O currículo de matemática sob a perspectiva dos experts: cenas da elaboração da proposta curricular para o ensino de matemática 1º. grau (São Paulo, década de 1980)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-795X.2022.e84012

Palavras-chave:

Currículo, Experts, Educação Matemática, História

Resumo

Os estudos sobre o currículo, em particular, aqueles sobre o currículo de matemática, têm sido pautados por análises que não incluem investigações diretamente ligadas aos processos e dinâmicas envolvidos na sistematização de saberes para o ensino e para a formação de professores. Para tal, há que investigar a documentação curricular por meio de estudos históricos, enfrentando o desafio que o historiador Jacques Le Goff (1996) denominou a passagem da análise de monumentos a documentos. Este artigo analisa alguns aspectos do processo de elaboração de novos saberes para a formação de professores e para o ensino de matemática consolidados na Proposta Curricular do estado de São Paulo na década de 1980. Momento decisivo de retomada da democracia, com a eleição direta de novos governadores, o período envolve iniciativas das políticas estaduais em elaborar documentação educacional que pudesse afastar-se de tempos de ditadura militar. O estudo reúne material empírico vindo dos experts que elaboraram a Proposta. Conclui-se por evidenciar novos processos que passaram a incluir professores e suas experiências de práticas pedagógicas, reagindo à organização da matemática organizada para o ensino sistematizada pelos experts.

Biografia do Autor

Wagner Rodrigues Valente, Universidade Federal de São Paulo

Prof. Adjunto Livre Docente do Departamento de Educação da Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade Federal de São Paulo. Coordenador do GHEMAT – Grupo de Pesquisa de História da Educação Matemática (www.unifesp.br/centros/ghemat).

CV: http://lattes.cnpq.br/0648590779429965

Gisele de Gouvêa, Universidade Federal de São Paulo, UNIFESP

Universidade Federal de São Paulo, UNIFESP

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Publicado

2022-08-24

Como Citar

Valente, W. R., & Gouvêa, G. de. (2022). O currículo de matemática sob a perspectiva dos experts: cenas da elaboração da proposta curricular para o ensino de matemática 1º. grau (São Paulo, década de 1980). Perspectiva, 40(2), 1–15. https://doi.org/10.5007/2175-795X.2022.e84012

Edição

Seção

A produção do currículo de matemática: história e perspectivas atuais