Como os profissionais de apoio da rede privada de ensino de Joinville/SC compreendem suas atribuições no atendimento aos alunos público-alvo da educação especial

Autor/innen

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-795X.2023.e94320

Schlagworte:

Educação especial, Educação inclusiva, Profissional de apoio

Abstract

A educação brasileira tem documentos legais e orientativos que buscam efetivar o acesso, permanência, participação e aprendizagem dos estudantes público-alvo da educação especial em turmas do ensino regular; são documentos que organizam recursos de acessibilidade capazes de eliminar possíveis barreiras presentes no espaço escolar. Dentre os profissionais que dão suporte, estão os profissionais de apoio, que atendem os alunos com necessidades de alimentação, higiene e locomoção. O presente estudo teve como objetivo analisar como os profissionais de apoio da rede privada de Joinville (SC) compreendem suas atribuições no atendimento aos alunos público-alvo da educação especial. Utilizou-se a abordagem qualitativa, com entrevista semiestruturada com cinco profissionais de apoio atuantes em diferentes escolas da rede privada. Foram analisados dados encontrados nas entrevistas a partir da metodologia de análise de conteúdo (Bardin, 2016). Os resultados obtidos apontaram para contextos nos quais a estrutura organizativa da escola não contribuía à compreensão das profissionais sobre suas atribuições, o que levava, em alguns casos, que fosse solicitado suporte teórico e metodológico de profissionais externos às instituições. Os professores da sala regular demonstraram concepções biologizantes de deficiência e condições de trabalho, que os distanciavam dos alunos público-alvo da educação especial, o que levou as profissionais de apoio à responsabilização pelo ensino desses alunos.

Autor/innen-Biografien

Anderson Josué Nazário, Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Santa Catarina, Brasil

Possui graduação em Psicologia pela Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Santa Catarina, Brasil.

Aliciene Fusca Machado Cordeiro, Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Santa Catarina, Brasil

Possui graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1995), mestrado em Educação (Psicologia da Educação) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2001) e doutorado em Educação (Psicologia da Educação) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2006). É professora-pesquisadora da Universidade da Região de Joinville - UNIVILLE lecionando para os cursos de psicologia e no mestrado em Educação. Realiza pesquisa internacional em parceria com a UNIPAMPA e com a UNIVERSIDADE de TALLIN. Participa do GT de Psicologia da Educação da ANPED. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: educação inclusiva, educação especial, deficiência, educação, ensino e aprendizagem.

Beatrícia da Silva Rossini Pereira, Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Santa Catarina, Brasil

Possui graduação em Pedagogia - Administração Escolar pela Associação Catarinense de Ensino (1994) e mestrado em Educação pela Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Santa Catarina, Brasil (2019). Atualmente é consultora educacional - 23ª Gerência de Educação e Inovação. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: educação especial, trabalho docente, ciências, argentina e tecnologia.

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Veröffentlicht

2023-09-21

Zitationsvorschlag

Nazário, A. J., Cordeiro, . A. F. M. ., & Pereira, B. da S. R. (2023). Como os profissionais de apoio da rede privada de ensino de Joinville/SC compreendem suas atribuições no atendimento aos alunos público-alvo da educação especial. Perspectiva, 41(4), 1–21. https://doi.org/10.5007/2175-795X.2023.e94320

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