Prácticas interdisciplinarias en ciencias naturales en la nueva educación secundaria: desafíos y expectativas

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-795X.2025.e98823

Palabras clave:

Interdisciplinariedad escolar, Nueva escuela secundaria, Ciencias naturales

Resumen

Este artículo tiene como objetivo comprender las dificultades, limitaciones y expectativas de los docentes con respecto al uso de prácticas interdisciplinarias en el Nuevo Bachillerato (NEM). Para ello, se realizaron tres entrevistas semiestructuradas con los docentes de Química, Física y Biología de una escuela pública. El Análisis Textual Discursivo (ATD) fue la metodología utilizada para analizar dos categorías preestablecidas: Categoría 1 - Dificultades y limitaciones para la interdisciplinariedad escolar y prácticas interdisciplinarias, y Categoría 2 - Interdisciplinariedad escolar: expectativas. Los resultados de esta investigación revelan que los docentes enfrentan diversos desafíos, desde cuestiones con los grupos directivos hasta preocupaciones por su formación inicial y continua, y que tienen amplias expectativas con respecto a la implementación de prácticas interdisciplinarias. Concluimos que, especialmente en el contexto del NEM, los desafíos para la implementación de prácticas interdisciplinarias son variados y requieren un seguimiento cuidadoso de toda la comunidad escolar, especialmente de los grupos directivos. Además, destacamos que las expectativas de los docentes con respecto a las prácticas interdisciplinarias están intrínsecamente ligadas a su concepción de lo que es la interdisciplinariedad, lo cual no siempre refleja una visión correcta, especialmente en lo que respecta a la interdisciplinariedad escolar.

Biografía del autor/a

Danilo Lopes Santos, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri

Doutorando em Educação – Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil. Mestre em Educação em Ciências, Matemática e Tecnologia pela Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri UFVJM, MG, Brasil. Graduação em Licenciatura Química (UFVJM). Filiação institucional: Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, MG, Brasil. Grupo de Pesquisa: Grupo de Estudos e Pesquisas em Abordagens e Metodologias de Ensino de Ciências. Programa de Pós Graduação em Educação: Conhecimento e Inclusão Social, da Faculdade de Educação da UFMG (PPGE/FaE/UFMG). Temática de interesse investigativo: Interdisciplinaridade Escolar, Formação Inicial e Continuadas de Professores, Domínios do Conhecimento Científico e Alfabetização Científica.

Aline de Souza Janerine, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri

Doutora em Educação pelo Programa de Pós-Graduação "Conhecimento e Inclusão Social em Educação" da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais. Metre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Processos Socioeducativos e Práticas Escolares da Universidade Federal de São João Del-Rei (UFSJ). Licenciada em Química pela Universidade Federal de Lavras (UFLA). Graduação em licenciatura em Química pela Universidade Federal de Lavras (UFLA). Filiação institucional: Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, UFVJM, MG, Brasil.

Grupo de Pesquisa: Grupo de Estudos e Pesquisas em Abordagens e Metodologias de Ensino de Ciências

Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências, Matemática e Tecnologia (PPGECMaT) da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM)

Temática de interesse: Formação inicial e continuada de professores de Ciências; configuração identitária docente; Educação em Ciências em espaços formais e não formais; Tecnologias de Informação e Comunicação para o Ensino de Ciências.

 

Geraldo Wellington Rocha Fernandes, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri

Doutor em Ciências da Educação pela Universidade de Lisboa (Portugal). Metre em Educação Científica e Tecnológica pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Brasil, e em Ciências da Educação pela Universidade Técnica de Lisboa (Portugal) e Universidade de Poitiers (França). Graduação em licenciatura em Física pela Universidade Federal de Viçosa (UFV). Filiação institucional: Universidade Federal do Vales do Jequitinhonha e Mucuri. Grupo de Pesquisa: Grupo de Estudos e Pesquisas em Abordagens e Metodologias de Ensino de Ciências. Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências, Matemática e Tecnologia (PPGECMaT) da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM)

Temática de interesse Abordagens, Metodologias e Estratégias de ensino de Ciências; Abordagens Ciência-Tecnologia-Sociedade (CTS) e Ensino de Ciências por Investigação (ENCI); Formação de Professores de Ciências; Natureza da Ciência e da Tecnologia; Argumentação Científica; Alfabetização Científica e Tecnológica.

 

Citas

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Publicado

2025-03-11

Cómo citar

Santos, D. L., Janerine, A. de S., & Fernandes, G. W. R. (2025). Prácticas interdisciplinarias en ciencias naturales en la nueva educación secundaria: desafíos y expectativas. Perspectiva, 43(4), 01–25. https://doi.org/10.5007/2175-795X.2025.e98823