Educar, ocupar, vigiar: alcances e limites de um programa para jovens pobres

Autor/innen

  • Geraldo Magela Pereira Leão Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-795x.2008v26n1p319

Abstract

Uma avaliação das politicas sociais voltadas aos adolescentes e aos jovens no Brasil nos revela uma inflexão a partir da segunda metade da década de 1990. Os programas tornaram-se mais numerosos e seguem uma tendência a combinar mecanismos de transferência de renda com a perseguição de outros objetivos, tais como a inserção escolar, o fomento à participação e/ou à formação profissional básica dos jovens atendidos. Este trabalho pretende apresentar os resultados de uma pesquisa sobre o desenvolvimento do Projeto Agente Jovem de Desenvolvimento Social em Belo Horizonte. Por meio de uma pesquisa qualitativa que compreendeu a análise de documentos, a observação de campo, e entrevistas com educadores e jovens atendidos em um dos seus núcleos, pretendeu-se compreender o seu funcionamento e os seus impactos como um programa socio educativo.

Autor/innen-Biografie

Geraldo Magela Pereira Leão, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte

Graduado em Filosofia (1992), mestre em Educação (1996) ambos pela Universidade Federal de Minas Gerais, e Doutor em Educação pela USP (2004). Atualmente é Professor da UFMG. Mais informações: http://lattes.cnpq.br/9871036913331484

Veröffentlicht

2009-04-22

Zitationsvorschlag

Leão, G. M. P. (2009). Educar, ocupar, vigiar: alcances e limites de um programa para jovens pobres. Perspectiva, 26(1), 319–340. https://doi.org/10.5007/2175-795x.2008v26n1p319