O projeto de fundação da ciência da educação: convergências entre Franz Brentano e John Stuart Mill
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-795X.2017v35n4p1089Abstract
O presente artigo tem como objetivo apresentar a introdução histórica da noção de intencionalidade, tal como ela se deu no âmbito da investigação filosófica e científica acerca da Etologia, ou seja, da ciência da formação do caráter. Nossa estratégia argumentativa consistirá em sustentar que John Stuart Mill, em sua obra Lógica das ciências morais, e Franz Brentano, em sua obra Psicologia do ponto de vista empírico, acordaram explicitamente que a Psicologia seria a ciência das leis elementares da mente e a Etologia seria a ciência que corresponderia à arte da educação no sentido mais amplo. Portanto, o artigo tratará, num primeiro momento, de especificar os pontos convergentes das duas teorias e, num segundo momento, de sustentar que a diferença fundamental entre as Psicologias de Mill e Brentano estava no fato de que a tese de Brentano não reconhecia o pressuposto milliano fundamental de que a relação causal entre fenômenos psíquicos deveria ser o objeto de estudo da Psicologia, a partir do qual as leis psíquicas seriam estabelecidas. A análise mostrará que, para Brentano, o fenômeno psíquico seria, enquanto objeto de estudo da Psicologia, a própria relação fundamental entre fenômenos físicos e fenômenos psíquicos. Esta relação fundamental estaria caracterizada por sua natureza intencional, a qual apresentava a descrição dos fenômenos físicos como conteúdos ou objetos dos fenômenos psíquicos. A consequência desta tese brentaniana implicaria, portanto, que a fundamentação da Etologia também decorreria da investigação da natureza intencional dos fenômenos psíquicos.
##submission.downloads##
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
Esta revista proporciona acesso público a todo seu conteúdo, seguindo o princípio de que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intercâmbio global de conhecimento. Tal acesso está associado a um crescimento da leitura e citação do trabalho de um autor. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o Open Journal Sistem (OJS) assim como outros software de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas. Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
A Perspectiva permite que os autores retenham os direitos autorais sem restrições bem como os direitos de publicação. Caso o texto venha a ser publicado posteriormente em outro veículo, solicita-se aos autores informar que o mesmo foi originalmente publicado como artigo na revista Perspectiva, bem como citar as referências bibliográficas completas dessa publicação.