Educar, ocupar, vigiar: alcances e limites de um programa para jovens pobres

Autori

  • Geraldo Magela Pereira Leão Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-795x.2008v26n1p319

Abstract

Uma avaliação das politicas sociais voltadas aos adolescentes e aos jovens no Brasil nos revela uma inflexão a partir da segunda metade da década de 1990. Os programas tornaram-se mais numerosos e seguem uma tendência a combinar mecanismos de transferência de renda com a perseguição de outros objetivos, tais como a inserção escolar, o fomento à participação e/ou à formação profissional básica dos jovens atendidos. Este trabalho pretende apresentar os resultados de uma pesquisa sobre o desenvolvimento do Projeto Agente Jovem de Desenvolvimento Social em Belo Horizonte. Por meio de uma pesquisa qualitativa que compreendeu a análise de documentos, a observação de campo, e entrevistas com educadores e jovens atendidos em um dos seus núcleos, pretendeu-se compreender o seu funcionamento e os seus impactos como um programa socio educativo.

Biografia autore

Geraldo Magela Pereira Leão, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte

Graduado em Filosofia (1992), mestre em Educação (1996) ambos pela Universidade Federal de Minas Gerais, e Doutor em Educação pela USP (2004). Atualmente é Professor da UFMG. Mais informações: http://lattes.cnpq.br/9871036913331484

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Pubblicato

2009-04-22

Come citare

Leão, G. M. P. (2009). Educar, ocupar, vigiar: alcances e limites de um programa para jovens pobres. Perspectiva, 26(1), 319–340. https://doi.org/10.5007/2175-795x.2008v26n1p319