Sujeitos/as da educação de jovens e adultos/as: múltiplos aspectos da diversidade etária na composição de turmas no/do município de Itajaí-SC
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-795X.2020.e67100Abstract
Este trabalho intenta reconhecer e descrever a composição de turmas de Educação de Jovens e Adultos/as da rede de educação municipal em Itajaí/SC. O procedimento de pesquisa dialoga com reflexões que possibilitam a valorização e legitimação da diversidade na EJA, a começar pela composição etária das turmas, de modo que como consequência, outros aspectos dessa diversidade possam ser promovidos e trabalhados, a saber gênero, etnia, inclusão, etc. Partindo de dados estatísticos sobre a composição da EJA nessa rede municipal e da observação de como os/as próprios/as sujeitos/as desse fazer educativo se organizam nesse processo de interação, será possível considerar sobre a valorização de vivências e experiências prévias dos/das estudantes, de modo que não apenas os/as sujeitos/as dessa prática educativa ressignifiquem suas singularidades, mas valorizem e considerem esses saberes singulares na coletividade do fazer educativo, de modo solidário. Essa ação os empoderaria diante da possibilidade de legitimarem-se uns/umas aos/as outros/as em suas práticas e vivências particulares e escolares.
Palavras-chave: Educação de Jovens e Adultos/as. Diversidade. Solidariedade.
Riferimenti bibliografici
ANDRÉ, Marli Eliza Dalmazo Afonso de. Etnografia da prática escolar. 18ª ed. – Campinas, SP: Papirus, 2012 – (Série Prática Pedagógica).
ARROYO, Miguel. Passageiros da noite: do trabalho para a EJA: itinerários pelo direito a uma vida justa – Petrópolis, RJ: Vozes, 2017.
BARCELOS, Valdo. Avaliação na Educação de Jovens e Adultos: uma proposta solidária e cooperativa - Petrópolis, RJ: Vozes, 2014a.
BARCELOS, Valdo. Formação de Professores para Educação de Jovens e Adultos. 6ª ed. – Petrópolis, RJ: Vozes, 2014b.
BRASIL. Decreto-Lei nº 9.394 de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília, DF. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm Acesso em: Julho de 2018.
CONTI, Ana Paula; SOUZA, Raquel. Diálogos com o mundo juvenil: subsídios para educadores. 2ª Ed. – São Paulo: Ação Educativa, 2012.
DAYRELL, Juarez. A escola “faz” as juventudes? Reflexões em torno da socialização juvenil. Educ. Soc., Campinas, vol. 28, n100 – Especial, out. 2007.
DELORS, Jacques. Educação: um tesouro a descobrir. 6ª ed. - São Paulo: Cortez; Brasília, DF: MEC: UNESCO, 2001.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia. São Paulo: Paz e Terra, 2004.
GAUTHIER, Jacques. Sociopoética e formação do pesquisador integral. Revista Psicologia, Diversidade e Saúde, Salvador. 2015, 4(1). Disponível em: https://www5.bahiana.edu.br/index.php/psicologia/article/view/459 Acesso em: Abril de 2018.
GIL, Gilberto; FILHO, João Augusto Azevedo. Roda. Louvação. Universal Music Publishing Group. 1967.
ITAJAÍ (SC). Secretaria de Educação. Diretrizes Municipais para a Educação de Jovens e Adultos. 2016.
LECCARDI, Carmen. Por um novo significado do futuro: mudança social, jovens e tempo. Em: Tempo Social, revista de sociologia da USP, v. 17, n. 2, 2005.
MOGILKA, Maurício. O que é educação democrática? Contribuições para uma questão sempre atual. Curitiba: Ed. UFPR, 2003.
NOVAES, Regina. Juventude, exclusão e inclusão social: aspectos e controvérsias de um debate em curso. In: FREITAS, Maria Virginia e PAPA, Fernanda de Carvalho (Org.). Políticas Públicas: juventude em pauta. São Paulo: Cortez: Ação Educativa Assessoria, Pesquisa e Informação: Fundação Friedrich Ebert, 2003.
SIMÕES, Carlos Artexes. Educação técnica e escolarização de jovens trabalhadores. Em: MOLL, Jaqueline (org.). Educação profissional e tecnológica no Brasil contemporâneo: desafios, tensões e possibilidades. Porto Alegre: Artmed, 2010.
##submission.downloads##
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
Copyright (c) 2021 Samanta de Borba Pinto, Eliane Juraski Camillo

TQuesto lavoro è fornito con la licenza Creative Commons Attribuzione 4.0 Internazionale.
Esta revista proporciona acesso público a todo seu conteúdo, seguindo o princípio de que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intercâmbio global de conhecimento. Tal acesso está associado a um crescimento da leitura e citação do trabalho de um autor. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o Open Journal Sistem (OJS) assim como outros software de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas. Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
A Perspectiva permite que os autores retenham os direitos autorais sem restrições bem como os direitos de publicação. Caso o texto venha a ser publicado posteriormente em outro veículo, solicita-se aos autores informar que o mesmo foi originalmente publicado como artigo na revista Perspectiva, bem como citar as referências bibliográficas completas dessa publicação.
