Relação com a escola e o saber nos bairros populares
DOI:
https://doi.org/10.5007/%25xAbstract
O texto reúne as principais questões desenvolvidas
pelo professor Bernard Charlot em uma
conferência realizada na UFSC, em 2002. O
autor discute a problemática teórica e apresenta
dados de suas pesquisas sobre a relação e o
sentido que alunos estabelecem com a escola
e o saber, especialmente em bairros populares,
na França. A atividade intelectual, do sentido,
do prazer são, segundo o autor, questões
chaves do ensino. Os resultados das pesquisas
realizadas mostram que tanto o êxito quanto
o fracasso na escola fazem parte de um
processo complexo, onde interagem diferentes
mediações. Daí a importância da pesquisa e
da mobilização simultânea de diferentes disciplinas
para dar conta do caráter social e singular
desses fenômenos escolares.
##submission.downloads##
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
Esta revista proporciona acesso público a todo seu conteúdo, seguindo o princípio de que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intercâmbio global de conhecimento. Tal acesso está associado a um crescimento da leitura e citação do trabalho de um autor. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o Open Journal Sistem (OJS) assim como outros software de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas. Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
A Perspectiva permite que os autores retenham os direitos autorais sem restrições bem como os direitos de publicação. Caso o texto venha a ser publicado posteriormente em outro veículo, solicita-se aos autores informar que o mesmo foi originalmente publicado como artigo na revista Perspectiva, bem como citar as referências bibliográficas completas dessa publicação.