Escala para avaliar a qualidade da mediação docente em ambiente universitário: adaptação cultural e evidências de validade
DOI :
https://doi.org/10.5007/2175-795X.2022.e67993Mots-clés :
Ensino superior, Análise fatorial, Mediação docenteRésumé
A validação da Escala da Qualidade da Mediação Docente realizou-se com 531 universitários de 12 cursos de graduação, sendo a maioria do gênero feminino, com idade média de 22,5 anos (dp = 3,6 anos). Os resultados revelaram que as 26 assertivas agruparam-se em quatro fatores com elevados índices de validade (autovalores entre 1,33 e 9,14; variância explicada entre 5,13% e 35,15%) e de fiabilidade (alfas de Cronbach entre 0,71 e 0,91). A Análise de Variância (ANOVA) detectou diferenças significativas na qualidadeda mediação docente nas áreas das Ciências Humanas, Ciências da Saúde e Tecnologia, em três fatores: Fator intencionalidade e reciprocidade [F = 12,96; p < 0,001]; Fator transcendência [F = 5,42; p < 0,001]; Fator consciência da modificabilidade [F = 13,40; p < 0,001]. Conclui-se que o instrumento possui elevado grau de confiança e de validade, podendo ser usado para avaliar a qualidade da mediação do professor universitário de distintas áreas do conhecimento.
Références
ARDILA, Alfredo. On the evolutionary origins of executive functions. Brain and Cognition, v. 68, p. 92-99, 2008.
ANDERSON, Theodore. An introduction to multivariate analysis. New York: John Wiley & Sons, 1958.
ANDRIOLA, Wagner Bandeira. Problemas e perspectivas quanto ao uso dos testes psicológicos do Brasil. Psique, Belo Horizonte v. 6, p. 46-57, 1995.
ANDRIOLA, Wagner Bandeira. Avaliação psicológica no Brasil: considerações a respeito da formação dos psicólogos e dos instrumentos utilizados. Psique, Belo Horizonte, v. 8, p. 98-108, 1996.
ANDRIOLA, Wagner Bandeira. Avaliação do raciocínio verbal em estudantes do 2º grau. Estudos de Psicologia, Natal, v. 2, n. 2, p. 277-285, 1997.
ANDRIOLA, Wagner Bandeira. Avaliação do raciocínio abstrato em estudantes do ensino médio. Estudos de Psicologia, Natal, v. 4, n. 1, p. 23-37, 1999.
ANDRIOLA, Wagner Bandeira. Factores caracterizadores de centros educativos eficaces. Bordón: Revista de Pedagogía, Madrid, v. 53, n. 2, p. 175-183, 2001.
ANDRIOLA, Wagner Bandeira. Evasão discente na Universidade Federal do Ceará (UFC): proposta para identificar suas causas e implantar um Serviço de Orientação e Informação (SOI). Ensaio. Avaliação de Políticas Públicas em Educação, Rio de Janeiro, v. 11, n. 40, p. 332-347, 2003.
ANDRIOLA, Wagner Bandeira. (Org.). Avaliação. Múltiplos olhares em torno da Educação. Fortaleza: Editora da Universidade Federal do Ceará, 2005.
ANDRIOLA, Wagner Bandeira. Psicometria moderna: características e tendências. Estudos em Avaliação Educacional, São Paulo, v. 20, p. 319-340, 2009.
ANDRIOLA, Wagner Bandeira. Evaluation of the quality of teaching mediation in a university environment. Revista Diálogo Educacional, Curitiba, v. 21, n. 68, p. 75-100, 2021.
ANDRIOLA, Wagner Bandeira; PASQUALI, Luiz. A construção de um Teste de Raciocínio Verbal (RV). Psicologia: Reflexão e Crítica, Porto Alegre, v. 8, n. 1, p. 51-72, 1995.
BELMONTE, Tébar. El perfil del profesor mediador. Madrid: Editorial Santillana, 2003.
BISQUERRA ALZINA, Rafael. Metodología de la Investigación Educativa. Madrid: Editorial la Muralla, 2004.
BROWN, Timothy. Confirmatory factor analysis for applied research. New York: The Guiford Press, 2006.
BROWN, Ann. Metacognition, executive control, self-regulation, and other more mysterious mechanisms. In F. E. Weinert & R. Kluwe (Eds.). Metacognition, motivation, and understanding (p. 1-16). Hillsdale, New Jersey: Lawrence Erlbaum Associates, 1987.
BROWN, Ann; CAMPIONE, Joseph; DAY, Jeanne. Learning to learn: On training students to learn from the texts. Educational Researcher, v. 10, p. 14-21, 1981.
DA ROS, Sílvia Zanatta. Pedagogia e mediação em Reuven Feuerstein. São Paulo: Plexus, 2002.
EBEL, Robert. Principles of Educational and Psychological Measurement. Chicago. Illinois: Rand and Mcnally & Company, 1967.
FADIMAN, James; FRAGER, Robert. Teorias da personalidade. São Paulo: Harbra, 1986.
FEUERSTEIN, Reuven. Inteligência se aprende. Revista Isto É, # 1297, 5-6, 1994.
FEUERSTEIN, Reuven; FEUERSTEIN, Raphael; FALIK, Louis. Beyond Smarter: Mediated Learning and the Brain's Capacity for Change. Teachers College Press, 2015.
FEUERSTEIN, Reuven; BOLIVAR, Carlos Ruiz. La teoria de la modificabilidad cognoscitiva estructural: una explicación alternativa sobre el desarrollo cognoscitivo diferencial. Guayana: Universidad Nacional Experimental de Guayana, 1980.
FEUERSTEIN, Reuven; KLEIN, Phina; TANNEMBAUM, Abraham. Mediated Learning Experience (MLE): Theoretical, Psychosocial and Learning Implications. London: Freund, 1994.
FEUERSTEIN, Reuven; RAND, Yaacov. Mediated learning experience: An outline of the proximal typology for differential development of cognitive functions. Baltimore: University Park Press, 1974.
FEUERSTEIN, Reuven; RAND, Yaacov; HOFFMAN, Mildred. The dynamic Assessment of Retarded Performance: The Learning Assessment Device, Theory Techniques. Glenview, Illinois: Scott, Foresman & Company, 1979.
FONSECA, Vítor. Aprender a Aprender: a Educabilidade Cognitiva. Porto Alegre: Artes Médicas, 1998.
GOMES, Cristiano Mauro Assis. Feuerstein e a construção mediada do conhecimento. Porto alegre: Artmed Editora, 2002.
HARMAN, Harry. Modern Factor Analysis. Chicago, London: The University Chicago Press, 1968.
HAIR, Joseph; BLACK, William; BABIN, Barry; ANDERSON, Rolph. Multivariate data analysis. New Jersey: Pearson Educational, Inc, 2006.
HENSON, Robin; ROBERTS, Kyle. Use of exploratory factor analysis in published research. Common errors and some comment on improved practice. Educational and Psychological Measurement, v. 66, n. 3, p. 393-416, 2006.
KAHN, Jeffrey. Factor analysis in counseling psychology. Research, training, and practice: Principles, advances and applications. The Counseling Psychologist, v. 34, n. 5, p. 684-718, 2006.
KERLINGER, Fred; LEE, Howard. Investigación del comportamiento: métodos de investigación en ciencias sociales. México: McGraw Hill, 2002.
PASQUALI, Luiz. Análise fatorial: um manual teórico-prático. Brasília: Editora UnB, 1999.
PREACHER, Kristopher; MacCALLUM, Robert. Repairing Tom Swift’s electric factor analysis machine. Understanding Statistics, v.2, n. 1, p. 13-43, 2003.
ROGERS, Carl. Tornar-se pessoa. São Paulo: Martins Fontes, 1976.
ROTTA, Newra; OHLWEILER, Laura; RIESGO, Rudimar. Transtornos da aprendizagem: abordagem neurobiológica e multidisciplinar. Porto Alegre: Artmed, 2016.
RUIZ, Miguel Ángel; SAN MARTÍN, Rafael. Una simulación sobre el comportamiento de la regla K1 en la estimacón del número de factores [The behavior of the K1 rule estimating the number of factors: A study with simulated data]. Psicothema, v. 4, n. 2, p. 543-550, 1992.
SÁNCHEZ, María Dolores Prieto. La Modificabilidad Estructural Cognitiva y el Programa de Enriquecimiento Instrumental (P.E.I). Madrid: Bruno, 1992.
TURRA, Neide Catarina. Reuven Feuerstein: experiência de aprendizagem mediada: um salto para a modificabilidade cognitiva estrutural. Educere et Educare, v.2, n. 4, p. 297-310, 2007.
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Wagner Bandeira Andriola 2022
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png)
Ce travail est disponible sous la licence Creative Commons Attribution 4.0 International .
Esta revista proporciona acesso público a todo seu conteúdo, seguindo o princípio de que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intercâmbio global de conhecimento. Tal acesso está associado a um crescimento da leitura e citação do trabalho de um autor. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o Open Journal Sistem (OJS) assim como outros software de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas. Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
A Perspectiva permite que os autores retenham os direitos autorais sem restrições bem como os direitos de publicação. Caso o texto venha a ser publicado posteriormente em outro veículo, solicita-se aos autores informar que o mesmo foi originalmente publicado como artigo na revista Perspectiva, bem como citar as referências bibliográficas completas dessa publicação.