Cotidiano escolar e justificação científica do fazer pedagógico: contradições, distanciamentos e perspectivas de luta no campo da formação humana

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-795X.2020.e67171

Resumo

Neste trabalho, buscamos refletir sobre uma possível contradição entre a alta produção de conhecimento das ciências humanas em educação e a constatação de uma crescente perda da qualidade da educação básica no país. Questionamos a possibilidade de um possível distanciamento da prática educativa em relação ao projeto de humanização e civilizatório próximo da noção de paideia, em especial, pela imposição de demandas econômicas e ausência de oportunidades de autorrealização social, com baixa redistribuição de recursos, gerando ressentimentos numa significativa parcela da sociedade. Por fim, sinalizamos para uma necessidade da retomada do exercício de valorização das lutas por  reconhecimento ético, da valorização qualitativa das relações sociais, bem como, da prática focada na emancipação dos sujeitos enquanto fundamento das ciências da educação e da própria escola. Para produção desta reflexão, adotamos o caminho do ensaio teórico dada sua natureza interpretativa e reflexiva.


Biografia do Autor

Jeferson Luis da Silva, Universidade La Salle - Canoas, RS

Doutorando e Mestre em educação pela Universidade La Salle, na linha de pesquisa, Culturas, Linguagens e Tecnologias na Educação. Graduado em Filosofia (Licenciatura e Bacharelado) pelo Centro Universitário La Salle. 

Cleber Gibbon Ratto, Universidade La Salle - Canoas, RS

Pesquisador do CNPq. Psicólogo pela Universidade Católica de Pelotas. Psicoterapeuta. Membro do Centro de Estudos Psicanalíticos de Porto Alegre (CEPdePA). Doutor em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Tem experiência nas áreas da Psicologia, Psicanálise e Educação, atuando principalmente nos temas ligados aos fundamentos filosóficos dessas áreas. Discute temas ligados à subjetividade, cultura contemporânea, juventudes e novas sociabilidades. Atualmente é pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Educação (Mestrado/Doutorado) da Universidade La Salle (UNILASALLE), do qual foi coordenador adjunto (2012-2016). Foi pesquisador e docente colaborador do Mestrado Profissional em Reabilitação e Inclusão do Centro Universitário Metodista - IPA (2014-2018). Membro do Comitê Científico da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPED). Integrante do Comitê de Assessoramento da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul - FAPERGS (Educação e Psicologia). Avaliador de Cursos de Graduação do SINAES - MEC/INEP. Foi coordenador do Curso de Psicologia do Centro Universitário Metodista - IPA (2008-2010). Líder do Grupo de Pesquisa "Cultura contemporânea, Sociabilidades e Práticas Educativas (CNPQ).

Elmer Erico Link, Universidade La Salle - Canoas, RS

Doutorando em Educação e Mestre em Educação na Unilassale, Psicólogo, Pedagogo, Teólogo, Universidade Luterana do Brasil - ULBRA

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Publicado

2020-12-31

Como Citar

Silva, J. L. da, Ratto, C. G., & Link, E. E. (2020). Cotidiano escolar e justificação científica do fazer pedagógico: contradições, distanciamentos e perspectivas de luta no campo da formação humana. Perspectiva, 38(4), 1–18. https://doi.org/10.5007/2175-795X.2020.e67171