Escola e mercado: a escola face à institucionalização do desemprego e da precariedade na sociedade colocada ao serviço da economia

Auteurs

  • Ramón Peña Castro UFSCAR - São Carlos - SP

DOI :

https://doi.org/10.5007/%25x

Résumé

O artigo propõe uma pauta de análise das relações entre  educação, qualificação e emprego no capitalismo globalizado. Tenta demonstrar a incompatibilidade existente entre a  desvalorização do trabalho, decorrente da dominação  autocrática do capital mundializado; questiona a suposta
valorização da educação na sociedade dita de conhecimento; critica o processo de empresarialização da educação pública,  inspirado em um determinismo tecnológico e o economicista, o qual se manifesta em uma série de fórmulas ideológicas auto-referenciadas, que se pretendem originais.
Propõe-se uma reflexão sobre a nova centralidade do trabalho  e os novos critérios de qualificação, atentando para a diferença entre qualificação do trabalhador e qualificação ou classificação autocrática dos empregos ou postos de trabalho por parte das empresas.

Publiée

2004-01-01

Comment citer

Castro, R. P. (2004). Escola e mercado: a escola face à institucionalização do desemprego e da precariedade na sociedade colocada ao serviço da economia. Perspectiva, 22(1), 79–92. https://doi.org/10.5007/%x