O trabalho para os jovens diplomados no novo modelo de acumulaçãocapitalista

Auteurs

  • Mariléia Maria da Silva UDESC - Florianópolis - SC

DOI :

https://doi.org/10.5007/%25x

Résumé

O texto discute o significado que o trabalho apresenta para os jovens portadores de diploma de graduação num momento em que se vivencia uma intensa precarização nas relações de trabalho e altos índices de desemprego. Neste contexto, o trabalho desempenhado durante o curso de graduação adquire outros sentidos além daquele vinculado à carência econômica; trata-se da possibilidade de poder usufruir com mais liberdade sua “condição de jovem”, mas também significa uma estratégia de antecipação às etapas com vistas a garantir um espaço num mercado de trabalho extremamente competitivo. Insegurança é o sentimento compartilhado pelos jovens quando fazem referência ao seu futuro profissional.

Biographie de l'auteur

Mariléia Maria da Silva, UDESC - Florianópolis - SC

Graduação em Pedagogia Orientação Educacional pela UFSC (1993), mestrado em Educação: História, Política, Sociedade pela PUC - SP (1998) e doutorado em Educação pela UFSC (2004). Atualmente é professor efetivo da UDESC.

Mais informações: Currículo Lattes - CNPq.

Publiée

2004-01-01

Comment citer

Silva, M. M. da. (2004). O trabalho para os jovens diplomados no novo modelo de acumulaçãocapitalista. Perspectiva, 22(2), 405–424. https://doi.org/10.5007/%x