Museus pedagógicos como recurso didático e epistemológico para a educação geográfica: uma proposta didática de cartografia com base nos pressupostos de modelagem na educação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-795X.2022.e91547

Palavras-chave:

Prática pedagógica de geografia, Modelagem na Educação, Ensino com investigação

Resumo

A integração dos conhecimentos teóricos e práticos, torna-se indispensável na construção do conhecimento e a interação entre estudantes, professores e métodos diversificados de ensino e de aprendizagem. Neste cenário, museus pedagógicos compõem-se importante recurso pedagógico e epistemológico ao ensino dos componentes curriculares, em especial de Geografia. O artigo procura compreender a importância dos museus pedagógicos como recurso educacional para o ensino de Geografia, a partir da experiência do Museu Pedagógico La Última Escuela, de Otones de Benjumea, Torreiglesias, Segóvia, Espanha. Apresenta-se uma proposta didática para o Ensino de Geografia, por meio do recurso didático/educacional e epistemológico que representa esse Museu. Para tanto, realiza-se a descrição/contextualização do Museu, a partir de visita realizada e uma proposta para Ensino de Cartografia fundamentada nos pressupostos da Modelagem na Educação. Percebeu-se a partir do estudo, que o museu pedagógico consiste em um recurso viável para o Ensino de Geografia à medida em medida, que são espaços que nos desafiam a vivenciar situações-problema, possibilitam informar, atualizar, conhecer, estudar e investigar os instrumentos pedagógicos e epistemológicos construídos e utilizados ao longo do tempo. A proposta didática a ser aplicada se constitui potencial recurso para o ensino de Geografia ao integrar ações que visam a aprendizagem com pesquisa e pode ser facilmente adaptada a outras realidades.

Biografia do Autor

Adilson Tadeu Basquerote, Centro Universitário Para o Desenvolvimento do Alto Vale do Itajaí, UNIDAVI, Brasil

Doutor em  Geografia pela Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC. Mestre em Planejamento Territorial e Desenvolvimento Sócio-ambiental pela Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC. Mestre em Planejamento Territorial e Desenvolvimento Socioambiental pela Universidade do Estado de Santa Catarina, UDESC. Graduado em Pedagogia pelo Centro Universitário Internacional (2017) e em Estudos Sociais- Geografia pela Universidade de Santa Cruz do Sul (2004). Professor na Universidade Para o Desenvolvimento do Alto Vale do Itajaí (UNIDAVI).

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Publicado

2022-11-23

Como Citar

Basquerote, A. T. (2022). Museus pedagógicos como recurso didático e epistemológico para a educação geográfica: uma proposta didática de cartografia com base nos pressupostos de modelagem na educação. Perspectiva, 40(4). https://doi.org/10.5007/2175-795X.2022.e91547

Edição

Seção

As Epistemologias da Educação Geográfica