Análisis de prácticas y formación: tres experiências con docentes en universidades argentinas
DOI:
https://doi.org/10.5007/%25xResumen
Este artículo aborda la problemática de la formación de docentes universitarios a partir de la consideración de los procesos reflexivos en torno a sus prácticas, enfatizando
la peculiaridad que caracteriza a este profesional y en función del relato de tres casos de programas llevados a cabo en instituciones públicas argentinas. Sostiene que el análisis
de los procesos que se desarrollan al interior de las aulas universitarias revelan a este microespacio de articulación entre lo subjetivo y lo social un lugar privilegiado donde se manifiestan las tendencias que la institución perfila en torno a sus posibilidades de cambio, siendo la enseñanza reveladora de este dinamismo institucional y de las tensiones que se generan en torno al poder.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Esta revista proporciona acesso público a todo seu conteúdo, seguindo o princípio de que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intercâmbio global de conhecimento. Tal acesso está associado a um crescimento da leitura e citação do trabalho de um autor. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o Open Journal Sistem (OJS) assim como outros software de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas. Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
A Perspectiva permite que os autores retenham os direitos autorais sem restrições bem como os direitos de publicação. Caso o texto venha a ser publicado posteriormente em outro veículo, solicita-se aos autores informar que o mesmo foi originalmente publicado como artigo na revista Perspectiva, bem como citar as referências bibliográficas completas dessa publicação.