O ensino do desenho nas escolas de Minas Gerais nas primeiras décadas do novecentos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-795X.2022.e89471

Palavras-chave:

Legislação, Saberes escolares, Ensino do Desenho

Resumo

O presente artigo descreve uma investigação que teve como objetivo verificar a presença do ensino do Desenho nos currículos das escolas normais, primárias e complementares de Minas Gerais, entre os anos de 1906 a 1927. Como fontes primárias, foram arrolados documentos referentes à legislação escolar e manuais didáticos de Desenho editados no final do século XIX e início do século XX. A pesquisa se fundamenta nos referenciais da História Cultural. No tocante ao Curso Normal, buscou-se determinar os saberes a ensinar e os saberes para ensinar relativos à rubrica Desenho. Foi possível a formulação de algumas inferências através do exame da legislação e da confrontação entre a documentação oficial e os impressos didáticos. A análise da legislação indica que houve uma determinação para o ensino do Desenho, como forma de expressão e como método de resolução de problemas de geometria, com uma clara indicação de encerrar, neste último caso, um objetivo propedêutico quanto à formação profissional. Constatam-se propostas que visavam favorecer a inclusão de novas práticas no interior do ambiente escolar. O senso estético, presente nos ideais escolanovistas, ficou evidenciado nos programas e instruções para o ensino de Geometria e Desenho.

Biografia do Autor

Elenice de Souza Lodron Zuin, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, PUC/MG

Doutora em Educação Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP

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Publicado

2022-08-29

Como Citar

Zuin, E. de S. L. (2022). O ensino do desenho nas escolas de Minas Gerais nas primeiras décadas do novecentos. Perspectiva, 40(2). https://doi.org/10.5007/2175-795X.2022.e89471

Edição

Seção

A produção do currículo de matemática: história e perspectivas atuais