Uma crítica ao vocabulário filosófico da educação

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DOI :

https://doi.org/10.5007/2175-795X.2025.e97262

Mots-clés :

Educação, Filosofia, Vocabulário

Résumé

O artigo realiza uma crítica à noção de vocabulário em estreita relação com o questionamento da metafísica, enquanto acompanha o pensamento sobre as possibilidades e os limites da educação. Nesse sentido, parte-se de Friedrich Nietzsche e atualiza-se a discussão por intermédio de alguns encontros com a filosofia contemporânea, campo a partir do qual se toma a noção de vocabulário para colocá-la em contato com a apreciação nietzschiana da linguagem. Desde a perspectiva simultaneamente crítica e afirmativa, o texto faz paragens importantes no debate sobre a metafísica e a verdade, oferta as alternativas nietzschianas e indaga a ambição representacional da modernidade. Mediante tais pretextos, associados a rápidas indicações provenientes da filosofia da linguagem, alcançam-se os atributos dos vocabulários, seguindo as requisições elaboradas por Richard Rorty — eles são múltiplos, coexistem e disputam entre si, são finitos e passíveis de alteração e substituição, além de não possuírem referentes necessários no mundo. Uma pequena nota é acrescida à caracterização instituída: ao invés de concebê-lo como ferramenta, tanto melhor seria escolher os vocabulários conforme o aumento da força aos que desejam inventar novas modalidades de existência. Dada a insistente remissão a um metavocabulário, considerando a importância da linguagem para aquilo que é dito e feito no cotidiano pedagógico, o artigo combate a pretensão dos nomes únicos e das palavras privilegiadas, recusa o Omphalos e conclui com a afirmação da irrevogável potência da educação.

Bibliographies de l'auteur

Jefferson Pereira de Almeida, Instituto Federal de Educação

Licenciado em Filosofia pela Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, RS, Brasil (1999) e Mestre em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Brasil (2009). Doutorando em Educação pela Universidade de Caxias do Sul (UCS). Membro dos Grupos de Pesquisa CNPq "Pesquisas em Educação, Sociedade e Trabalho" (IFRS - Campus Farroupilha) e "Educação, Filosofia e Multiplicidade na Contemporaneidade" (UCS). Atualmente é Professor de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS - Campus Farroupilha). Tem experiência docente nas áreas de Filosofia, Educação, Psicanálise e Metodologia da Pesquisa.

Sônia Regina da Luz Matos, Universidade de Caxias do Sul

Pesquisadora do PPGEDU/UCS, Professora do PROFOR, Membro da Sociedade Brasileira de Filosofa da Educação (Sofie), Associação Brasileira de Alfabetização (Abralf); Grupo de Pesquisa CNPq: Educação, Filosofia e Multiplicidade Contemporaneidade/UCS) e Observatório de Educação/UCS. Gestão científica esteve na Coordenação Pibid Institucional-UCS, Pibid Pedagogia-UCS, Linha de Formação de Professores. Formação acadêmica: Estágio. Pós-Doutorado (2016), Université Paris 10 - Nanterre, Laboratório de filosofia, arte e estética. Pós-doutorado em Filosofia, arte e estética (Nanterre 10- Bolsa CNPq), Doutorado em cotutela em Educação (UFRGS) e Sciences de lEducation (Université Lumière Lyon 2), Mestra em Educação (PUCRS), Graduada em Pedagogia Matérias Pedagógicas (PUCRS), Supervisão Escolar e séries iniciais (PUCRS). Especialista em Psicopedagogia. Bolsa de pesquisas internacional: , Bolsa Accueil Rhônes Alpes (Lyon/França), Bolsa Doutoral Sanduíche no Exterior França (CAPES) e Bolsa de Intercâmbio Interinstitucional na Universidad Complutence, Madrid (Espanha/PUCRS). Bolsa de pesquisa nacional: Doutorado Observatório de Educação Escrileituras (INEP/CAPES/UFRGS), Bolsa Mestrado CNPq/PUCRS e Bolsa de Iniciação Científica CNPq/PUCRS e Kellog (PUCRS. Participou da Mobilidade Universitária entre UCS e Université Lumière Lyon 2 (Institut des Pratiques dEducation et de Formation - ISPEF) em Lyon - França. Participou de Programas de Extensão Universitária em campus avançado no Nordeste, Amazônia e Roraima. Produção pela Pedagogia da Diferença, semiótica em rizoma: em linguagem, currículo, escrita, didática, alfabetização, formação de professores.

Références

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Publiée

2025-05-19

Comment citer

Almeida, J. P. de, & Matos, S. R. da L. (2025). Uma crítica ao vocabulário filosófico da educação. Perspectiva, 43(1), 1–14. https://doi.org/10.5007/2175-795X.2025.e97262