Racionalidade, educação e sofrimento psíquico: a pandemia da covid-19 como marco temporal
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-795X.2024.e96757Parole chiave:
Educação, Racionalidade, COVID-19Abstract
O presente artigo aborda o modo como as características pregnantes da racionalidade atual vêm consubstanciar a tese sustentada por T. W. Adorno e M. Horkheimer segundo a qual o desenvolvimento histórico da civilização cobra, inexoravelmente, o preço da entronização do sacrifício humano. À medida que se desenvolve, a racionalidade mesma, vertida em novos dispositivos de controle ancorados nas tecnologias digitais, engendra uma nova sintomatologia. Ansiedade, depressão, medo, estresse figuram como sintomas que se manifestam, de modo crescente, em largos contingentes humanos distribuídos por diversas regiões do planeta. Nesse sentido, a pandemia da covid-19, em seu período mais crítico, 2020–2021, figura aqui como um marco temporal a partir do qual esses sintomas se tornaram, senão mais explícitos, ao menos mais intensos, em decorrência das medidas protetivas de confinamento.
Riferimenti bibliografici
ADORNO, T. W. Dialética do esclarecimento: fragmentos filosóficos. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 1994.
Manual diagnóstico e estatístico de transtornos mentais [recurso eletrônico]: DSM-5 / American Psychiatric Association; tradução: Maria Inês Corrêa Nascimento... et al. American Psychiatric Association. Porto Alegre: Artmed, 2014.
BIRD LJ, MCCABE M, LIM YY and CORNISH, K. (2023) Prevalence and correlates of subjective cognitive concerns in Australian university students during the COVID-19 pandemic. Front. Psychol. 13:1094497.
CARVALHO, C. J. de; SILVEIRA, M. de F. de A. (About) experiences, mental health and coping the pandemic of university students in socio-economic vulnerability. Research, Society and Development, [S. l.], v. 10, n. 14, p. e288101421955, 2021. Disponível em: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/21955, acesso em 15/01/2023.
DARDOT, P., LAVAL, C. A nova razão do mundo: ensaio sobre a sociedade neoliberal. São Paulo: Boitempo, 2016.
DELORS, J. (org.). Educação: um tesouro a descobrir. São Paulo, Cortez/ Brasília, MEC, 2006.
DOGAN-SANDER E, KOHLS E, BALDOFSKI S AND RUMMEL-KLUGE C (2021) More Depressive Symptoms, Alcohol and Drug Consumption: Increase in Mental Health Symptoms Among University Students After One Year of the COVID-19 Pandemic. Front. Psychiatry 12:790974. DOI: 10.3389/fpsyt.2021.790974.
FOUCAULT, M. "The Confession of the Flesh" (1977) interview. In: Power/Knowledge Selected Interviews and Other Writings (Ed. Colin Gordon), 1980: pp. 194 - 228.
FREITAS, F. Saúde mental em tempos de isolamento social por COVID-19. In: Revista Saúde e Desenvolvimento Humano. Canoas, v. 9, nº 2, 2021. Disponível em: http://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/saude_desenvolvimento, Acesso: 21/01/2023.
FREUD, S. “Fetichismo”. In: Obras Completas de Sigmund Freud. Tomo III. Madrid: Editorial Biblioteca Nueva, 1981.
FREUD, S. “Escision del “yo” en lo proceso de defensa”. In: Obras completas de Sigmund Freud. Tomo III. Madrid: Editorial Biblioteca Nueva, 1981.
JÚNIOR, L.A.S.; HENDERSON, G.F. Testemunhos durante a pandemia: reflexões psicanalíticas sobre trauma, Estado, economia e morte. Saúde e Sociedade, São Paulo, v.30, n.3, e200435, 2021.
KOHLS E, BALDOFSKI S, MOELLER R, KLEMM S-L AND RUMMEL-KLUGE C. (2021) Mental Health, Social and Emotional Well-Being, and Perceived Burdens of University Students During COVID-19 Pandemic Lockdown in Germany. Front. Psychiatry 12:643957. Department of Psychiatry and Psychotherapy, Medical Faculty, Leipzig University, Leipzig, Germany.
LACAN, J. Mais, ainda – Seminário livro 20. Rio de Janeiro: Jorge Zahar editor, 1985.
LEBRUN, J. P. Um mundo sem limites: ensaio para uma clínica psicanalítica do social. Rio de Janeiro: Companhia de Freud, 2004.
MELMAN, C. O homem sem gravidade: gozar a qualquer preço. Rio de Janeiro: Companhia de Freud, 2003.
PÁDUA LIMA, H., OLIVEIRA DE ARRUDA, G., GONÇALVES PINHEIRO DOS SANTOS, E., GERALDO ROZZA LOPES, S., DE OLIVEIRA MAISATTO, R., & SOARES DE SOUZA, V. (2022). A vivência do medo por estudantes universitários durante a pandemia de covid-19 /The experience of fear by university students during the covid-19 pandemic. Ciência, Cuidado E Saúde, 21. Disponível em: https://doi.org/10.4025/ciencuidsaude.v21i0.58691 , acesso em 21/01/2023
PESSOA, J. dos S. et al. Impact of remote education on the mental health of university students during the pandemic of Covid-19. In: Research, Society and Development. V. 10, nº 14, 2021. Disponível em: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/22197, Acesso em 21/01/2023.
RODRIGUES, B. B. et al. Aprendendo com o Imprevisível: Saúde Mental dos Universitários e Educação. In: Revista Brasileira de Educação Médica. 44 (Suppl 01), 2020. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbem/a/kN9b4V5MJQtvygzTNBWsSZS/?lang=pt, Acesso em 21/01/2023.
RUTKOWSKA A, CIES´ LIK B, TOMASZCZYK A and SZCZEPAN´ SKA-GIERACHA J (2022) Mental Health Conditions Among E-Learning Students During the COVID-19 Pandemic. Front. Public Health 10:871934. Disponível em: doi: 10.3389/fpubh.2022.871934, acesso em 22/01/2023
SAFATLE, V. Cinismo e falência da crítica. São Paulo: Boitempo editorial, 2008.
TROITINHO, Maria C. R. et al. Ansiedade, afeto negativo e estresse de docentes em atividade remota durante a pandemia da COVID-19. Trabalho, Educação e Saúde, Rio de Janeiro, v.19, 2021, e00331162. DOI: 10.1590/1981-7746-sol00331 Base de dados: Scielo
ZUBOFF, S. Big Other. Capitalismo de vigilância e perspectivas para uma civilização de informação. In: BRUNO, F. CARDOSO, B. et all (orgs.) Tecnopolíticas da vigilância. São Paulo: Boitempo, 2018.
##submission.downloads##
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
Copyright (c) 2024 Helga Caroline Peres, Luiz Antônio Calmon Nabuco Lastória, Luiz Roberto Gomes, Antônio Álvaro Soares Zuin
TQuesto lavoro è fornito con la licenza Creative Commons Attribuzione 4.0 Internazionale.
Esta revista proporciona acesso público a todo seu conteúdo, seguindo o princípio de que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intercâmbio global de conhecimento. Tal acesso está associado a um crescimento da leitura e citação do trabalho de um autor. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o Open Journal Sistem (OJS) assim como outros software de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas. Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
A Perspectiva permite que os autores retenham os direitos autorais sem restrições bem como os direitos de publicação. Caso o texto venha a ser publicado posteriormente em outro veículo, solicita-se aos autores informar que o mesmo foi originalmente publicado como artigo na revista Perspectiva, bem como citar as referências bibliográficas completas dessa publicação.