Programa Solução Educacional: uma formação para a resiliência em tempos de agudas contradições
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-795X.2020.e63255Abstract
Este artigo analisa o programa Solução Educacional para o Ensino Médio (SEEM), fruto da parceria entre o Instituto Ayrton Senna (IAS) e a Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro (SEEDUC/RJ). O objetivo é compreender a essência da proposta educacional, para além do que se manifesta na imediaticidade, que enfatiza a introdução de competências socioemocionais no currículo e se apresenta como uma tecnologia social de caráter técnico e sem mediações ideológicas. Para obter tal propósito, a metodologia de trabalho consistiu no estudo de caso sobre o SEEM, a partir do levantamento de informações dos sites oficiais dos parceiros que elaboraram e executaram o programa (IAS e SEEDUC/RJ), acrescida de revisão bibliográfica que versa sobre teoria de Estado moderno e fundamentos educacionais. Concluímos que o SEEM se constitui num projeto de formação escolar classista no contexto neoliberal, mas que não se materializa de forma automática, pois é atravessado por contradições e precárias condições infraestruturais da rede.
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