Práticas interdisciplinares em ciências naturais no novo ensino médio: desafios e expectativas
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-795X.2025.e98823Parole chiave:
Interdisciplinaridade escolar, Novo ensino médio, Ciências naturaisAbstract
Este artigo objetiva compreender as dificuldades, limitações e expectativas dos professores em relação à utilização de práticas interdisciplinares no Novo Ensino Médio (NEM). Para isso, foram realizadas três entrevistas semiestruturadas, com o(a) professor(a) de Química, Física e Biologia de uma escola pública. A Análise Textual Discursiva (ATD) foi a metodologia utilizada para analisar duas categorias pré-estabelecidas: Categoria 1 - Dificuldades e limitações para a interdisciplinaridade escolar e práticas interdisciplinares, e Categoria 2 - Interdisciplinaridade escolar: expectativas. Os resultados desta pesquisa revelam que os docentes enfrentam diversos desafios, desde questões com os grupos gestores até preocupações com sua formação inicial e continuada, e que possuem amplas expectativas quanto à implementação de práticas interdisciplinares. Concluímos que, especialmente no contexto do NEM, os desafios para a implementação de práticas interdisciplinares são variados e requerem um acompanhamento cuidadoso de toda a comunidade escolar, sobretudo dos grupos gestores. Além disso, destacamos que as expectativas dos docentes em relação às práticas interdisciplinares estão intrinsecamente ligadas à sua concepção do que é a interdisciplinaridade, o que nem sempre reflete uma visão correta, principalmente no que diz respeito à interdisciplinaridade escolar.
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