A temática pobreza e desigualdade social nos projetos pedagógicos de cursos de licenciatura

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-795X.2022.e85864

Palavras-chave:

Pobreza, Formação de professores/as, Sistema capitalista

Resumo

Este artigo deriva de uma pesquisa documental que analisou os Projetos Pedagógicos dos Cursos (PPCs) de Licenciatura da Universidade Federal de Santa Catarina, com o objetivo de investigar se e como os PPCs caracterizam o sistema social capitalista e apresentam reflexões ou conteúdos sobre a temática pobreza e desigualdade social. Fundamenta-se no campo teórico marxista, compreendendo que a pobreza é a face mais perversa da desigualdade social, sendo esta parte constitutiva do capitalismo. O estudo analisa 21 Projetos Pedagógicos que correspondem a 28 cursos de licenciatura dessa Universidade. Possui uma abordagem qualitativa, ancorada na análise de conteúdo temática dos documentos, considerando o corpo do texto dos Projetos Pedagógicos e os programas das disciplinas obrigatórias (ementa, conteúdo programático, bibliografia básica). Quanto aos resultados, um conjunto considerável de PPCs sequer menciona a temática investigada; nenhum deles apresenta, no corpo do texto, a caracterização do sistema capitalista, bem como não há investimento teórico sobre a relação entre pobreza, desigualdade social e educação; são raras as disciplinas obrigatórias que apresentam na ementa ou em conteúdos programáticos as palavras pobreza e desigualdade social, assim como referência ao próprio sistema capitalista, apesar de aparecerem em bibliografias básicas em alguns cursos.  Considera-se, diante deste estudo, a necessidade de que os PPCs expressem coerência entre o compromisso ético e político com a formação de professores/as que atuarão na educação básica, suas referências teóricas, sua proposta curricular e o perfil dos/as egressos/as que deseja formar.

Biografia do Autor

Apoliana Regina Groff, Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil

Doutora em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil. Professora do Departamento de Psicologia da Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.

 

Adir Valdemar Garcia, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Doutor em Sociologia Política, professor do Departamento de Estudos Especializados em Educação do Centro de Ciências da Educação da Universidade Federal de Santa Catarina.

Referências

BADARÓ, Lúbia. Múltiplas expressões da questão social ecoam sobre a Infância e Juventudes. SER Social, Brasília, v. 15, n. 32, p. 167-183, jan./jun. 2013. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/SER_Social/article/view/13039/11394. Acesso em: 20 out. 2022.

BIALAKOWSKY, Alberto L.; LÓPEZ, Ana L., PATROUILLEAU, M. Mercedes. Práticas governamentais na regulamentação de populações extinguíveis. In: CIMADAMORE, Alberto D.; CATTANI, Antonio D. (org.). Produção de pobreza e desigualdade na América Latina. Porto Alegre: Tomo Editorial/Clacso, 2007, p. 151-194. Disponível em: http://bibliotecavirtual.clacso.org.ar/ar/libros/clacso/crop/cattapt/. Acesso em: 07 abr. 2020.

BRANDÃO, C. R. O que é educação. 28 ed. São Paulo, SP: Brasiliense, 1981.

BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da União: seção 1, Brasília, ano 127, n. 248, p. 27833-27841, 26 dez. 1996. Disponível em: https://pesquisa.in.gov.br/imprensa/jsp/visualiza/index.jsp?data=23/12/1996&jornal=1&pagina=3&totalArquivos=289. Acesso em: 28 jan. 2022.

BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Parecer CNE/CP 28/2001. Dá nova redação ao Parecer CNE/CP 21/2001, que estabelece a duração e a carga horária dos cursos de Formação de Professores da Educação Básica, em nível superior, curso de licenciatura, de graduação plena. Brasília, DF: Conselho Nacional de Educação, 2002. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/028.pdf. Acesso em: 04 maio 2020.

BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Resolução nº 2, de 1º de julho de 2015. Define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação inicial em nível superior (cursos de licenciatura, cursos de formação pedagógica para graduados e cursos de segunda licenciatura) e para a formação continuada. Brasília, DF: Conselho Nacional de Educação, 2015. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/docman/agosto-2017-pdf/70431-res-cne-cp-002-03072015-pdf/file. Acesso em: 13 ago. 2018.

BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Resolução nº 2, de 20 de dezembro de 2019. Define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial de Professores para a Educação Básica e institui a Base Nacional Comum para a Formação Inicial de Professores da Educação Básica (BNC-Formação). Brasília, DF: Conselho Nacional de Educação, 2019. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/docman/dezembro-2019-pdf/135951-rcp002-19/file. Acesso em: 02 fev. 2022.

BRASIL. Ministério da Cidadania. Auxílio Brasil, Brasília, 2021. Disponível em: https://www.gov.br/cidadania/pt-br/auxilio-brasil. Acesso em: 10 jan. 2022.

CARVALHO. Anna M. P. de. Reformas nas licenciaturas: a necessidade de uma mudança de paradigma mais do que de mudança curricular. Em Aberto, Brasília, ano 12, n. 54, p. 51-63, abr./jun. 1992. Disponível em: http://emaberto.inep.gov.br/ojs3/index.php/emaberto/article/view/2181/1920. Acesso em: 25 jan. 2022.

CATTANI, Antonio D. Riqueza substantiva e relacional: um enfoque diferenciado para a análise das desigualdades na América Latina. In: CIMADAMORE, Alberto D.; CATTANI, Antonio D. (org.). Produção de pobreza e desigualdade na América Latina. Porto Alegre, RS: Tomo Editorial/Clacso, 2007, p. 211-238. Disponível em: http://bibliotecavirtual.clacso.org.ar/ar/libros/clacso/crop/cattapt/. Acesso em: 07 abr. 2020.

FELÍCIO, Helena M. dos S. O papel do professor/pesquisador na construção do projeto político pedagógico no Ensino Superior. Olhar de Professor, v. 13, n. 1, p. 145-153, 2010. Disponível em: https://www.redalyc.org/pdf/684/68420575008.pdf. Acesso em: 07 abr. 2021.

FREITAS, Luis C. de. Em direção a uma política para a formação de professores. Em Aberto, Brasília, ano 12, n. 54, p. 3-22, abr./jun. 1992. Disponível em: https://doi.org/10.24109/2176-6673.emaberto.12i54.1842. Acesso em: 27 abr. 2020.

GARCIA, Adir V. A pobreza humana: concepções, causas e soluções. Florianópolis, SC: Editoria em Debate, 2012. Disponível em: https://issuu.com/editoriaemdebate/docs/pobreza_humana. Acesso em: 13 ago. 2018.

GARCIA, Adir V.; HILLESHEIM, Jaime; KRUGER, Tânia R. Lutas sociais e educação: os (des)caminhos dos Projetos Político-Pedagógicos. Ser Social, Brasília, v. 20, n. 43, p. 290-309, jul./dez. 2018. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/SER_Social/article/view/18861/17576. Acesso em: 07 abr. 2021.

GONÇALVES, Maria da G. M. O método de pesquisa materialista histórico e dialético. In: ABRANTES, Angelo A.; SILVA, Nilma R. da; MARTINS, Sueli T. F. (org.). Método histórico-social na psicologia social. Petrópolis: Vozes, 2005, p. 86-104.

IBGE – INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICAS. Síntese de Indicadores Sociais: uma análise das condições de vida dos brasileiros – 2020 / IBGE, Coordenação de População e Indicadores Sociais. Rio de Janeiro: IBGE, 2020. Disponível em: https://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/livros/liv101760.pdf. Acesso em: 19 out. 2021.

IBGE – INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICAS. Síntese de indicadores sociais: uma análise das condições de vida da população brasileira – 2021 / IBGE, Coordenação de População e Indicadores Sociais. Rio de Janeiro: IBGE, 2021. Disponível em: https://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/livros/liv101892.pdf Acesso em: 19 jan. 2022.

MARX, Karl. Crítica ao Programa de Gotha. In: MARX, Karl; ENGELS, Friedrich. Obras escolhidas, v. 2. São Paulo: Alfa-Omega, [1875?].

MATTEI, Lauro. A pobreza e suas interfaces multidisciplinares. In: GARCIA, Adir V. et al (Org.). Reflexões sobre a pobreza: concepções, enfrentamentos e contradições. 1. ed. Florianópolis: NUP/CED/UFSC, 2017, p. 23-79. Disponível em: http://fliphtml5.com/wskm/whai/. Acesso em: 13 jul. 2018.

MEDEIROS, Simone. Iniciativa Educação, Pobreza e Desigualdade Social: concepção e instituição. Em Aberto, Brasília, v. 30, n. 99, p. 115-128, maio/ago. 2017. Disponível em: http://emaberto.inep.gov.br/ojs3/index.php/emaberto/article/view/3203/2938. Acesso em: 22 out.2021.

MÉSZÁROS, István. Para além do capital. São Paulo: Boitempo/Editora da UNICAMP, 2002.

MÉSZÁROS, István. A educação para além do capital. 2. ed. São Paulo: Boitempo, 2008.

MINAYO, Maria Cecília de S. Ciência, técnica e arte: o desafio da pesquisa social. In: MINAYO, Maria Cecília de S. (Org.). Pesquisa social: teoria, método e criatividade. Petrópolis: Vozes, 1994, p. 9-29.

OXFAM Brasil. A distância que nos une: um retrato das desigualdades brasileiras. Brasil: [s. n.], 2017. Disponível em: https://www.oxfam.org.br/um-retrato-das-desigualdades-brasileiras/a-distancia-que-nos-une/. Acesso em: 14 out. 2017.

PPC LICENTURA EM PEDAGOGIA. Projeto pedagógico de curso – Pedagogia. UFSC, 2008.

PPC LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO. Projeto pedagógico de curso – Licenciatura em Educação do Campo. UFSC, 2009.

PPC LICENCIATURA LETRAS ITALIANO. Projeto pedagógico de curso – Licenciatura Letras Italiano. UFSC, 2017.

REGO, Walquíria L.; PINZANI, Alessandro. Vozes do Bolsa Família: autonomia, dinheiro e cidadania. São Paulo: Editora Unesp, 2013.

REGO, Walquiria L.; PINZANI, Alessandro. Pobreza e cidadania. Módulo I. Curso de Especialização em Educação, pobreza e desigualdade social. Brasília, DF: MEC, 2015. Disponível em: http://catalogo.egpbf.mec.gov.br/. Acesso em: 25 out. 2016.

SCHEIBE, Leda; BAZZO, Vera L. Diretrizes Curriculares Nacionais para os Cursos de Licenciatura no Brasil: da regulamentação aos Projetos Institucionais. Educação em Perspectiva, v. 4, n. 1, p. 15-36, jan./jun. 2013. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/188708. Acesso em: 04 maio 2020.

SEVERINO, Antonio. J. Educação, ideologia e contra-ideologia. São Paulo: E.P.U., 1986.

SOTO, Silvia F. El concepto de pobreza en la teoría marxista. Serviço Social & Sociedade, ano 24, n. 73, p. 5-22, mar. 2003.

VEIGA, Ilma. P. A. Projeto Político-Pedagógico: novas trilhas para a escola. In: VEIGA, I. P. A.; FONSECA, M. (org.). As dimensões do projeto político-pedagógico: novos desafios para a escola. Campinas: Papirus, 2001, p. 45-66.

VILELA, Pedro R. Governo prorroga auxílio emergencial por mais três meses. Agência Brasil, Brasília, 5 jul. 2021. Disponível em: https://agenciabrasil.ebc.com.br/politica/noticia/2021-07/governo-prorroga-auxilio-emergencial-por-mais-tres-meses. Acesso em: 18 out. 2021.

Downloads

Publicado

2022-11-23

Como Citar

Groff, A. R., & Garcia, A. V. (2022). A temática pobreza e desigualdade social nos projetos pedagógicos de cursos de licenciatura. Perspectiva, 40(4). https://doi.org/10.5007/2175-795X.2022.e85864