Criações cotidianas dos trabalhadores-estudantes no Proeja: atos de resistência da “desordem” na ordem

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-795X.2024.e92144

Palavras-chave:

Permanência, Resistência, Educação de Jovens e Adultos

Resumo

Este artigo é um recorte de uma investigação desenvolvida nos anos de 2022-2024, que faz parte da pesquisa guarda-chuva Permanência e cultura organizacional escolar no Proeja: a construção de comunidades de aprendizagem, em parceria entre a Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e o Instituto Federal de Alagoas (Ifal), financiada pelo CNPq. Tem como objetivo propiciar contributos para a construção, implementação e desenvolvimento de comunidades de aprendizagem profissionais perspectivando contribuir para a sistematização de uma política de permanência escolar no Proeja. A pesquisa está sendo desenvolvida em quatro Câmpus do Ifal ofertantes de cursos de nível médio na modalidade de Educação de Jovens e Adultos Integrados a Educação Profissional Técnica (EJA/EPT), envolvendo docentes, discentes, estudantes e setor pedagógico. Neste recorte, relativo ao ano de 2023, socializamos as ações dos sujeitos/estudantes do curso Técnico de Artesanato, pertencente ao Câmpus Maceió/Ifal, quanto à resistência pelo direito à educação. As suas narrativas, em entrevistas realizadas demonstraram que os sujeitos da EJA são portadores/as de saberes provenientes dos seus cotidianos, possuem autoestimas fragilizadas e identidades pessoais, sociais e profissionais pouco reconhecidas e valorizadas. Seus percursos estudantis expressaram o uso de táticas de resistência para burlarem a ordem estabelecida e ocuparem seus espaços no intuito de permanecerem em um ambiente, que a princípio não foi criado para eles. Esses atos situaram-se desde as resistências para situações corriqueiras de ordem pessoal e externas ao ambiente escolar, anunciando a necessidade de a escola compreender e articular-se com os compassos da vida.

 

Biografia do Autor

Maria de Fátima Feitosa Amorim Gomes, Federal Institute of Education, Science and Technology Alagoas

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Alagoas, UFAl, Alagoas, Brasil. Atualmente é professora do Instituto Federal de Alagoas, no Programa de Educação de Jovens e Adultos, representante do IFAL no Fórum Alagoano de EJA (FAEJA) e coordenadora de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) da Universidade Aberta do Brasil/IFAL. Tem experiência na área de Nutrição, com ênfase em Administração de Unidades de Alimentação e Nutrição, atuando principalmente nos seguintes temas: boas práticas, controle higiênico-sanitário de alimentos e segurança de alimentos. Membro dos Grupos de Pesquisa: MULTIEJA (PPGE/CEDU/UFAL), GPEPT (IFAL/ campus Marechal Deodoro), GPEELT (IFAL)

Marinaide Lima de Queiroz Freitas, Universidade Federal de Alagoas

Doutorado em Linguística pela Universidade Federal de Alagoas - Ufal (2002). Pós-doutorado em Educação - área de Formação docente, na Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação na Universidade do Porto - Portugal. Graduada em Pedagogia na Universidade Federal de Alagoas (1970). Atualmente é professora associada 3. Vice-coordenadora do Comitê Científico da Anped, representando o GT 18 - Educação de Pessoas Jovens e Adultas (2017-2019). Coordenadora do Comitê Científico da Anped, representando o GT 18 - Educação de Pessoas Jovens e Adultas e também coordenadora do GT 18 no Encontro de Pesquisa do Nordeste (Epen-2019-2020). Coordena o Núcleo de Estudo, Pesquisa e Extensão em Alfabetização (Nepeal) do Centro de Educação da Ufal. Fundadora e membro do Fórum Alagoano da Educação de Jovens e Adultos - Faeja - AL. É membro da Rede de Pesquisa Luso-brasileira em EJA. É membro colaboradora da Comunidade de Práticas de Investigação Currículo, Avaliação, Formação e Tecnologias Educativas - CAFTe (CIIE/Universidade do Porto, em Portugal) Tem experiência nas áreas de Educação e Linguagem com ênfase em Linguística Aplicada, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação de jovens e adultos, Alfabetização, Currículo, Leitura, Formação docente, Livro didático. É docente na graduação de Pedagogia e no Mestrado e Doutorado em Educação Brasileira no Cedu/Ufal, e Curadora do Café com Paulo Freire em Maceió - AL.

Paulo Marinho, Universidade do Porto

Doutor em  Ciências da Educação pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto e Pós-doc em Educação Brasileira pela Universidade Federal de Alagoas, atuando principalmente nos seguintes temas: Avaliação da aprendizagem e sucesso escolar; Avaliação institucional escolar; Cultura(s) organizacional(is)/Escolar(es); Culturas profissionais docentes; Cotidianos; Políticas educacionais e curriculares; Filosofia da Ciência. Especialização em Ciências sociais e do comportamento e em Educação e Formação de Adultos. No seu percurso profissional assinala-se: Consultor de vários projetos educativos; Mediador Socioeducativo e da Formação em Secretarias de Educação e Escolas públicas; Assessor Técnico pedagógico e formador de professores; Coordenador de vários projetos de intervenção educativa com jovens com insucesso escolar; Coordenador dos projetos de pesquisa: Cotidianos de jovens em ?repetência? escolar: permanência e acesso ao sucesso (2013/14-2014/15-Portugal); Culturas Organizacionais escolares e suas implicações no trabalho docente (Brasil- financiado pela CAPES/2015-2020); Autoavaliação de escolas: Avaliar para conhecer, intervir e melhorar (2017-2019). É membro efetivo da comunidade de prática de investigação - Currículo, Avaliação, Formação e Tecnologias educativas (CAFTe) - do Centro de Investigação e Intervenção Educativas da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto; do grupo de pesquisa Multidisciplinar em educação de jovens e adultos - Multieja CNPQ; da Red Iberoamericana de Investigación sobre cambio y eficacia escolar -RINACE.

Jailson Costa da Silva, Federal Institute of Education, Science and Technology Alagoas

Professor do curso de licenciatura em Física do Instituto Federal de Alagoas (IFAL - Campus Piranhas), área: Formação de Professores. Doutor em Educação pela Universidade Federal de Alagoas - UFAL, com período sanduíche no Programa de Pós-graduação em Educação (ProPEd) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ (2018). Mestre em Educação pela UFAL (2013). Especialista em Inspeção e Coordenação Pedagógica. Possui graduação em pedagogia pela Universidade Estadual de Alagoas - UNEAL (2010). Faz parte do Fórum Alagoano de Educação de Jovens e Adultos (FAEJA). Membro da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd). Líder do Grupo Interdisciplinar de Pesquisas em Educação de Jovens e Adultos (GIPEJA/IFAL/CNPq). Atuou como Formador de professores do Projovem Urbano. Tem experiência docente na área de Educação de Jovens e Adultos (EJA); no Ensino Fundamental I e II e na Formação Docente em nível superior, como professor substituto do Centro de Educação (CEDU - UFAL - 2016-2017), com atuação na área de didática e práticas de ensino. Desenvolve pesquisas no campo da História e Política, sob os enfoques da História Oral e Memória.

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Publicado

2024-08-21

Como Citar

Gomes, M. de F. F. A., Freitas, M. L. de Q., Marinho, P., & Costa da Silva, J. (2024). Criações cotidianas dos trabalhadores-estudantes no Proeja: atos de resistência da “desordem” na ordem. Perspectiva, 42(2), 1–14. https://doi.org/10.5007/2175-795X.2024.e92144

Edição

Seção

Sujeitos(as) e políticas públicas no âmbito da Educação de Pessoas Jovens, Adultos

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