Como os profissionais de apoio da rede privada de ensino de Joinville/SC compreendem suas atribuições no atendimento aos alunos público-alvo da educação especial
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-795X.2023.e94320Schlagworte:
Educação especial, Educação inclusiva, Profissional de apoioAbstract
A educação brasileira tem documentos legais e orientativos que buscam efetivar o acesso, permanência, participação e aprendizagem dos estudantes público-alvo da educação especial em turmas do ensino regular; são documentos que organizam recursos de acessibilidade capazes de eliminar possíveis barreiras presentes no espaço escolar. Dentre os profissionais que dão suporte, estão os profissionais de apoio, que atendem os alunos com necessidades de alimentação, higiene e locomoção. O presente estudo teve como objetivo analisar como os profissionais de apoio da rede privada de Joinville (SC) compreendem suas atribuições no atendimento aos alunos público-alvo da educação especial. Utilizou-se a abordagem qualitativa, com entrevista semiestruturada com cinco profissionais de apoio atuantes em diferentes escolas da rede privada. Foram analisados dados encontrados nas entrevistas a partir da metodologia de análise de conteúdo (Bardin, 2016). Os resultados obtidos apontaram para contextos nos quais a estrutura organizativa da escola não contribuía à compreensão das profissionais sobre suas atribuições, o que levava, em alguns casos, que fosse solicitado suporte teórico e metodológico de profissionais externos às instituições. Os professores da sala regular demonstraram concepções biologizantes de deficiência e condições de trabalho, que os distanciavam dos alunos público-alvo da educação especial, o que levou as profissionais de apoio à responsabilização pelo ensino desses alunos.
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