A formação estética na criação artística do livro-imagem

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-795X.2018v36n1p94

Resumo

Este artigo busca discutir os processos de criação artística considerando livros que são pensados para um tipo específico de público: as crianças. Os dados e as reflexões contidas neste texto fazem parte de uma pesquisa de doutoramento em Artes Visuais na Universidade Estadual de Campinas, que buscou compreender o processo de criação de narrativas visuais de artistas e leitura de imagem realizadas por crianças pré-escolares. Toma-se como referencial teórico no campo das Artes Visuais as contribuições de Ernest Gombrich e Fayga Ostrower. Assim, foram realizadas entrevistas com artistas brasileiros e franceses que narram suas intencionalidades, objetivos e concepções no momento da criação, tendo em vista a criança. Entender o processo de criação do livro-imagem, nesse caso, é parte fundamental para compreender a obra finalizada, sob a ótica do produto final como resultado de problematizações, de escolhas e alterações feitas ao longo de todo o trajeto. Nesse sentido, torna-se visível a intenção de oferecer aos jovens leitores imagens que instigam o pensamento, alimentam o imaginário e educam o olhar para outras linguagens visuais.

Biografia do Autor

Hanna Talita Gonçalves Pereira de Araujo, Universidade Federal do Acre

Pedagoga formada pela Faculdade de Educação da Unicamp (2007), Mestre em Artes (2010) e Doutora em Artes Visuais (2016) pelo Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais, no Instituto de Artes da Unicamp. Suas áreas de interesse são Arte e Educação, incluindo processos criativos de artistas plásticos e artistas do livro, mediação e ensino de arte, narrativas visuais, livro de imagem, ilustração de literatura infantil, constituição de leitores e práticas de leitura. É professora do Centro de Educação, Letras e Artes da Universidade Federal do Acre onde atua nos cursos de licenciatura com as disciplinas de estágio e investigação e prática pedagógica .

Downloads

Publicado

2018-04-25

Como Citar

Gonçalves Pereira de Araujo, H. T. (2018). A formação estética na criação artística do livro-imagem. Perspectiva, 36(1), 94–115. https://doi.org/10.5007/2175-795X.2018v36n1p94

Edição

Seção

Dossiê Imagens & Palavras na literatura para a infância