Coordenação pedagógica e gestão democrática: uma revisão de literatura
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-795X.2024.e97263Parole chiave:
Coordenação pedagógica, Gestão democrática, Revisão de literaturaAbstract
O presente estudo tem como objetivo revisar a literatura sobre o papel do coordenador pedagógico no desempenho de sua função como articulador da gestão democrática, em disputa com as influências da gestão burocrática e gerencial nas práticas cotidianas da gestão escolar em escolas públicas de educação básica no Brasil. Para tal, realizamos uma pesquisa bibliográfica em sites de repositórios de artigos científicos e banco de teses e dissertações (Periódicos CAPES e Catálogo de Teses e Dissertações da CAPES), das produções científicas publicadas entre 2017 e 2021. O referencial teórico tem por pauta as concepções sobre o campo da coordenação pedagógica de Placco, Souza e Almeida (2012); Libâneo (2001); Pinto (2014); Domingues (2015) e Fernandes (2012), assim como pelas concepções de gestão democrática, segundo Cury (2007); Paro (2010; 2020); Gadotti (2014); Garcia (2018); Garcia e Adrião (2015); Hypolito (1991), entre outros. Realizada a revisão de literatura em conformidade com Cardoso, Alarcão e Celorico (2010), foram encontrados quatro artigos e quatro trabalhos acadêmicos (dissertações) referentes ao tema. Os dados foram analisados por meio da Análise Temática de Braun e Clarke (2016), descritos por temas em comum e discutidos com base nos referenciais escolhidos. Concluímos que os processos de gestão democrática, referentes ao trabalho dos coordenadores pedagógicos, estão sendo implantados a passos lentos. Diante de um cenário de atuação complexo, incluindo as inúmeras tarefas que lhe são atribuídas, frequentemente o coordenador pedagógico encontra muitos desafios em sua função mediadora e democrática.
Riferimenti bibliografici
ABRUCIO, Fernando Luiz. O impacto do modelo gerencial na administração pública: um breve estudo sobre a experiência internacional recente. Cadernos ENAP, Brasília, n. 10, 1997.
ADRIÃO, Theresa Freitas; GARCIA, Teise. Mudanças organizacionais na gestão da escola e sua relação com o mundo empresarial: aprofundamento da privatização na educação básica brasileira. Educação: Teoria e Prática, Rio Claro, v. 25, n. 50, p. 435-452, set./dez. 2015. Disponível em: https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/10286. Acesso em: 14 dez. 2021
ARAÚJO, Osmar Hélio Alves; RODRIGUES, Janine Marta Coelho; ARAGÃO, Wilson Honorato. Do decreto ao controle do processo pedagógico: os coordenadores pedagógicos sob a tutela das avaliações externas. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 12, n. 2, p. 952-965, 2017. Disponível em: http://dx.doi.org/10.21723/riaee.v12.n2.9827. Acesso em: 16 dez. 2021.
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil 1988. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 5 out. 1988. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm. Acesso em: 10 ago. 2018.
BRASIL. Lei n. 9394 de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 23 dez. 1996. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L9394.htm. Acesso em: 22 abr. 2018
BRAUN, Virginia; CLARKE, Victoria. Using thematic analysis in psychology: Qualitative Research in Psychology. Londres: Routledge, 2006.
CARDOSO, Teresa; ALARCÃO, Isabel; CELORICO, Jacinto Antunes. Revisão da Literatura e sistematização do conhecimento. Porto: Editora Porto, 2010.
CURY, Carlos Roberto Jamil. A gestão democrática na escola e o direito à educação. Revista Brasileira de Política e Avaliação da Educação, v. 23, n. 3, p. 483-495, set./dez. 2007. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/19144. Acesso em: 14 dez. 2021.
DECKER, Aline; EVANGELISTA, Olinda. Educação na lógica do Banco Mundial: formação para a Sociabilidade Capitalista. Roteiro, [S.l.], v. 44, n. 3, p. 1–24, 2019. DOI: 10.18593/r.v44i3.23206. Disponível em: https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/23206. Acesso em: 17 fev. 2024.
DOMINGUES, Isaneide. O Coordenador Pedagógico e a formação contínua do docente na escola. São Paulo: Cortez, 2015.
EVANGELISTA, Olinda. Almas em disputa: reconversão do docente pela ressignificação da educação. Relatório final de pesquisa. Florianópolis: EED/CED/UFSC, 2010.
FERNANDES, Maria José da Silva. O professor coordenador pedagógico nas escolas estaduais paulistas: da articulação pedagógica ao gerenciamento das reformas educacionais. Educação e Pesquisa, [S.l.], v. 38, n. 4, p. 799-814. 2012. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S1517-97022012000400002. Acesso em: 14 out. 2021.
FERNANDES, Maria José da Silva; BARBOSA, Andreza; CUNHA, Renata Cristina Oliveira Barrichelo. A Coordenação Pedagógica nos Planos De Carreira e Salários dos Municípios da Região de Bauru. Revista de Educação PUC-Campinas, Campinas, v. 23, n. 2, p. 209-22, 2018. Disponível em: https://periodicos.puc-campinas.edu.br/reveducacao/article/view/3887. Acesso em: 14 out. 2021.
FORMOSINHO, João; MACHADO, Joaquim. Anônimo do século XX – a construção da pedagogia burocrática. In: OLIVEIRA-FORMOSINHO, Júlia, KISHIMOTO, Tizuko M., PINAZZA, Mônica A. (Org.). Pedagogia(s) da Infância. Porto Alegre: Artmed, 2007. p. 293-328.
FUSARI, José Cerchi; ALMEIDA, Maria Isabel de; PIMENTA, Selam Garrido. A escola pública brasileira em tempos neoliberais: retratos da realidade. In: MARTINS, Elcimar Simão et al. Retratos da Escola Pública Brasileira em Tempos Neoliberais. Fortaleza: EdUECE, 2023. P. 27-52. Disponível em:
https://www.uece.br/eduece/wp-content/uploads/sites/88/2023/03. Acesso em: 16 dez. 2023.
GADOTTI, Moacir. Gestão Democrática com Participação Popular no planejamento e na organização da educação nacional. CONAE, Brasília, 2014. Disponível em: http://conae2014.mec.gov.br/images/pdf/artigogadotti_final.pdf. Acesso em: 10 fev. 2024.
GARCIA, Teise. A gestão escolar no contexto da privatização da Educação Básica. Política e Gestão Educacional, [S.l.], v. 22, p. 1355-1376, 2018. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/12232. Acesso em: 14 dez. 2021.
GARCIA, Teise; CORREA, Bianca. Sistemas de ensino privados em redes públicas de educação: relações com a organização do trabalho na escola. Educação: Teoria e Prática, [S.l.], v. 21, p. 1-17, 2011. Disponível em: https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/5268. Acesso em: 16 dez. 2021
HYPOLITO, Álvaro Moreira. Processo de Trabalho na escola: algumas categorias para análise. Teorias & Educação, Pelotas. n. 4, p. 3-18, 1991. Disponível em: www.ufpel.edu.br/fae/ppge/arquivos/File/hypolito_Teo_Ed.pdf. Acesso em: 14 dez. 2021
LAVAL, Christian. A Escola não é uma empresa: o neoliberalismo em ataque ao ensino público. Trad. Mariana Echalar. São Paulo: Boitempo, 2019.
LIBÂNEO, José Carlos. O sistema de organização e gestão da escola. In: LIBÂNEO, José Carlos. Organização e Gestão da Escola: teoria e prática. 4. ed. Goiânia: Alternativa, 2001.
NADAL, Beatriz Gomes. Cultura, Organização Escolar e Coordenação Pedagógica: Espaços de Interseção. Acta Scientiarum. Education, [S.l.], v. 42, n. 1, p. e41727, 2019. Disponível em: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/ActaSciEduc/article/view/41727. Acesso em: 14 dez. 2021.
PEREIRA, Luiz Carlos Bresser. Da administração pública à gerencial. Revista do Serviço Público, [S.l.], ano 47, v. 120, n. 1, p. 7-40, jan./abr. 1996. Disponível em: https://revista.enap.gov.br/index.php/RSP/article/view/702. Acesso em: 10 jan. 2022.
PEREIRA, Luiz Carlos Bresser. A Reforma do Estado dos anos 90: lógica e mecanismos de controle. Lua Nova – Revista de Cultura e Política, São Paulo, n. 45, p. 49-95, 1998. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ln/a/xQZRPfMdrHyH3vjKLqtmMWd/#. Acesso em: 04 out. 2021.
PARO, Vitor. A educação, a política e a administração: reflexões sobre a prática do diretor de escola. Educação e Pesquisa. São Paulo, v. 36, n. 3, p. 763-778, set./dez. 2010. Disponível em https://www.scielo.br/j/ep/a/z3kMwmdfKMTGM6pb6ZKzXjt/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 14 dez. 2021
PARO, Vitor. O que é gestão escolar? (2020). Disponível em: https://www.vitorparo.com.br/27-o-que-e-gestao-escolar/. Acesso em: 10 jan. 2022.
PADOVAN, Maria Isabel. Educação integral e gestão democrática: contribuições da coordenação pedagógica de uma escola de São Caetano do Sul. 2018. 172 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Municipal de São Caetano do Sul, 2018.
PLACCO, Vera Maria Nigro de Souza; SOUZA, Vera Lucia Trevisan de; ALMEIDA, Laurinda Ramalho. O coordenador pedagógico: aportes à proposição de políticas públicas. Cadernos de Pesquisa, [S.l.], v. 42, n. 147, p. 754-771, 2012. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0100-15742012000300006. Acesso em: 04 de out. 2021.
PINAZZA, Mônica A. et.al. A ação supervisora: considerações sobre lógicas de trabalho e processos relacionais envolvidos. In: SÃO PAULO, Secretaria Municipal de Educação. A Gestão Pedagógica no processo formativo da supervisão escolar e equipes pedagógicas das Diretorias Regionais de Educação. São Paulo: SME, 2019. p. 9-25.
PINTO, Humberto de Andrade. Coordenação Pedagógica: área de Formação de Professores e de atuação do Pedagogo Escolar nas Escolas Públicas da Educação Básica. Anais do XVII ENDIPE – Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino, Fortaleza. Simpósio Eixo – Didática e Prática de Ensino: diálogos sobre a Escola, a Formação de Professores e a Sociedade. Fortaleza, Ceará: EdUECE - Livro 4, 2014. p. 514-529
RISCAL, Sandra Aparecida; RISCAL, José Reinaldo; STABELINI, Ana Maria. O papel da coordenação pedagógica no processo de democratização da escola pública. Cadernos da Pedagogia, São Carlos, v. 14, n. 27, p. 4-15, jan./abr. 2020. Disponível em: https://www.cadernosdapedagogia.ufscar.br/index.php/cp/article/view/1341. Acesso em: 04 out. 2021.
SILVA, Isabel Cristina Rodrigues Brito da. Práticas discursivas sobre gestão democrática dos coordenadores pedagógicos. 2017. 136 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Programa de Pós-Graduação em Educação – PPGED, Vitória da Conquista, 2017.
SILVA, Soane Santos. Gestão democrática educacional e o trabalho do coordenador pedagógico: limites e contradições. 2020. 144 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Programa de Pós-Graduação em Educação – PPGED, Vitória da Conquista, 2020.
SHIROMA, Eneida Oto; EVANGELISTA, Olinda. Formação Humana ou Produção de Resultados? Trabalho Docente na Encruzilhada. Revista Contemporânea de Educação, v. 10, n. 20, p. 314-341, jul./dez. 2015. Disponível em: https://revistas.ufrj.br/index.php/rce/article/view/2730. Acesso em: 04 out. 2021.
TORRES, Alda Roberta et al. A escola pública e a agenda neoliberal no Estado de São Paulo: Professores, Formação e Resistência. In: MARTINS, Elcimar Simão et al. Retratos da Escola Pública Brasileira em Tempos Neoliberais. Fortaleza: EdUECE, 2023, p. 27-52. Disponível em: https://www.uece.br/eduece/wp-content/uploads/sites/88/2023/03. Acesso em: 16 dez.2024.
UMEMURA, Vanessa Maria Vicente. Coordenação pedagógica e a qualidade social da educação: um estudo baseado na pesquisa-ação colaborativa. 2018. 210 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Municipal de São Caetano do Sul, Programa de Pós-Graduação em Educação, São Caetano do Sul, 2018.
UMEMURA, Vanessa Maria Vicente; ROSA, Sanny Silva da. Desafios dos Coordenadores Pedagógicos de São Caetano do Sul, ABC Paulista: Um Estudo Baseado na Pesquisa-ação Colaborativa. Interações, Campo Grande, v. 21, n. 1, p. 81-92, jan. 2020. Disponível em: https://www.scielo.br/j/inter/a/mzjZFG75yjrqhpPLbDkvNWG/#. Acesso em: 10 jan. 2022.
##submission.downloads##
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
Copyright (c) 2024 Flávia Pinheiro da Silva Colombini, Noeli Prestes Padilha Rivas

TQuesto lavoro è fornito con la licenza Creative Commons Attribuzione 4.0 Internazionale.
Esta revista proporciona acesso público a todo seu conteúdo, seguindo o princípio de que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intercâmbio global de conhecimento. Tal acesso está associado a um crescimento da leitura e citação do trabalho de um autor. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o Open Journal Sistem (OJS) assim como outros software de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas. Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
A Perspectiva permite que os autores retenham os direitos autorais sem restrições bem como os direitos de publicação. Caso o texto venha a ser publicado posteriormente em outro veículo, solicita-se aos autores informar que o mesmo foi originalmente publicado como artigo na revista Perspectiva, bem como citar as referências bibliográficas completas dessa publicação.
