A educação cartográfica precisa de uma epistemologia? Tradições e transições na cartografia escolar brasileira

Autores

  • Jorn Seemann Ball State University, USA

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-795X.2022.e83989

Palavras-chave:

Epistemologias cartográficas, Cartografia escolar no Brasil, Teorias e metodologias para o estudo de mapas

Resumo

Filosofias do conhecimento têm sido um tema constante na cartografia nas últimas três décadas e resultaram em um debate animado sobre uma variedade de abordagens (moderna, pós-moderna, pós-processual e pós-representacional) na disciplina. Essas discussões não tiveram um impacto significativo sobre as teorias e metodologias na educação cartográfica. O ensino sobre e com mapas adota ideias bem-estabelecidas, mas está reticente em aceitar modos alternativos. Este artigo busca analisar epistemologias e visões cartográficas no contexto da cartografia escolar no Brasil para apontar tradições, transições e tendências que consolidam princípios fáceis de seguir, mas que podem coibir a diversidade de abordagens na subdisciplina ao mesmo tempo. Eu argumento que o ensino com mapas exige um debate mais amplo sobre ajustes e inovações além dos padrões tidos como certos. Para essa finalidade, discutirei brevemente epistemologias no contexto da cartografia científica e, a seguir, com base na bibliografia substancial existente no Brasil, delinearei tradições específicas que criaram as fundações da cartografia escolar atual no país. Identificam-se obstáculos e desafios para o desenvolvimento e aprimoramento do ensino, com a intenção de repensar práticas comuns e experimentar com formas e modos alternativos e complementares em sala de aula. A revisão e reformulação de princípios, conceitos e temas específicos podem fortalecer uma visão inclusiva, diversificada e pluralista na educação cartográfica que possa servir como instrumento útil para uma cartografia cidadã no Brasil.

Biografia do Autor

Jorn Seemann, Ball State University, USA

Department of Geography, Ball State University

Areas de interesse: educacao cartografica, pensamento cartografico, geografia cultural

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Publicado

2022-11-10

Como Citar

Seemann, J. (2022). A educação cartográfica precisa de uma epistemologia? Tradições e transições na cartografia escolar brasileira. Perspectiva, 40(4), 1–16. https://doi.org/10.5007/2175-795X.2022.e83989

Edição

Seção

As Epistemologias da Educação Geográfica