Alfabetização e letramento na educação de jovens e adultos: mapeamento da produção acadêmica em periódicos no Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-795X.2020.e66018

Resumo

O presente artigo tem por base uma investigação mais ampla, que envolve pesquisadores luso-brasileiros, financiada pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq 2017-2020), que tem por objetivo compreender os principais fundamentos, termos/conceitos e autores recorrentes no campo da Educação de Jovens e Adultos no Brasil, levantados nos seguintes âmbitos: da política educacional e do direito à educação, dos elementos teóricos e do contexto da prática pedagógica. Este artigo visa mapear temáticas, categorias, objetos de análise e autores principais que fundamentam os estudos sobre alfabetização e letramento na Educação de Jovens e Adultos (EJA), tendo como campo empírico um conjunto de publicações das pesquisas socializadas em periódicos (Qualis A e B – 2001 a 2018). O estudo assume uma abordagem quanti-qualitativa (CRESWELL, 2010) e se assenta em uma pesquisa bibliográfica (LIMA; MIOTO, 2007), recorrendo à análise documental (GIL, 2002). Os resultados apresentaram, entre outros, a existência de uma multiplicidade de objetos de estudo e que, dentro dessa multiplicidade, existe uma predominância sobre as análises das práticas de alfabetização e letramento. Constatou-se também que as produções refletem investigações que têm por base empírica contextos formais de educação-formação e a existência de um entrelaçamento entre alfabetização e letramento, demonstrando a complexidade intrínseca aos sentidos e aos modos como os termos têm vindo a ser ressignificados. 

Biografia do Autor

Marinaide Lima de Queiroz Freitas, Universidade Federal de Alagoas, UFAL

Centro de Educação/CEDU da Universidade Federal de Alagoas, UFAL

Nara Elisa Gonçalves Martins-Oliveira, Universidade Federal de Alagoas, UFAL

Mestra em educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Alagoas, UFAL

Ana Luísa Tenório dos Santos, Universidade Federal de Alagoas, UFAL

Discente do Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE -Mestrado/Universidade Federal de Alagoas - UFAL

Paulo Teixeira Marinho, Universidade Federal de Alagoas, UFAL Universidade do Porto - UP

Centro de Educação - CEDU/Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE e Centro de Investigação de Intervenção Educativas da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto

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Publicado

2020-03-27

Como Citar

Freitas, M. L. de Q., Martins-Oliveira, N. E. G., Santos, A. L. T. dos, & Marinho, P. T. (2020). Alfabetização e letramento na educação de jovens e adultos: mapeamento da produção acadêmica em periódicos no Brasil. Perspectiva, 38(1), 1–18. https://doi.org/10.5007/2175-795X.2020.e66018

Edição

Seção

Dossiê Pesquisas sobre produção acadêmica em educação de jovens e adultos