Ensino e utilização das categorias geográficas de território e paisagem para a licenciatura em educação do campo na área de ciências da natureza e matemática

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-795X.2018v36n4p1169

Resumo

O artigo tem como objetivo apresentar as possibilidades de ensino e de utilização de categorias geográficas (território e paisagem) para o curso de Licenciatura em Ciências da Natureza e Matemática da Educação do Campo da Universidade Federal de Santa Catarina. Dois pontos importantes a serem considerados para a utilização destas categorias são a especificidade de formação por área da referida licenciatura, que abrange a Física, a Biologia e a Química, e o contexto do ensino voltado para a Educação do e no Campo. O ensino de Geografia nestes termos envolve a interdisciplinaridade que lhe é característica, buscando oferecer sinergias entre as disciplinas citadas, caminhos para o ensino, correlação de conteúdos e, em perspectiva ampliada, subsídios para o futuro educador compreender contextos e entendimentos da realidade fundamentais para os pressupostos da Educação do Campo.

Biografia do Autor

Danilo Piccoli Neto, Universidade Federal de Santa Catarina -UFSC

Geógrafo e Doutor em Geografia. Departamento de Educação do Campo, Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC. Rua Eng. Agronômico Andrei Cristian Ferreira, 240-432 - Carvoeira, Florianópolis - SC, 88036-020. Email: d.piccoli@ufsc.br

Sílvio Domingos Mendes da Silva, Universidade Federal de Santa Catarina -UFSC

Geógrafo e Doutor em Geografia. Departamento de Educação do Campo, Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC. Rua Eng. Agronômico Andrei Cristian Ferreira, 240-432 - Carvoeira, Florianópolis - SC, 88036-020. Email: silvio.mendes@ufsc.br

Downloads

Publicado

2018-12-19

Como Citar

Piccoli Neto, D., & Domingos Mendes da Silva, S. (2018). Ensino e utilização das categorias geográficas de território e paisagem para a licenciatura em educação do campo na área de ciências da natureza e matemática. Perspectiva, 36(4), 1169–1185. https://doi.org/10.5007/2175-795X.2018v36n4p1169

Edição

Seção

Dossiê Educação Geográfica e suas Nuances nos Processos de Ensinar e Aprender