Racionalidade, educação e sofrimento psíquico: a pandemia da covid-19 como marco temporal

Autori

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-795X.2024.e96757

Parole chiave:

Educação, Racionalidade, COVID-19

Abstract

O presente artigo aborda o modo como as características pregnantes da racionalidade atual vêm consubstanciar a tese sustentada por T. W. Adorno e M. Horkheimer segundo a qual o desenvolvimento histórico da civilização cobra, inexoravelmente, o preço da entronização do sacrifício humano. À medida que se desenvolve, a racionalidade mesma, vertida em novos dispositivos de controle ancorados nas tecnologias digitais, engendra uma nova sintomatologia. Ansiedade, depressão, medo, estresse figuram como sintomas que se manifestam, de modo crescente, em largos contingentes humanos distribuídos por diversas regiões do planeta. Nesse sentido, a pandemia da covid-19, em seu período mais crítico, 2020–2021, figura aqui como um marco temporal a partir do qual esses sintomas se tornaram, senão mais explícitos, ao menos mais intensos, em decorrência das medidas protetivas de confinamento.

Biografie autore

Luiz Antônio Calmon Nabuco Lastória, Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Luiz Antônio Calmon Nabuco Lastória. Doutor em Psicologia pela Universidade de São Paulo (1999). Estágios pós-doutorais: J.W. Goethe Universität, Frankfurt am Main-AL, e Universitat des les Illes Balleares, Palma de Mallorca-ES. Professor junto ao Departamento de Psicologia da Educação e aos Programas de Estudos Pós-graduados em Educação Escolar e Educação Sexual da Faculdade de Ciências e Letras na Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho - UNESP, Araraquara. Coordena o Grupo de Estudos e Pesquisas "Teoria Crítica: Tecnologia, Cultura e Formação" (CNPq), e é pesquisador associado ao Grupo de Estudos e Pesquisas "Teoria Crítica e Educação" (CNPq).

Luiz Roberto Gomes, Universidade Federal de São Carlos

Luiz Roberto Gomes. Doutor na área de Filosofia da Educação pela UNICAMP e Pós-Doutor em Ciências da Educação pela J.W. Goethe Universität - Frankfurt am Main. Professor Associado do Departamento de Educação e Professor Permanente do Programa de Pós-graduação em Educação da UFSCar.

Antônio Álvaro Soares Zuin, Universidade Federal de São Carlos

Professor-Titular do Departamento de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de São Carlos. Possui Graduação em Psicologia pela Universidade de São Paulo (1989), Mestrado em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (1993), Doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (1998), com Estágio Doutoral na Universidade Johann Wolfgang von Goethe, Alemanha (Bolsa do DAAD - Serviço alemão de intercâmbio acadêmico) e Pós-Doutorados em Filosofia da Educação pela Universidade de Leipzig, Alemanha, com bolsas CAPES e FAPESP, Psicologia da Educação pela Universidade de York, Inglaterra, com bolsas FAPESP e CAPES, e Sociologia da Educação pela Universidade Johann Wolfgang von Goethe, Alemanha, com bolsa CAPES/PRINT. 

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Pubblicato

2024-09-06

Come citare

Peres, H. C., Nabuco Lastória, L. A. C., Gomes, L. R., & Zuin, A. Álvaro S. (2024). Racionalidade, educação e sofrimento psíquico: a pandemia da covid-19 como marco temporal. Perspectiva, 42(1), 1–17. https://doi.org/10.5007/2175-795X.2024.e96757