Os paradoxos da “gestão escolar" e o movimento de despolitização na escola brasileira: uma leitura aos periódicos nacionais da área de educação nos anos de 1990 a 2000

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-795X.2019.e53516

Resumo

Este estudo versa pela revisão bibliográfica dos artigos que tenham socializado produções acadêmicas da área da Educação, cujo núcleo conceitual tenha sido “gestão educacional”/“gestão escolar”/“gestão democrática na escola” e, enquanto método tenha por proposta de análise a abordagem materialista histórico-crítica e dialética. Partimos das categorias marxianas para refletir o paradoxo existente em qualquer modelo que sustente o discurso da administração científica para a construção de uma rotina político-pedagógica pautada na lógica revolucionária. Destacamos os indicadores filosóficos “Totalidade” e “Mais-Valor” para confrontar os estudos. Para verificar o fenômeno na produção científica em Educação, nos apoiamos na pesquisa do tipo “Estudo da Arte”, enquanto um interessante dispositivo metodológico de atualização acadêmica (revisão bibliográfica), porquanto anuncia as tendências que sustentam a evolução do pensamento científico de determinada comunidade científica acerca de um determinado objeto e/ou fenômeno social. Os artigos para a análise constam de periódicos acadêmicos nacionais disponíveis na base de dados Scielo, no período entre 1990 a 2000. Para a seleção, pautamos a descrição dos títulos “Gestão Escolar” / “Gestão Educacional” e/ou “Gestão Democrática na escola”, resultando em 22 artigos coletados e 5 artigos analisados, uma vez que cumpriam todas as variáveis assinaladas. Ao fim, consideramos a existência do paradoxo constituído pelos autores que fundamentam seus estudos no método materialista histórico-crítico e dialético, atento à natureza das categorias específicas da economia e da formação social para desvelar a realidade, porém, incorporando as categorias da Administração Científica, principalmente na argumentação “gerencialista” naturalizando-as na racionalização de uma rotina escolar de pretensão contra hegemônica.

Biografia do Autor

Adreana Dulcina Platt, Universidade Estadual de Londrina - Londrina - PR

Professora Associada

Departamento de Educação

àrea de Políticas Educacionais

Bruna Silva Duarte, Universidade Estadual de Londrina - Londrina - PR

Graduada em Pedagogia

Mestranda em Educação

Universidade Estadual de Londrina 

Sílvio Ancízar Sanches Gamboa, Departamento de Filosofia da Educação Faculdade de Educação Unicamp/SP

Professor Titular e Livre Docente de Filosofia da Educação

Frederico Augusto Garcia Fernandes, Universidade Estadual de Londrina Professor Associado Departamento de Letras Vernáculas e Clássicas

Doutor em Letras/UNESP

Presidente da ANPOLL (mandato 2018-2020)

Orientador de Doutorado e mestrado..

Pesquisador da área de Literatura brasileira.

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Publicado

2019-06-28

Como Citar

Platt, A. D., Duarte, B. S., Gamboa, S. A. S., & Garcia Fernandes, F. A. (2019). Os paradoxos da “gestão escolar" e o movimento de despolitização na escola brasileira: uma leitura aos periódicos nacionais da área de educação nos anos de 1990 a 2000. Perspectiva, 37(2), 521–536. https://doi.org/10.5007/2175-795X.2019.e53516