Combatir la poética pallidez: la cuestión de la higienización de los cuerpos
DOI:
https://doi.org/10.5007/%25xResumen
El presente trabajo discute las relaciones entre educación y medicina en el Brasil del siglo dieciocho, en especial en el
Municipio de la Corte. Recupera las tesis desarrolladas en la Facultad de Medicina de Rio de Janeiro – FMRJ con el objetivo
de comprender como el discurso médico de aquellos años tenia a la educación como uno de sus ejes principales de intervención social. En ese sentido, el campo de la medicina otorgaba a las escuelas un lugar prioritario para la diseminación de sus concepciones de higiene, salud, cuerpo y educación escolar.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Esta revista proporciona acesso público a todo seu conteúdo, seguindo o princípio de que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intercâmbio global de conhecimento. Tal acesso está associado a um crescimento da leitura e citação do trabalho de um autor. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o Open Journal Sistem (OJS) assim como outros software de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas. Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
A Perspectiva permite que os autores retenham os direitos autorais sem restrições bem como os direitos de publicação. Caso o texto venha a ser publicado posteriormente em outro veículo, solicita-se aos autores informar que o mesmo foi originalmente publicado como artigo na revista Perspectiva, bem como citar as referências bibliográficas completas dessa publicação.