSTEIN, Thaís Seltzer; DEMOULIÈRE, Irene Guillien; DOS SANTOS, Maíra Ferreira; MOSQUEIRA, Sáshenka Meza. Cotidiano universitário e sofrimento: iniciativas desmedicalizantes na produção coletiva de cuidados. Revista Psicologia e Transdisciplinaridade, Paranaíba-MS, v. 1, n. 1, p. 59-81, jan./jun. 2021. Disponível em: https://periodicos.aprb.org/index.php/rpt/article/view/9. Acesso em: 3 maio 2024.
HOOKS, bell. Ensinando a transgredir: a educação como prática da liberdade. Tradução de Marcelo Brandão Cipolla. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2013.
KILOMBA, Grada. Memórias da plantação: episódios de racismo cotidiano. Rio de Janeiro: Cobogó, 2019.
LEÃO, Thiago Marques; IANNI, Aurea Maria Zollner; GOTO, Carine Saiuri. Individualização e sofrimento psíquico na universidade: entre a clínica e a empresa de si. Revista Humanidades e Inovação, v. 6, n. 9, p. 131-143, 2019. Disponível em: https://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/article/view/1250. Acesso em: 17 maio 2024.
LEÃO, Thiago Marques; IANNI, Aurea Maria Zollner; GOTO, Carine Saiuri. Sofrimento psíquico e a universidade em tempos de crise estrutural. Em Pauta: Revista da Faculdade de Serviço Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, v. 17, n. 44, p. 50-64, jul./dez. 2019. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/revistaempauta/article/view/45212. Acesso em: 20 ago. 2022.
LÉPINARD, Éléonore; MAZOUZ, Sarah. Pour l’intersectionnalité. Paris: Anamosa, 2021.
LIONÇO, Tatiana. A medicalização da vida: ética e política na biopolítica contemporânea. Revista EPOS, Rio de Janeiro, v. 7, n. 2, jul./dez. 2016, p. 147-156. Disponível em: https://pepsic.bvsalud.org/pdf/epos/v7n2/10.pdf. Acesso em: 17 abr. 2025.
LOECHNER, Hippolyte. Qu’est-ce que le système LMD (licence-master-doctorat). L’Étudiant, Paris, 2021. Disponível em: https://www.letudiant.fr/etudes/fac/qu-est-ce-que-le-systeme-lmd-licence-master-doctorat.html. Acesso em: 11 abr. 2025.
MAIA, Heribaldo. Neoliberalismo e sofrimento psíquico: o mal-estar nas universidades. Recife: Ed. Ruptura, 2022.
PIVA, Felipe Paes. O adoecimento psíquico na graduação e os marcadores sociais da diferença na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH-USP). Etnográfica, v. 27, n. 2, p. 529-551, jun. 2023. Disponível em: https://scielo.pt/pdf/etn/v27n2/0873-6561-etn-27-02-529.pdf. Acesso em: 17 maio 2024.
REYBAULD, Alice. Recours massif aux enseignants précaires: 'La réalité c'est que l'université n'a plus les moyens de fonctionner'. Le Monde, 23 out. 2024. Disponível em: https://www.lemonde.fr/campus/article/2024/10/22/recours-massif-aux-enseignants-precaires-la-realite-c-est-que-l-universite-n-a-plus-les-moyens-de-fonctionner_6357910_4401467.html. Acesso em: 29 out. 2024.
SAFATLE, Vladimir. A economia é a contiuação da psicologia: sofrimento psíquico e o neoliberalismo como economia moral. Em DUNKER, Christian; JÚNIOR, Nelson da Silva; SAFATLE, Vladimir Pinheiro (organizadores) Neoliberalismo como gestão do sofrimento psíquico. São Paulo: Editora Autêntica, 2021.
SAFATLE, Vladimir. A psicanálise e a consciência. 2024. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=l7TXcmBqr04&t=76s. Acesso em: 16 abr. 2024.
SANTÉ PUBLIQUE FRANCE. En 2022, la France compte toujours près de 12 millions de fumeurs quotidiens. Paris, 2023. Disponível em: https://www.santepubliquefrance.fr/presse/2023/en-2022-la-france-compte-toujours-pres-de-12-millions-de-fumeurs-quotidiens. Acesso em: 22 fev. 2024.
SERVICE PUBLIC FRANCE. Famille - Scolarité: bourses et aides pour étudiant. Paris, 2024. Disponível em: https://www.service-public.fr/particuliers/vosdroits/F12214. Acesso em: 20 abr. 2024.
TENENTE, Luiza. Lei de cotas em concursos: entenda por que universidades sorteiam vagas para contratar professores negros. G1, 2022. Disponível em: https://g1.globo.com/educacao/noticia/2022/08/29/lei-de-cotas-em-concursos-entenda-por-que-universidades-sorteiam-vagas-para-contratar-professores-negros.ghtml. Acesso em: 11 abr. 2025.
VINCENT, Catherine. Querelle républicaine autour des statistiques ethniques. Le Monde, 11 set. 2020. Disponível em: https://www.lemonde.fr/idees/article/2020/09/11/querelle-republicaine-autour-des-statistiques-ethniques_6051761_3232.html. Acesso em: 17 maio 2024.
##submission.downloads##
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
Copyright (c) 2025 Thaís Seltzer Goldstein, Jean Leterrier, Estève Rochas

TQuesto lavoro è fornito con la licenza Creative Commons Attribuzione 4.0 Internazionale.
Esta revista proporciona acesso público a todo seu conteúdo, seguindo o princípio de que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intercâmbio global de conhecimento. Tal acesso está associado a um crescimento da leitura e citação do trabalho de um autor. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o Open Journal Sistem (OJS) assim como outros software de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas. Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
A Perspectiva permite que os autores retenham os direitos autorais sem restrições bem como os direitos de publicação. Caso o texto venha a ser publicado posteriormente em outro veículo, solicita-se aos autores informar que o mesmo foi originalmente publicado como artigo na revista Perspectiva, bem como citar as referências bibliográficas completas dessa publicação.
