Crise como abertura ontológica: o campo do ensino de história na encruzilhada

Auteurs

DOI :

https://doi.org/10.5007/2175-795X.2025.e100854

Mots-clés :

Revista Perspectiva, Apresentação dossiê, V43 n2 2025

Résumé

Apresentação dos artigos do dossiê Ensino de história na encruzilhada: ontologia, epistemes e epistemologias

Bibliographies de l'auteur

Monica Martins da Silva, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutora em História pela Universidade de Brasília (UnB). Pós doutorado em Didática das Ciências Sociais pela Universitat Autónoma de Barcelona (UBA). Professora do Departamento de Metodologia de Ensino do Centro de Ciências da Educação e do Programa de Pós Graduação em Ensino de História- PROFHISTÓRIA- da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Membro do Grupo de Pesquisa Patrimônio, Memória e Educação (PAMEDUC/UFSC/CNPQ). Atua na área do Ensino de História com ênfase nos seguintes temas: Formação de Professores, Patrimônio Cultural, Educação das Relações Étnico-raciais e Produção de Materiais Didáticos.

Juliana Alves de Andrade, Universidade Federal Rural de Pernambuco

Doutora em História pela Universidade Federal de Pernambuco (2014). Pós-Doutora em Educação pela Universidade de Passo Fundo. Desde 2007, pertence ao Corpo Docente da Universidade Federal Rural de Pernambuco-UFRPE, atuando nos cursos de Licenciatura em História e Pedagogia. É professora do Programa de Pós-Graduação em HISTÓRIA SOCIAL DA CULTURA REGIONAL (UFRPE) e do Mestrado Profissional em Ensino de História-ProfHistória (UFPE/UFRPE), com experiência na área de História e Educação, com ênfase em História do Brasil e Ensino de História. Coordena o Grupo de Pesquisa intitulado: Núcleo de Estudos e Pesquisas em História, Educação e Culturas-NEPHECs e integra o corpo pesquisadores/as do Instituto Menino Miguel (IMM/UFRPE), voltadas para ações de Inovação Social pensando a História Social do Nordeste.

Marcus Leonardo Bomfim, Universidade Federal de Juiz de Fora

Doutor em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Professor da área de Ensino de História da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (FACED/UFJF). Atua no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (PPGE/UFJF) e no Programa de Pós-Graduação em Ensino de História da Universidade Federal do Rio de Janeiro (PROFHISTÓRIA/UFRJ). Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Avaliação, Currículo e Ensino de História (GEPACEH/UFJF/CNPq)

Références

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RUFINO, Luiz. Pedagogia das Encruzilhadas. Mórula Editorial, 2019.

Publiée

2025-12-09

Comment citer

Silva, M. M. da, Andrade, J. A. de, & Bomfim, M. L. (2025). Crise como abertura ontológica: o campo do ensino de história na encruzilhada. Perspectiva, 43(2), 1–8. https://doi.org/10.5007/2175-795X.2025.e100854