Jogos de linguagem e jogos de movimento: deslocamentos lúdicos na aula de língua italiana

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-795X.2020.e66175

Resumo

O objetivo deste estudo é socializar duas atividades lúdicas de ensino de língua italiana que podem ser adaptadas para outros contextos de ensino. As dinâmicas baseiam-se, principalmente, em jogos linguísticos e jogos de movimento que permitem ao aluno deslocar-se em sala de aula, como, por exemplo, na atividade de desenvolvimento oral Caccia al tesoro (Caça ao tesouro), na qual o aluno deve movimentar-se pela sala em busca de colegas que preencham requisitos orientado por uma série de perguntas lúdicas e nonsense. Atividades de movimento como essa estimulam, além do uso da língua oral e da aquisição de vocabulário, possibilidades de entrosamento e (re)conhecimento de pares no microuniverso da sala de aula. A outra proposta é denominada Il sasso nello stagno (A pedra no pântano) e configura-se como a produção criativa de acrósticos. Essas práticas lúdicas são direcionadas a crianças a partir do Ensino Fundamental II e também a adultos, e se baseiam nos preceitos da Gramática da fantasia (Grammatica della fantasia, 1973), de Gianni Rodari. São jogos que promovem o estranhamento e estimulam a criatividade. Os alunos interagem, refletem sobre a língua, brincam, apre(e)ndem e as propostas didáticas fluem de uma maneira mais espontânea.

Biografia do Autor

Daniela Bunn, Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC

Doutora em Literatura pela Universidade Federal de Santa Catarina. Professora do Departamento de Metodologia de Ensino, do Centro de Ciências da Educação da UFSC.

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Publicado

2020-06-16

Como Citar

Bunn, D. (2020). Jogos de linguagem e jogos de movimento: deslocamentos lúdicos na aula de língua italiana. Perspectiva, 38(2), 1–14. https://doi.org/10.5007/2175-795X.2020.e66175

Edição

Seção

Dossiê Jogos e brincadeiras no ensino de línguas estrangeiras

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