A formação estética na criação artística do livro-imagem

Autori

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-795X.2018v36n1p94

Abstract

Este artigo busca discutir os processos de criação artística considerando livros que são pensados para um tipo específico de público: as crianças. Os dados e as reflexões contidas neste texto fazem parte de uma pesquisa de doutoramento em Artes Visuais na Universidade Estadual de Campinas, que buscou compreender o processo de criação de narrativas visuais de artistas e leitura de imagem realizadas por crianças pré-escolares. Toma-se como referencial teórico no campo das Artes Visuais as contribuições de Ernest Gombrich e Fayga Ostrower. Assim, foram realizadas entrevistas com artistas brasileiros e franceses que narram suas intencionalidades, objetivos e concepções no momento da criação, tendo em vista a criança. Entender o processo de criação do livro-imagem, nesse caso, é parte fundamental para compreender a obra finalizada, sob a ótica do produto final como resultado de problematizações, de escolhas e alterações feitas ao longo de todo o trajeto. Nesse sentido, torna-se visível a intenção de oferecer aos jovens leitores imagens que instigam o pensamento, alimentam o imaginário e educam o olhar para outras linguagens visuais.

Biografia autore

Hanna Talita Gonçalves Pereira de Araujo, Universidade Federal do Acre

Pedagoga formada pela Faculdade de Educação da Unicamp (2007), Mestre em Artes (2010) e Doutora em Artes Visuais (2016) pelo Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais, no Instituto de Artes da Unicamp. Suas áreas de interesse são Arte e Educação, incluindo processos criativos de artistas plásticos e artistas do livro, mediação e ensino de arte, narrativas visuais, livro de imagem, ilustração de literatura infantil, constituição de leitores e práticas de leitura. É professora do Centro de Educação, Letras e Artes da Universidade Federal do Acre onde atua nos cursos de licenciatura com as disciplinas de estágio e investigação e prática pedagógica .

##submission.downloads##

Pubblicato

2018-04-25

Come citare

Gonçalves Pereira de Araujo, H. T. (2018). A formação estética na criação artística do livro-imagem. Perspectiva, 36(1), 94–115. https://doi.org/10.5007/2175-795X.2018v36n1p94

Fascicolo

Sezione

Dossiê Imagens & Palavras na literatura para a infância