Relação com a escola e o saber nos bairros populares

Autori

  • Bernard Charlot Universidade Federal de Sergipe, São Cristovão

DOI:

https://doi.org/10.5007/%25x

Abstract

O texto reúne as principais questões desenvolvidas
pelo professor Bernard Charlot em uma
conferência realizada na UFSC, em 2002. O
autor discute a problemática teórica e apresenta
dados de suas pesquisas sobre a relação e o
sentido que alunos estabelecem com a escola
e o saber, especialmente em bairros populares,
na França. A atividade intelectual, do sentido,
do prazer são, segundo o autor, questões
chaves do ensino. Os resultados das pesquisas
realizadas mostram que tanto o êxito quanto
o fracasso na escola fazem parte de um
processo complexo, onde interagem diferentes
mediações. Daí a importância da pesquisa e
da mobilização simultânea de diferentes disciplinas
para dar conta do caráter social e singular
desses fenômenos escolares.

##submission.downloads##

Pubblicato

2002-01-01

Come citare

Charlot, B. (2002). Relação com a escola e o saber nos bairros populares. Perspectiva, 20, 17–34. https://doi.org/10.5007/%x