Eleição de diretores escolares em Florianópolis: passado, presente e futuro de luta por gestão democrática

pasado, presente y futuro de la lucha por la gestión democrática

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-795X.2025.e99442

Palavras-chave:

Direção escolar, Gestão democrática, Estado

Resumo

O artigo tem como objeto a gestão democrática nas escolas públicas, particularmente a gestão da Rede Municipal de Ensino de Florianópolis, em Santa Catarina. Mediante um estudo de tipo documental, apresenta-se uma síntese do movimento de construção e efetivação das eleições diretas para diretores escolares no município, considerando o contexto político-social. Reitera-se que, mesmo dentro dos seus limites, a luta democrática pode constituir uma ameaça, ainda que momentânea e pontual, à hegemonia burguesa. Os pressupostos sobre os quais estão assentadas as reflexões são apreendidos no bojo de uma sociedade de classes na qual a figura do Estado e a democracia como valor universal precisam ser problematizados. Assim, o artigo toma como base a compreensão de Estado e democracia na perspectiva marxista, considerando fundamentais as contribuições de Lênin (2007) e Gramsci (2014), para os quais o Estado burguês sustenta-se em um interesse particular de classe que precisa, necessariamente, apresentar-se como sendo universal. De igual modo, a democracia burguesa integra o terreno do particular, portanto, limitada aos condicionantes de uma sociedade fundada na propriedade privada dos meios de produção. Apreender esses limites não significa abandonar a luta pela democracia, mas reconhecer que é preciso ter no horizonte a transformação radical da realidade.

Biografia do Autor

Rafael Affonso Gaspar, Secretaria Municipal de Educação de Florianópolis

Doutorando em Educação PPGE/UDESC. Mestre em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil. Licenciado em Educação Física. UFSC. Professor efetivo concursado na rede Municipal de Ensino de Florianópolis

 

Patrícia de Souza, Secretaria Municipal de Educação de Florianópolis

Doutoranda em Educação. PPGE/UDESC. Mestre em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil, Licenciada em Pedagogia/UFSC. Professora efetiva concursada na Rede Municipal de Educação de Florianópolis/SC

Mariléia Maria da Silva, Universidade do Estado de Santa Catarina

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil. Mestre em Educação pela PUC/SP. Professora efetiva da Universidade do Estado de Santa Catarina, UDESC, Brasil, no departamento de Pedagogia, Centro de Ciências Humanas e da Educação. Faed/UDESC. Vinculado ao Programa de Pós-Graduação. PPGE/UFSC.

Mariano Moura Melgarejo, Secretaria Municipal de Educação de Florianópolis

Doutor em Educação PPGE/UDESC. Mestre em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil. Professor efetivo concursado na Rede Municipal de Ensino de Florianópolis/SC. Secretaria Municipal de Educação de Florianópolis, SC, Brasil.

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Publicado

2025-02-17

Como Citar

Gaspar, R. A., Souza, P. de, Silva, M. M. da, & Melgarejo, M. M. (2025). Eleição de diretores escolares em Florianópolis: passado, presente e futuro de luta por gestão democrática: pasado, presente y futuro de la lucha por la gestión democrática. Perspectiva, 43(1), 1–22. https://doi.org/10.5007/2175-795X.2025.e99442

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Artigos de Demanda Contínua