El desarrollo del Profesor-Investigador en la Formación Docente: perspectivas de los estudiantes de Maestría en Educación

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-795X.2024.e96540

Palabras clave:

Desarrollo profesional docente, Profesor investigador, Investigación

Resumen

Este estudio fue desarrollado en el campo de la formación continua de profesores, con un enfoque en el desarrollo del profesor-investigador, con el objetivo de comprender las percepciones de los estudiantes de posgrado después de sumergirse en el concepto de profesor-investigador y su relevancia en la formación docente. Se trata de una investigación cualitativa aplicada en la que los estudiantes participaron en una inmersión teórica sobre la formación del profesor-investigador en el curso “Trabajo y Formación Docente” dentro del programa de Maestría en Educación. Para generar datos, utilizamos diarios de aprendizaje y la construcción colaborativa de dos nubes de palabras en el software Edupulses. Los datos fueron procesados mediante la técnica de análisis de contenido y se organizaron en cinco categorías: (a) concepto previo del profesor-investigador, (b) ampliación del concepto de profesor-investigador, (c) impacto en la práctica docente, (d) desafíos para convertirse en profesor-investigador y (e) interacción entre la escuela y la universidad. Las percepciones de los estudiantes de posgrado indican la necesidad de una comprensión más profunda de los requisitos necesarios para llevar a cabo una investigación, ya que inicialmente tenían concepciones previas superficiales sobre el concepto de profesor-investigador. Sin embargo, a lo largo de la reunión formativa, observamos que el concepto de profesor-investigador se distanció gradualmente del campo empírico y se volvió más significativo, hasta el punto en que los estudiantes de posgrado reconocieron la investigación como valiosa en la práctica docente, ayudando a comprender cuestiones educativas y prácticas pedagógicas.

Biografía del autor/a

Aline Coêlho dos Santos, Universidade Regional de Blumenau

Doutoranda em Educação, na Fundação Universidade Regional de Blumenau (FURB); Mestre em Tecnologias da Informação e Comunicação pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), atuando na linha de Pesquisa referente à Tecnologias Educacionais; Pós-graduada em Auditoria e Perícia Ambiental na Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC); Licenciada e bacharel em Ciências Biológicas (UNESC). Atua desde 2011 como professora de ciências e biologia na Educação Básica, com experiência em práticas laboratoriais de ensino. Atualmente é integrante dos programas de educação ambiental e comunicação social da MPB Engenharia, desenvolvendo palestras, oficinas e atuando na formação continuada de professores; Bolsista FAPESC; Produtora de conteúdo digital educativo, sendo professora youtuber no Canal Primatas Biologia.

Mônica Maria Baruffi, Universidade Regional de Blumenau

Possui graduação em Pedagogia pela Fundação Universidade Regional de Blumenau (1990), Mestrado em Educação pela Fundação Universidade Regional de Blumenau (2005). Doutorado em Educação pela Universidade Regional de Blumenau (2023). Atualmente é Docente da Educação a Distância da Sociedade Educacional Leonardo Da Vinci - Uniasselvi. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Currículo , Didática, Formação Continuada do Professor como também Políticas Educacionais. Palestrante na área relativa a Educação envolvendo temas como Educação Estética, Alteridade, Identidade e Formação Continuada do Professor . Pesquisadora do Grupo de Pesquisa sobre Formação de Professores e Práticas Educativas - GPFORPE do Programa Mestrado/Doutorado em Educação da Universidade Regional de Blumenau - FURB - Blumenau-SC.

Lucilene Simone Felippe Oliveira, Universidade da Região de Joinville

Licenciada em Pedagogia pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci (2011). Mestranda em Educação na linha de Pesquisa "Políticas Educacionais, Trabalho e Formação Docente" na Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE. Bolsista Capes - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Integrante do GETRAFOR - Grupo de Estudos e Pesquisas sobre o Trabalho e a Formação Docente da UNIVILLE. Especialista em "Planejamento Educacional e Docência do Ensino Superior" pela ESAB - Escola Superior Aberta do Brasil (2012), especialista em "Educação a Distância: Gestão e Tutoria" (2021) e em "Tecnologias Digitais Aplicadas à Educação" (2021) pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci. Professora no Curso Normal em Nível Médio - Magistério na Rede Estadual de Educação na disciplina de Educação, Infância e as Teorias de Aprendizagem I e II. Experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Infantil. Realização de diversos cursos na área educacional, participação em congressos e apresentação de trabalhos, colaboradora na reelaboração da Proposta Curricular de Educação Infantil do Município de Jaraguá do Sul/SC, além de publicações de artigos em revistas científicas e capítulo de livro.

Rita Buzzi Raush, Universidade da Região de Joinville

Doutora em Educação pela Universidade de Campinas, UNICAMP, Campinas, São Paulo, Brasil. Pós-doutora em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC. Cursou Pedagogia e Mestrado em Educação na FURB. Possui especialização em Alfabetização pela UNIVALI. Atuou como alfabetizadora e coordenadora pedagógica na Educação Básica na SEMED de Blumenau. Na FURB, atuou como professora e pesquisadora no Curso de Pedagogia e no PPGE; coordenou o PIBID de Pedagogia: Alfabetização e Letramento; coordenou o PPGE; e assumiu a Direção do Centro de Ciências da Educação, Artes e Letras. Foi coordenadora da XIII ANPEd-Sul 2020-2021. Atualmente é aposentada e professora voluntária na FURB e lidera o Grupo de Pesquisa "Formação de professores e práticas educativas. Desde 02/2020 é professora visitante no PPGE da UNIVILLE e integra o Grupo de Pesquisa Trabalho e Formação Docente. É integrante e desde 03/2023 assumiu a coordenação da RIPEFOR - Rede Interinstitucional de Pesquisa de Formação e Práticas Docentes. É integrante e consultora do GT 8 - Formação de professores da ANPEd. Desde 2022 é bolsista produtividade em pesquisa e consultora ad hoc do CNPq. Suas pesquisas abordam o desenvolvimento profissional docente: formação inicial, inserção profissional e formação continuada de professores; bem como a coordenação pedagógica na Educação Básica.

Citas

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Publicado

2024-03-07

Cómo citar

Santos, A. C. dos, Baruffi, M. M., Oliveira, L. S. F., & Raush, R. B. (2024). El desarrollo del Profesor-Investigador en la Formación Docente: perspectivas de los estudiantes de Maestría en Educación. Perspectiva, 42(3), 1–17. https://doi.org/10.5007/2175-795X.2024.e96540

Número

Sección

Artículo en la demanda continua