Sujeitos/as da educação de jovens e adultos/as: múltiplos aspectos da diversidade etária na composição de turmas no/do município de Itajaí-SC

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-795X.2020.e67100

Resumo

Este trabalho intenta reconhecer e descrever a composição de turmas de Educação de Jovens e Adultos/as da rede de educação municipal em Itajaí/SC. O procedimento de pesquisa dialoga com reflexões que possibilitam a valorização e legitimação da diversidade na EJA, a começar pela composição etária das turmas, de modo que como consequência, outros aspectos dessa diversidade possam ser promovidos e trabalhados, a saber gênero, etnia, inclusão, etc. Partindo de dados estatísticos sobre a composição da EJA nessa rede municipal e da observação de como os/as próprios/as sujeitos/as desse fazer educativo se organizam nesse processo de interação, será possível considerar sobre a valorização de vivências e experiências prévias dos/das estudantes, de modo que não apenas os/as sujeitos/as dessa prática educativa ressignifiquem suas singularidades, mas valorizem e considerem esses saberes singulares na coletividade do fazer educativo, de modo solidário. Essa ação os empoderaria diante da possibilidade de legitimarem-se uns/umas aos/as outros/as em suas práticas e vivências particulares e escolares.

Palavras-chave: Educação de Jovens e Adultos/as. Diversidade. Solidariedade.

Biografia do Autor

Eliane Juraski Camillo, Doutora em Educação pela UFSM. Docente do IFSC.

Doutora em Educação pela UFSM de Santa Maria-RS, com tese sobre as relações entre a maquinaria capitalista e a violência na escola na constituição dos jovens (2015). Integra, na UFSM, o Grupo de Estudos sobre Memória e Educação - Povo de Clio. Mestre em Educação pela UNISC de Santa Cruz do Sul-RS (2011), na linha de pesquisa Educação, Trabalho e Emancipação, com dissertação sobre o ócio entre os docentes. Integra, na UNISC, o grupo de pesquisa de Linha Educação, Trabalho e Emancipação. Possui graduação em Letras-Português-Inglês e Respectivas Literaturas pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (2004). Possui experiência na área da Educação, do ensino de Língua Portuguesa, Língua Inglesa e Literatura brasileira e Educação à distância, com larga atuação na Educação Básica, com ênfase ao Ensino Médio e EJA; além do Ensino Técnico e Superior, onde trabalhou no Instituto Federal Catarinense (Rio do Sul - SC) e Instituto Federal de Santa Catarina (Jaraguá do Sul - GW - e Xanxerê- SC). Atualmente, trabalha como docente no Instituto Federal de Santa Catarina, no CERFEAD/PROEN em Florianópolis.

Samanta de Borba Pinto, Prfeitura Municipal de Itajaí/SC

Professora dde língua portuguesa a rede municipal da cidade de Itajaí, Santa Catarina (SC), BR

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Publicado

2020-12-31

Como Citar

Camillo, E. J., & Pinto, S. de B. (2020). Sujeitos/as da educação de jovens e adultos/as: múltiplos aspectos da diversidade etária na composição de turmas no/do município de Itajaí-SC. Perspectiva, 38(4), 1–20. https://doi.org/10.5007/2175-795X.2020.e67100