La crisis como apertura ontológica: el campo de la enseñanza de la historia en una encrucijada
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-795X.2025.e100854Palabras clave:
Revista Perspectiva, Apresentação dossiê, V43 n2 2025Resumen
Apresentação dos artigos do dossiê Ensino de história na encruzilhada: ontologia, epistemes e epistemologias
Citas
BOURDIEU, Pierre. Coisas Ditas. Tradução Cássia R. da Silveira e Denise Moreno Pegorim. São Paulo: Brasiliense, 2004.
COSTA, Hugo Heleno Camilo; LOPES, Alice Casimiro. A comunidade disciplinar em Goodson: impasses em um registro pós-estrutural. Revista Brasileira de Educação, v. 21, n.67, out.-dez., 2016.
MASSCHELEIN, Jan; SIMONS, Maarten. Em defesa da escola: uma questão pública. 2 ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2014.
MIRANDA, Sonia Regina. A pesquisa em ensino de História no Brasil: potência e vicissitudes de uma comunidade disciplinar. In: Adriana Ralejo; Ana Maria Monteiro. (Org.). Cartografias da pesquisa em Ensino de História. 1ed.Rio de Janeiro: Mauad, 2019, v. 1, p. 85-112.
PEREIRA, Nilton Mullet. O tempo multiplicado: não há ética no ensino de história sem a problematização do tempo. Palavras ABEHrtas, v. 3, p. 01-11, 2021.
RUFINO, Luiz. Pedagogia das Encruzilhadas. Mórula Editorial, 2019.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2025 Monica Martins da Silva, Juliana Alves de Andrade, Marcus Leonardo Bomfim

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Esta revista proporciona acesso público a todo seu conteúdo, seguindo o princípio de que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intercâmbio global de conhecimento. Tal acesso está associado a um crescimento da leitura e citação do trabalho de um autor. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o Open Journal Sistem (OJS) assim como outros software de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas. Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
A Perspectiva permite que os autores retenham os direitos autorais sem restrições bem como os direitos de publicação. Caso o texto venha a ser publicado posteriormente em outro veículo, solicita-se aos autores informar que o mesmo foi originalmente publicado como artigo na revista Perspectiva, bem como citar as referências bibliográficas completas dessa publicação.
