Educação profissional e tecnológica no Rio Grande do Sul com base em leitura das pesquisas na pós-graduação no estado

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-795X.2020.e65080

Resumo

O artigo sistematiza o estudo de duzentas e onze teses e dissertações sobre Educação Profissional e Tecnológica em dezoito programas de pós-graduação do Estado do Rio Grande do Sul, através da Análise dos Movimentos de Sentidos. Não somente inventaria, conhece e arrola os trabalhos produzidos, mas compara a abordagem temática em relação à EPT e à pesquisa na pós-graduação, em uma perspectiva de “metaconhecimento”, aprender a conhecer enquanto se conhece. São descritos os aspectos teóricos e metodológicos da pesquisa realizada, as análises e considerações finais, à guisa de uma indagação sobre o sentido de estudar-se o que já foi produzido. Constatou-se que a pesquisa sobre EPT é recente, ainda busca sua estabilidade.  Do mesmo modo, a abordagem da modalidade é tangenciada, pois os trabalhos, de maneira geral, referem-se a aspectos que têm a EPT como localização espaço-temporal, mas não abordam a modalidade em si, contribuindo para que solidifique uma produção teórica que a dimensione e fortaleça. Em decorrência, não há uma abordagem teórica própria e elaborada a partir dessa modalidade.

Biografia do Autor

Liliana Soares Ferreira, Universidade Federal de Santa Maria, UFSM

Doutora em Educação, Professora do Programa de Pós-graduação em Educação e do Programa de Pós-graduação em Educação Profissional e Tecnológica da Universidade Federal de Santa Maria, UFSM

Vicente Cabrera Calheiros, Instituto Federal do Rio Grande do Sul, IFRS Campus Caxias do Sul

Doutor em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria, UFSM

Silvia de Siqueira, Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia Federal Farroupilha, IFFar, Campus Júlio de Castilhos

Graduada em Ciências Biológicas pelo Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia Federal Farroupilha, IFFar, Campus Júlio de Castilhos. Mestranda em Educação Profissional e Tecnológica na UFSM.

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Publicado

2020-06-16

Como Citar

Ferreira, L. S., Calheiros, V. C., & Siqueira, S. de. (2020). Educação profissional e tecnológica no Rio Grande do Sul com base em leitura das pesquisas na pós-graduação no estado. Perspectiva, 38(2), 1–22. https://doi.org/10.5007/2175-795X.2020.e65080